Decifre a sua personalidade

Terra. Água. Ar. Fogo. Qual deles você é? A escritora Laurie Beth Jones, autora do livro Os Quatro Elementos do Sucesso (Editora Novo Século) garante que podemos nos identificar com esses elementos. Longe de uma idéia mística ou de qualquer relação com os signos do zodíaco, Laurie fala sobre perfis psicológicos usando os símbolos da natureza para representá-los. Terra. Água. Ar. Fogo. Qual deles você é? A escritora Laurie Beth Jones, autora do livro Os Quatro Elementos do Sucesso (Editora Novo Século) garante que podemos nos identificar com esses elementos. Longe de uma idéia mística ou de qualquer relação com os signos do zodíaco, Laurie fala sobre perfis psicológicos usando os símbolos da natureza para representá-los. Veja o que cada um significa: :

Terra ? Tem a tendência a dar-se particularmente bem no cumprimento de tarefas e na obtenção de resultados. A motivação está baseada no desejo por um processo de ordem que leve à precisão. Gosta de estar concentrado para poder ?fazer adequadamente?. Tende à movimentação lenta e é bom na persistência dos projetos. O estilo de comportamento de uma pessoa de Terra nos lembra dos traços característicos da terra: firme, previsível, indispensável, sólida, segura ? ?terra firme?. :

Água ? É sensível às necessidades das pessoas e aprecia a construção de relacionamentos duradouros, nos quais pode cumprir o papel de estimuladora e suporte. Motivada pela estabilidade e harmonia. Tem tendência a movimentar-se com lentidão, como a Terra, e é tipicamente bom em continuidade. O estilo de comportamento de Água nos lembra dos traços característicos da própria água: reflexiva, transparente, dá a vida pelos outros, despreocupada, capaz de ir com a corrente. :

Ar ? Também sente motivação na interação, mas prefere um ritmo rápido e dinâmico. É um precursor que gosta de trabalhar em rede com outros, para obter bons resultados e atrair atenção. Destaca-se em diversidade. O estilo do comportamento do Ar nos lembra dos traços característicos desse elemento: inquieto, imprevisível, invisível, rápido para movimentar-se; precisa ver as coisas em movimento. :

Fogo ? Sente-se motivado para encarar tarefas desafiantes de maneira a obter resultados. Procura exercer o poder e o controle para cumprir suas metas. Tende a movimentar-se com rapidez e gosta de dar origem a projetos. O estilo de comportamento do Fogo lembra os traços característicos do elemento: fervoroso, apaixonado por tudo, se consome até o fim, obstinado, entrega-se 110% à tarefa que precisa realizar. :

Tenha em mente que também existem desafios que acompanham esses talentos. Algumas vezes, é difícil reconhecê-los em nós mesmos e, freqüentemente, outras pessoas os descobrem antes de nós. Quando nossos talentos se encontram fora de controle fica mais fácil serem utilizados com exagero, chegando ao ponto de se tornarem desafios, diz Laurie. Ela acrescenta que esses desafios, muitas vezes, passam a ser evidentes quando estamos cansados fisicamente ou sob pressão. ?Para poder atingir seu potencial mais alto, maximize seus talentos e aprenda a reconhecer e a controlar seus desafios.? Confira-os no quadro: :

Talentos de Terra:

Desafios de Terra:

Preciso nos detalhes:

Exigente:

Previsível:

Monótono:

Reservado:

Distante:

Organizado/programado:

Inflexível:

Meticuloso:

Perfeccionista:

Cauteloso:

Desconfiado:

Preparado:

Inseguro:

Analítico:

Obsessivo:

Concentrado:

Remoto:

Pragmático:

Frio:

Realista:

Pessimista:

Modesto:

Autocrítico:

Talentos de Água:

Desafios de Água:

Firme:

Complacente:

Satisfeito:

Passivo:

Orientado para o grupo:

Dependente:

Bom ouvinte:

Taciturno:

Leal:

Possessivo:

Sustentador:

Os outros se aproveitam:

Sensível:

Muito vulnerável:

Tradicionalista:

Carece de visão:

Cooperativo:

Submisso:

Quieto:

Tímido:

Consistente:

Teimoso:

Confiável:

Ingênuo:

Talentos de Ar:

Desafios de Ar:

Otimista:

Fora da realidade, idealizador:

Encantador:

Manipulador:

Divertido:

Bobo:

Espontâneo:

Impulsivo:

Apaixonado:

Emocional:

Conversador:

Egocêntrico:

Vital:

Hiperativo:

Persuasivo:

Fala muito rápido:

Confiável:

Crédulo:

Amigável:

Superficial:

Entusiasta:

Efusivo/arrebatado:

Flexível:

Desconcentrado:

Talentos de Fogo:

Desafios de Fogo:

Audacioso:

Impulsivo:

Decidido:

Controlador:

Arriscado:

Despreocupado:

Audaz:

Desafiador:

Orientado para resultados:

Compromete muito os outros:

Visionário:

Egocêntrico:

Direto:

Não é bom ouvinte:

Confiante:

Arrogante:

Decidido:

Dá palpite em tudo:

Tem iniciativa:

Agressivo:

Competitivo:

Precisa ganhar a qualquer custo:

Confrontador:

Inatingível:

?Estilo é a marca do que nós somos naquilo que fazemos? René Daumal

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima