Aprenda como evitĂĄ-la, recuperar clientes devedores e vender mais
Vender, vender e vender… Esse Ă© o verbo mais conjugado por empresas e vendedores. No entanto, a venda nĂŁo Ă© sinĂŽnimo de pagamento. SĂŁo duas açÔes distintas, mas que estĂŁo interligadas, pois durante a venda Ă© possĂvel adotar algumas medidas para nĂŁo ter problemas no momento do recebimento. No mĂȘs de novembro, o portal VendaMais realizou uma enquete para saber quais atitudes sĂŁo utilizadas com mais freqĂŒĂȘncia para diminuir problemas com inadimplĂȘncia. A maioria dos participantes analisa histĂłrico e perfil dos clientes ou consulta serviços de proteção ao crĂ©dito. E vocĂȘ, o que faz?
Mesmo tomando certos cuidados, Ă© preciso estar preparado para conviver com o mal da inadimplĂȘncia. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia GastĂŁo Vidigal, da Associação Comercial de SĂŁo Paulo (ACSP), revelou que a maior parte dos inadimplentes sĂŁo homens, tĂȘm entre 21 e 40 anos e ganham de 501 reais a 1 mil. Ă importante destacar que isso nĂŁo quer dizer que todo cliente que se encaixa nesse perfil seja um provĂĄvel mau pagador.
Agora, caso vocĂȘ tenha caĂdo na armadilha de efetuar uma venda cujo pagamento nĂŁo veio, a quem recorrer e que atitude tomar? Ă atribuição do vendedor efetuar a cobrança? JosĂ© Teofilo Neto, especialista em Atendimento, Vendas e Relacionamento, acredita que nĂŁo. Para ele, cobrador e vendedor tĂȘm papĂ©is diferentes. ?HĂĄ um envolvimento emocional muito grande entre vendedor e cliente. Uma coisa Ă© vender e oferecer uma solução. Outra bem diferente Ă© cobrar. Esse serviço deve ser efetuado por outra pessoa, de preferĂȘncia alguĂ©m treinado para isso.? Contudo, isso nĂŁo isenta o vendedor de parte da responsabilidade com os inadimplentes, pois Ă© ele quem avalia a situação do cliente e aprova o crĂ©dito.
Causas da inadimplĂȘncia
SĂŁo vĂĄrias as causas que contribuem para a inadimplĂȘncia. O consultor financeiro Elivilson Pinto enumera as principais:
- Comprar além da capacidade ? A maioria dos devedores assume compromissos de pagamentos mensais além da sua capacidade financeira e, nesses casos, paga quem cobrar primeiro e insistir na negociação.
- ConcessĂŁo de crĂ©dito sem critĂ©rios ? As prĂłprias empresas contribuem com a elevação da inadimplĂȘncia, por nĂŁo adotarem medidas e critĂ©rios na hora de vender a prazo.
- Falta de estabilidade econÎmica ? O desemprego é uma das principais causas que leva a pessoa a não pagar seus débitos.
- Må administração financeira ? à uma praxe do consumidor brasileiro, inclusive de grande parte das micro e pequenas empresas.
Tipos de devedores
Hå clientes que compram a prazo jå com o objetivo de não pagar. Tome cuidado! Eles são extremamente prejudiciais às empresas. Mas existe também o devedor eventual, que deixou de cumprir com suas obrigaçÔes por motivos inesperados, como doença ou demissão, por exemplo.
Como vocĂȘ pĂŽde perceber, hĂĄ perfis e situaçÔes distintas entre os casos de inadimplĂȘncia. A boa notĂcia Ă© que basta um pouco de atenção para identificar cada um deles, analisando caracterĂsticas e comportamentos do consumidor.
· Devedor compulsivo ?
à aquele que compra por impulso e se endivida além da sua capacidade de pagamento, sem considerar outros compromissos financeiros jå assumidos.
· Devedor mau pagador ?
TambĂ©m conhecido como caloteiro. Ă o consumidor que compra ciente de que nĂŁo terĂĄ como pagar, faz de tudo para obter crĂ©ditos e, quando Ă© cobrado, se recusa a quitar suas dĂvidas.
· Devedor negligente ?
Ă aquele que sempre precisa ser lembrado de suas responsabilidades, pois assume compromissos e nĂŁo agenda as datas de vencimento, atrasando o pagamento.
