DĂȘ o golpe na inadimplĂȘncia

Aprenda como evitĂĄ-la, recuperar clientes devedores e vender mais

Vender, vender e vender… Esse Ă© o verbo mais conjugado por empresas e vendedores. No entanto, a venda nĂŁo Ă© sinĂŽnimo de pagamento. SĂŁo duas açÔes distintas, mas que estĂŁo interligadas, pois durante a venda Ă© possĂ­vel adotar algumas medidas para nĂŁo ter problemas no momento do recebimento. No mĂȘs de novembro, o portal VendaMais realizou uma enquete para saber quais atitudes sĂŁo utilizadas com mais freqĂŒĂȘncia para diminuir problemas com inadimplĂȘncia. A maioria dos participantes analisa histĂłrico e perfil dos clientes ou consulta serviços de proteção ao crĂ©dito. E vocĂȘ, o que faz?

Mesmo tomando certos cuidados, Ă© preciso estar preparado para conviver com o mal da inadimplĂȘncia. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia GastĂŁo Vidigal, da Associação Comercial de SĂŁo Paulo (ACSP), revelou que a maior parte dos inadimplentes sĂŁo homens, tĂȘm entre 21 e 40 anos e ganham de 501 reais a 1 mil. É importante destacar que isso nĂŁo quer dizer que todo cliente que se encaixa nesse perfil seja um provĂĄvel mau pagador.

Agora, caso vocĂȘ tenha caĂ­do na armadilha de efetuar uma venda cujo pagamento nĂŁo veio, a quem recorrer e que atitude tomar? É atribuição do vendedor efetuar a cobrança? JosĂ© Teofilo Neto, especialista em Atendimento, Vendas e Relacionamento, acredita que nĂŁo. Para ele, cobrador e vendedor tĂȘm papĂ©is diferentes. ?HĂĄ um envolvimento emocional muito grande entre vendedor e cliente. Uma coisa Ă© vender e oferecer uma solução. Outra bem diferente Ă© cobrar. Esse serviço deve ser efetuado por outra pessoa, de preferĂȘncia alguĂ©m treinado para isso.? Contudo, isso nĂŁo isenta o vendedor de parte da responsabilidade com os inadimplentes, pois Ă© ele quem avalia a situação do cliente e aprova o crĂ©dito.

Causas da inadimplĂȘncia

SĂŁo vĂĄrias as causas que contribuem para a inadimplĂȘncia. O consultor financeiro Elivilson Pinto enumera as principais:

  1. Comprar além da capacidade ? A maioria dos devedores assume compromissos de pagamentos mensais além da sua capacidade financeira e, nesses casos, paga quem cobrar primeiro e insistir na negociação.
  2. ConcessĂŁo de crĂ©dito sem critĂ©rios ? As prĂłprias empresas contribuem com a elevação da inadimplĂȘncia, por nĂŁo adotarem medidas e critĂ©rios na hora de vender a prazo.
  3. Falta de estabilidade econÎmica ? O desemprego é uma das principais causas que leva a pessoa a não pagar seus débitos.
  4. Má administração financeira ? É uma praxe do consumidor brasileiro, inclusive de grande parte das micro e pequenas empresas.

Tipos de devedores

Hå clientes que compram a prazo jå com o objetivo de não pagar. Tome cuidado! Eles são extremamente prejudiciais às empresas. Mas existe também o devedor eventual, que deixou de cumprir com suas obrigaçÔes por motivos inesperados, como doença ou demissão, por exemplo.

Como vocĂȘ pĂŽde perceber, hĂĄ perfis e situaçÔes distintas entre os casos de inadimplĂȘncia. A boa notĂ­cia Ă© que basta um pouco de atenção para identificar cada um deles, analisando caracterĂ­sticas e comportamentos do consumidor.

· Devedor compulsivo ?

É aquele que compra por impulso e se endivida alĂ©m da sua capacidade de pagamento, sem considerar outros compromissos financeiros jĂĄ assumidos.

· Devedor mau pagador ?

TambĂ©m conhecido como caloteiro. É o consumidor que compra ciente de que nĂŁo terĂĄ como pagar, faz de tudo para obter crĂ©ditos e, quando Ă© cobrado, se recusa a quitar suas dĂ­vidas.

· Devedor negligente ?

É aquele que sempre precisa ser lembrado de suas responsabilidades, pois assume compromissos e não agenda as datas de vencimento, atrasando o pagamento.