· Devedor ocasional ?
à o consumidor que, por não estar acostumado a dever, envergonha-se da situação. Costuma esclarecer por que não pagou e procura uma alternativa para quitar seu débito.
· Devedor profissional ?
Ă aquele difĂcil de ser encontrado. Embora nĂŁo se negue a quitar a dĂvida, nunca paga.
· Devedor sazonal ?
Ă o consumidor que atua em segmentos em que a renda oscila de um perĂodo a outro, por exemplo, os setores agrĂcola e tĂȘxtil.
Cuidado com os caloteiros
O consultor Moacir Muzzi, autor da palestra ?Se VocĂȘ NĂŁo Matar A InadimplĂȘncia, Ela Mata Sua Empresa?, identificou as caracterĂsticas mais comuns entre os mau pagadores, tambĂ©m chamados de caloteiros. Confira e fique de olhos bem abertos a partir de agora:
– Atuam, normalmente, em dias de grande movimento, preferencialmente sextas e sĂĄbados.
– Compram e aceitam sugestĂ”es do vendedor com extrema facilidade, sem levar em conta especificaçÔes do produto.
– Normalmente, seus documentos profissionais apresentam algumas irregularidades ou estĂŁo desatualizados.
– O valor de suas compras Ă© muito superior Ă mĂ©dia das vendas a prazo da loja.
– Recusam-se a pagar o valor da entrada ou insistem em usar cheque.
– Solicitam crĂ©dito de valor alto e, quando pede-se avalista, reduzem gradativamente o valor no intuito de comprar o que for possĂvel.
– Ultrapassam o horĂĄrio normal de funcionamento e fazem o cadastro no final do expediente.
Muzzi lembra que o fato de determinado cliente praticar uma ou outra ação acima mencionada nĂŁo o caracteriza, necessariamente, como caloteiro. ?Entretanto, caso o cliente cometa vĂĄrios atos que o denunciem, vocĂȘ deve agir com redobrada atenção. Exigir documentação mais segura, confirmar os dados, solicitar prazo para aprovação do crĂ©dito ou avalista que jĂĄ possua grande experiĂȘncia de crĂ©dito na praça?, recomenda o consultor.
Como minimizar a inadimplĂȘncia
AlĂ©m de identificar os perfis de devedores e suas respectivas caracterĂsticas, hĂĄ outras maneiras de diminuir problemas com a falta de pagamento. Carlos Monteiro, especialista em Sistemas de Financiamento, afirma que respeitar a necessidade do consumidor Ă© a principal conduta para assegurar um baixo Ăndice de inadimplĂȘncia. ?Ă limitar-se a vender aquilo que o consumidor quer ou precisa comprar e nĂŁo ultrapassar a esfera daquilo que ele pode, aproveitando a empatia criada entre o vendedor e o consumidor.?
Como em certas Ă©pocas do ano a inadimplĂȘncia Ă© maior do que em outras, Ă© preciso estar atento Ă sazonalidade. Em geral, a inadimplĂȘncia Ă© maior entre os meses de janeiro a março, por ser um perĂodo de grande consumo e incidĂȘncia de gastos anuais, como Natal, IPVA, IPTU, fĂ©rias e despesas escolares. JĂĄ de outubro a dezembro, observa-se uma redução nos Ăndices de inadimplĂȘncia, em razĂŁo dos consumidores desejarem excluir seus nomes dos cadastros restritivos para efetuar as compras de fim de ano.
As anĂĄlises malfeitas de cadastros e crĂ©ditos tambĂ©m contribuem para o aumento de clientes devedores, como afirma Teofilo. ?A inadimplĂȘncia começa muito antes da venda. NĂŁo custa nada o vendedor saber mais sobre o cliente para evitar a falta de pagamento. NĂŁo se pode conceder crĂ©dito a alguĂ©m sĂł porque a empresa tem um contrato social.?
Por isso, Ă© importante estabelecer critĂ©rios para a concessĂŁo de crĂ©dito e deixĂĄ-los claros para toda a equipe, para evitar que o desejo de vender a qualquer custo ocasione desagradĂĄveis surpresas na hora do recebimento. ?As empresas devem treinar todos os seus funcionĂĄrios em assuntos relacionados a vendas, cadastro, crĂ©dito e cobrança. Independente do departamento onde atuam, ter conhecimento sobre tais assuntos Ă© imprescindĂvel para vendem bem e receber nos vencimentos?, sugere Elivilson.