· Devedor ocasional ?

É o consumidor que, por nĂŁo estar acostumado a dever, envergonha-se da situação. Costuma esclarecer por que nĂŁo pagou e procura uma alternativa para quitar seu dĂ©bito.

· Devedor profissional ?

É aquele difícil de ser encontrado. Embora não se negue a quitar a dívida, nunca paga.

· Devedor sazonal ?

É o consumidor que atua em segmentos em que a renda oscila de um perĂ­odo a outro, por exemplo, os setores agrĂ­cola e tĂȘxtil.


Cuidado com os caloteiros

O consultor Moacir Muzzi, autor da palestra ?Se VocĂȘ NĂŁo Matar A InadimplĂȘncia, Ela Mata Sua Empresa?, identificou as caracterĂ­sticas mais comuns entre os mau pagadores, tambĂ©m chamados de caloteiros. Confira e fique de olhos bem abertos a partir de agora:

– Atuam, normalmente, em dias de grande movimento, preferencialmente sextas e sĂĄbados.

– Compram e aceitam sugestĂ”es do vendedor com extrema facilidade, sem levar em conta especificaçÔes do produto.

– Normalmente, seus documentos profissionais apresentam algumas irregularidades ou estĂŁo desatualizados.

– O valor de suas compras Ă© muito superior Ă  mĂ©dia das vendas a prazo da loja.

– Recusam-se a pagar o valor da entrada ou insistem em usar cheque.

– Solicitam crĂ©dito de valor alto e, quando pede-se avalista, reduzem gradativamente o valor no intuito de comprar o que for possĂ­vel.

– Ultrapassam o horĂĄrio normal de funcionamento e fazem o cadastro no final do expediente.

Muzzi lembra que o fato de determinado cliente praticar uma ou outra ação acima mencionada nĂŁo o caracteriza, necessariamente, como caloteiro. ?Entretanto, caso o cliente cometa vĂĄrios atos que o denunciem, vocĂȘ deve agir com redobrada atenção. Exigir documentação mais segura, confirmar os dados, solicitar prazo para aprovação do crĂ©dito ou avalista que jĂĄ possua grande experiĂȘncia de crĂ©dito na praça?, recomenda o consultor.

Como minimizar a inadimplĂȘncia

AlĂ©m de identificar os perfis de devedores e suas respectivas caracterĂ­sticas, hĂĄ outras maneiras de diminuir problemas com a falta de pagamento. Carlos Monteiro, especialista em Sistemas de Financiamento, afirma que respeitar a necessidade do consumidor Ă© a principal conduta para assegurar um baixo Ă­ndice de inadimplĂȘncia. ?É limitar-se a vender aquilo que o consumidor quer ou precisa comprar e nĂŁo ultrapassar a esfera daquilo que ele pode, aproveitando a empatia criada entre o vendedor e o consumidor.?

Como em certas Ă©pocas do ano a inadimplĂȘncia Ă© maior do que em outras, Ă© preciso estar atento Ă  sazonalidade. Em geral, a inadimplĂȘncia Ă© maior entre os meses de janeiro a março, por ser um perĂ­odo de grande consumo e incidĂȘncia de gastos anuais, como Natal, IPVA, IPTU, fĂ©rias e despesas escolares. JĂĄ de outubro a dezembro, observa-se uma redução nos Ă­ndices de inadimplĂȘncia, em razĂŁo dos consumidores desejarem excluir seus nomes dos cadastros restritivos para efetuar as compras de fim de ano.

As anĂĄlises malfeitas de cadastros e crĂ©ditos tambĂ©m contribuem para o aumento de clientes devedores, como afirma Teofilo. ?A inadimplĂȘncia começa muito antes da venda. NĂŁo custa nada o vendedor saber mais sobre o cliente para evitar a falta de pagamento. NĂŁo se pode conceder crĂ©dito a alguĂ©m sĂł porque a empresa tem um contrato social.?

Por isso, é importante estabelecer critérios para a concessão de crédito e deixå-los claros para toda a equipe, para evitar que o desejo de vender a qualquer custo ocasione desagradåveis surpresas na hora do recebimento. ?As empresas devem treinar todos os seus funcionårios em assuntos relacionados a vendas, cadastro, crédito e cobrança. Independente do departamento onde atuam, ter conhecimento sobre tais assuntos é imprescindível para vendem bem e receber nos vencimentos?, sugere Elivilson.

Quem merece crédito?

Com toda a tecnologia disponĂ­vel, Ă© difĂ­cil acreditar que ainda hĂĄ tanto problema com inadimplĂȘncia no Brasil. InĂșmeras fontes de consulta podem indicar a quem deve-se ou nĂŁo oferecer crĂ©dito. ?É indispensĂĄvel estabelecer critĂ©rios na concessĂŁo de crĂ©dito, mediante a elaboração de um cadastro completo, exigĂȘncia de documentação e realização de pesquisas nos sistemas de informação e proteção?, alerta Elivilson.

Existem aspectos relevantes que devem ser levados em conta no momento da concessão de crédito, como destaca Muzzi:

Fatores positivos

· Nenhuma ocorrĂȘncia nos serviços de proteção ao crĂ©dito;

· Emprego eståvel ou ocupação profissional;

· ExperiĂȘncia de crĂ©dito anterior;

· ResidĂȘncia no mesmo local hĂĄ mais de cinco anos;

· Propriedade de imóveis;

· Contas de ågua, luz ou telefone em nome do cliente;

· Atenção aos cheques de clientes que pretendem dar alto valor de entrada;

· Renda familiar eståvel;

· Outros aspectos que demonstrem estabilidade.

Fatores negativos

· Vårias passagens por serviços de proteção ao crédito;

· Profissão incerta ou emprego inståvel;

· Admissão recente;

· Pouca permanĂȘncia em empregos anteriores;

· ResidĂȘncia instĂĄvel (hotel, pensĂŁo, repĂșblica);

· AusĂȘncia de experiĂȘncia de crĂ©dito anterior comprovada;

· Compras sem entrada;

· Renda familiar inståvel;

· Valor da compra acima do valor médio de venda a prazo da loja.

Como lidar com os devedores

Mesmo com todos os cuidados para evitar a inadimplĂȘncia, Ă© fundamental estar preparado para solucionar a situação de clientes devedores. Qual a melhor estratĂ©gia para lidar com eles: ser compreensĂ­vel ou ?terrorista??

Para Monteiro, Ă© mais interessante ser compreensĂ­vel. ?É melhor surpreendĂȘ-lo com referĂȘncias a outras informaçÔes que levem Ă  questĂŁo da inadimplĂȘncia. SerĂĄ mais eficaz e menos desastroso para o relacionamento.?

JĂĄ na opiniĂŁo de Teofilo, fazer cobrança Ă© entender um pouco da alma humana. ?É facilitar o processo para chegar a um acordo para ambos. NĂŁo adianta tentar cobrar se nĂŁo houver possibilidade de acerto. É claro que nĂŁo Ă© possĂ­vel fazer concessĂŁo a toda hora, mas cobrar Ă© negociar.?

Profissionalismo e Ă©tica sĂŁo as principais armas para recuperar crĂ©ditos, de acordo com Elivilson. ?É necessĂĄrio possuir uma estrutura operacional adequada e mĂŁo-de-obra capacitada, com conhecimento para cobrar, receber e ainda manter o cliente para futuras vendas.?

Terceirizar a cobrança ou cobrar com uma equipe da prĂłpria empresa Ă© uma dĂșvida comum. NĂŁo hĂĄ como negar que empresas especializadas tĂȘm preparo tĂ©cnico e operacional para esse serviço. E para que a prĂłpria empresa faça a cobrança, Ă© necessĂĄrio ter uma estrutura para tal e possuir profissionais capacitados. No fim das contas, o mais indicado Ă© analisar qual medida serĂĄ mais eficaz e menos cara.

Independente da solução adotada, abordar um cliente devedor não é uma situação agradåvel para nenhuma das partes envolvidas. Por esse motivo e para ter sucesso na negociação é preciso conhecer as melhores técnicas de cobrança.


O permitido e o proibido na cobrança

Seguir passos para receber uma dívida pode ser garantia de sucesso. Elivilson Pinto elaborou um roteiro com os principais pontos para uma negociação eficaz:

· Ter opçÔes de propostas pré-estabelecidas e medidas que adotarå, caso não haja acordo.

· Definir concessÔes possíveis durante a cobrança.

· Treinar o pessoal envolvido.

· Comprovar se realmente o cliente estå em atraso.