Quem merece crédito?
Com toda a tecnologia disponĂvel, Ă© difĂcil acreditar que ainda hĂĄ tanto problema com inadimplĂȘncia no Brasil. InĂșmeras fontes de consulta podem indicar a quem deve-se ou nĂŁo oferecer crĂ©dito. ?Ă indispensĂĄvel estabelecer critĂ©rios na concessĂŁo de crĂ©dito, mediante a elaboração de um cadastro completo, exigĂȘncia de documentação e realização de pesquisas nos sistemas de informação e proteção?, alerta Elivilson.
Existem aspectos relevantes que devem ser levados em conta no momento da concessão de crédito, como destaca Muzzi:
Fatores positivos
· Nenhuma ocorrĂȘncia nos serviços de proteção ao crĂ©dito;
· Emprego eståvel ou ocupação profissional;
· ExperiĂȘncia de crĂ©dito anterior;
· ResidĂȘncia no mesmo local hĂĄ mais de cinco anos;
· Propriedade de imóveis;
· Contas de ågua, luz ou telefone em nome do cliente;
· Atenção aos cheques de clientes que pretendem dar alto valor de entrada;
· Renda familiar eståvel;
· Outros aspectos que demonstrem estabilidade.
Fatores negativos
· Vårias passagens por serviços de proteção ao crédito;
· Profissão incerta ou emprego inståvel;
· Admissão recente;
· Pouca permanĂȘncia em empregos anteriores;
· ResidĂȘncia instĂĄvel (hotel, pensĂŁo, repĂșblica);
· AusĂȘncia de experiĂȘncia de crĂ©dito anterior comprovada;
· Compras sem entrada;
· Renda familiar inståvel;
· Valor da compra acima do valor médio de venda a prazo da loja.
Como lidar com os devedores
Mesmo com todos os cuidados para evitar a inadimplĂȘncia, Ă© fundamental estar preparado para solucionar a situação de clientes devedores. Qual a melhor estratĂ©gia para lidar com eles: ser compreensĂvel ou ?terrorista??
Para Monteiro, Ă© mais interessante ser compreensĂvel. ?Ă melhor surpreendĂȘ-lo com referĂȘncias a outras informaçÔes que levem Ă questĂŁo da inadimplĂȘncia. SerĂĄ mais eficaz e menos desastroso para o relacionamento.?
JĂĄ na opiniĂŁo de Teofilo, fazer cobrança Ă© entender um pouco da alma humana. ?Ă facilitar o processo para chegar a um acordo para ambos. NĂŁo adianta tentar cobrar se nĂŁo houver possibilidade de acerto. Ă claro que nĂŁo Ă© possĂvel fazer concessĂŁo a toda hora, mas cobrar Ă© negociar.?
Profissionalismo e ética são as principais armas para recuperar créditos, de acordo com Elivilson. ?à necessårio possuir uma estrutura operacional adequada e mão-de-obra capacitada, com conhecimento para cobrar, receber e ainda manter o cliente para futuras vendas.?
Terceirizar a cobrança ou cobrar com uma equipe da prĂłpria empresa Ă© uma dĂșvida comum. NĂŁo hĂĄ como negar que empresas especializadas tĂȘm preparo tĂ©cnico e operacional para esse serviço. E para que a prĂłpria empresa faça a cobrança, Ă© necessĂĄrio ter uma estrutura para tal e possuir profissionais capacitados. No fim das contas, o mais indicado Ă© analisar qual medida serĂĄ mais eficaz e menos cara.
Independente da solução adotada, abordar um cliente devedor não é uma situação agradåvel para nenhuma das partes envolvidas. Por esse motivo e para ter sucesso na negociação é preciso conhecer as melhores técnicas de cobrança.
O permitido e o proibido na cobrança
Seguir passos para receber uma dĂvida pode ser garantia de sucesso. Elivilson Pinto elaborou um roteiro com os principais pontos para uma negociação eficaz:
· Ter opçÔes de propostas pré-estabelecidas e medidas que adotarå, caso não haja acordo.
· Definir concessĂ”es possĂveis durante a cobrança.
· Treinar o pessoal envolvido.
· Comprovar se realmente o cliente estå em atraso.