· Fazer o primeiro contato por telefone e evitar envio de mensagens dizendo: “Se jĂĄ tiver efetuado o pagamento, desconsidere esta cobrança?.

· Ao ser atendido, seja firme, informando que deseja o pagamento da dívida ou negociar condiçÔes que possam ser cumpridas.

· Caso nĂŁo haja acordo, informe as conseqĂŒĂȘncias e dĂȘ uma chance para que a pessoa repense a decisĂŁo. Agende um novo contato.

· Se nenhuma das açÔes der resultado, acione uma empresa de cobrança ou o departamento jurídico da empresa.

Mas existem atitudes inadequadas, que jamais devem ser cometidas pelo responsåvel pela cobrança, tais como:

· Não exponha o inadimplente ao ridículo e tenha cuidado com frases de duplo sentido, brincadeiras e tom de voz.

· Evite constranger e ameaçar física ou moralmente.

· Não faça contato em horårios impróprios.

· Nunca utilize informaçÔes falsas ou enganosas.

Quando demitir o cliente inadimplente

É preciso adotar todas as medidas possĂ­veis, insistir na cobrança e acionar os ĂłrgĂŁos legais para recuperar dĂ©bitos e evitar prejuĂ­zos. Mas como diferenciar clientes que merecem uma segunda chance daqueles que continuarĂŁo causando prejuĂ­zo?

A anĂĄlise do histĂłrico de compras do cliente pode indicar se ele vai pagar ou nĂŁo. Dessa forma, Ă© possĂ­vel diferenciar aqueles que atrasam, mas pagam, daqueles que nĂŁo assumem suas dĂ­vidas. ?Quando atrasa, mas paga, Ă© necessĂĄrio rever o sistema de negociação, se hĂĄ outras formas de pagamento que facilitem a quitação da dĂ­vida. JĂĄ o cliente que nunca paga deve ser demitido, porque a cobrança custa caro. É bem provĂĄvel que o cliente volte a ser inadimplente. EntĂŁo, Ă© melhor investir tempo e dinheiro em prospecção?, afirma Teofilo.

Resolvida a pendĂȘncia, o prĂłximo passo Ă© decidir se o cliente merece novos crĂ©ditos, pois nĂŁo Ă© a situação de inadimplĂȘncia que altera sua condição de consumidor. Cabe Ă  empresa analisar o custo da gestĂŁo de clientes para determinar se Ă© mais vantajoso administrar compradores com um histĂłrico de inadimplĂȘncia ou investir na captação de novos consumidores. ?Manter clientes incapazes de pagar suas compras Ă© ruim para a empresa, que estruturarĂĄ sua atividade sobre uma base frĂĄgil. No entanto, a inadimplĂȘncia pode ser uma oportunidade de venda, pois Ă© um momento propĂ­cio para fortalecer o relacionamento. Se a empresa surpreender o cliente, auxiliando-o a superar um momento de instabilidade, certamente ele se tornarĂĄ fiel Ă  sua empresa, e vocĂȘ venderĂĄ mais?, finaliza Monteiro.


A linguagem da cobrança

Palavras que agradam e ajudam a cobrar: parcelamento, anistia, combinar, eliminar, pendĂȘncia, impedir, redução, composição, desconto, evitar, negociar, renovar, acordo, conciliar, resolver, prazo, solucionar, aguardar, crĂ©dito, disposição, promoção, restituir, renegociar, continuar, cancelar, retirar.

Palavras que desagradam: multa, registro, atraso, devedor, dĂ©bito, cobrador, exigĂȘncia, comparecimento, correção, ajuizar, devolução, bloquear, caloteiro, justiça, apreensĂŁo, juros, SPC, dĂ­vida, urgĂȘncia, protesto, executar, ação judicial.

(MĂŁozinha)

Quer saber mais sobre inadimplĂȘncia? Visite o portal VendaMais, clique na seção DESTAQUE, e confira a histĂłria de duas empresas que venceram a inadimplĂȘncia e as inusitadas estratĂ©gias de vendedores para reverter a falta de pagamento de seus clientes.

Para saber mais

· Associação Comercial de São Paulo

Visite o site: www.acsp.com.br

· Central de InadimplĂȘncia

Visite o site: www.inadimplencia.com.br

· CPM Inparcial

Visite o site: www.cpminparcial.com.br

· José Teofilo Neto

E-mail: [email protected]

· Moacir Muzzi

E-mail: [email protected]

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