· Fazer o primeiro contato por telefone e evitar envio de mensagens dizendo: “Se jĂĄ tiver efetuado o pagamento, desconsidere esta cobrança?.
· Ao ser atendido, seja firme, informando que deseja o pagamento da dĂvida ou negociar condiçÔes que possam ser cumpridas.
· Caso nĂŁo haja acordo, informe as conseqĂŒĂȘncias e dĂȘ uma chance para que a pessoa repense a decisĂŁo. Agende um novo contato.
· Se nenhuma das açÔes der resultado, acione uma empresa de cobrança ou o departamento jurĂdico da empresa.
Mas existem atitudes inadequadas, que jamais devem ser cometidas pelo responsåvel pela cobrança, tais como:
· NĂŁo exponha o inadimplente ao ridĂculo e tenha cuidado com frases de duplo sentido, brincadeiras e tom de voz.
· Evite constranger e ameaçar fĂsica ou moralmente.
· Não faça contato em horårios impróprios.
· Nunca utilize informaçÔes falsas ou enganosas.
Quando demitir o cliente inadimplente
Ă preciso adotar todas as medidas possĂveis, insistir na cobrança e acionar os ĂłrgĂŁos legais para recuperar dĂ©bitos e evitar prejuĂzos. Mas como diferenciar clientes que merecem uma segunda chance daqueles que continuarĂŁo causando prejuĂzo?
A anĂĄlise do histĂłrico de compras do cliente pode indicar se ele vai pagar ou nĂŁo. Dessa forma, Ă© possĂvel diferenciar aqueles que atrasam, mas pagam, daqueles que nĂŁo assumem suas dĂvidas. ?Quando atrasa, mas paga, Ă© necessĂĄrio rever o sistema de negociação, se hĂĄ outras formas de pagamento que facilitem a quitação da dĂvida. JĂĄ o cliente que nunca paga deve ser demitido, porque a cobrança custa caro. Ă bem provĂĄvel que o cliente volte a ser inadimplente. EntĂŁo, Ă© melhor investir tempo e dinheiro em prospecção?, afirma Teofilo.
Resolvida a pendĂȘncia, o prĂłximo passo Ă© decidir se o cliente merece novos crĂ©ditos, pois nĂŁo Ă© a situação de inadimplĂȘncia que altera sua condição de consumidor. Cabe Ă empresa analisar o custo da gestĂŁo de clientes para determinar se Ă© mais vantajoso administrar compradores com um histĂłrico de inadimplĂȘncia ou investir na captação de novos consumidores. ?Manter clientes incapazes de pagar suas compras Ă© ruim para a empresa, que estruturarĂĄ sua atividade sobre uma base frĂĄgil. No entanto, a inadimplĂȘncia pode ser uma oportunidade de venda, pois Ă© um momento propĂcio para fortalecer o relacionamento. Se a empresa surpreender o cliente, auxiliando-o a superar um momento de instabilidade, certamente ele se tornarĂĄ fiel Ă sua empresa, e vocĂȘ venderĂĄ mais?, finaliza Monteiro.
A linguagem da cobrança
Palavras que agradam e ajudam a cobrar: parcelamento, anistia, combinar, eliminar, pendĂȘncia, impedir, redução, composição, desconto, evitar, negociar, renovar, acordo, conciliar, resolver, prazo, solucionar, aguardar, crĂ©dito, disposição, promoção, restituir, renegociar, continuar, cancelar, retirar.
Palavras que desagradam: multa, registro, atraso, devedor, dĂ©bito, cobrador, exigĂȘncia, comparecimento, correção, ajuizar, devolução, bloquear, caloteiro, justiça, apreensĂŁo, juros, SPC, dĂvida, urgĂȘncia, protesto, executar, ação judicial.
(MĂŁozinha)
Quer saber mais sobre inadimplĂȘncia? Visite o portal VendaMais, clique na seção DESTAQUE, e confira a histĂłria de duas empresas que venceram a inadimplĂȘncia e as inusitadas estratĂ©gias de vendedores para reverter a falta de pagamento de seus clientes.
Para saber mais
· Associação Comercial de São Paulo
Visite o site: www.acsp.com.br
· Central de InadimplĂȘncia
Visite o site: www.inadimplencia.com.br
· CPM Inparcial
Visite o site: www.cpminparcial.com.br
· José Teofilo Neto
E-mail: [email protected]
· Moacir Muzzi
E-mail: [email protected]