Delícias longe do pecado capital

Feijoada light e vegetariana não é mais um sonho para os apreciadores do prato, graças a uma empreendedora brasiliense Feijoada light e vegetariana não é mais um sonho para os apreciadores do prato, Desde criança ela sonhava em ter seu próprio negócio. Mas casou-se cedo, transformando-se em uma típica dona de casa a cuidar do marido e dos filhos. Isso até que o caçula completasse 22 anos, quando Ivana Stoimenof enxergou o momento de direcionar seus sonhos para torná-los realidade.

Foram os 30 anos de cozinha que serviram como laboratório para que ela criasse a Cibo Alimento Natural, de Brasília, DF. Afinal, por que as comidas tão apreciadas por familiares e amigos não poderiam também conquistar o paladar de outras pessoas?

· Nasce uma empresa

Foi sem capital algum, mas com muita vontade de vencer, que Ivana deu seus primeiros passos como empreendedora. Os elogiados dotes culinários agora seriam postos à prova. Mas nada do tradicional feijão com arroz. Muito pelo contrário! Ela investiu na produção de feijoada, bobó e picadinho, com um detalhe que fez toda a diferença: pratos lights e vegetarianos.

Foi um deleite para os consumidores, que não precisavam mais se penitenciar após cometer o pecado da gula. E a prova está nos números. Desde que participou pela primeira vez da Feira do Empreendedor do Distrito Federal, em 2003, a produção teve um aumento surpreendente, saltando das 12 unidades iniciais para nada menos que 1.500. ?Nossa intenção é sempre fornecer um alimento que possa nutrir e levar saúde às pessoas. Com isso, mostramos nossa sincera preocupação e esperança por um mundo melhor?, revela Ivana.

Os produtos da Cibo ? ricos em fibras, proteínas e isentos de colesterol ? podem ser consumidos por diabéticos, hipertensos e crianças com mais de 11 meses. Como são isentos de aditivos e conservantes químicos, também podem ser consumidos por pessoas que fazem quimioterapia ou radioterapia. ?Estamos sempre atentos aos anseios dos nossos consumidores. A partir dessas observações, criamos novos pratos e incorporamos novos ingredientes aos já existentes.?

· O desafio de empreender e administrar

Há quase três anos no mercado, a Cibo fornece seus produtos para os melhores supermercados do Planalto Central. Tudo apoiado em uma parceria com o Sebrae, que fornece cursos de capacitação gerencial e logística, necessários ao bom andamento do negócio. ?Temos muitas dificuldades, pois estamos ao lado de gigantes do setor alimentício nas gôndolas dos supermercados. Mas nossos sonhos fazem com que tenhamos a força necessária para competir. Esse é o nosso desafio diário?, acredita Ivana.

A experiência de gerenciar uma empresa também não é das mais fáceis. ?O aprimoramento deve ser constante. O primeiro passo para que possamos melhorar é reconhecendo nossas falhas?, admite Ivana, que é otimista ao falar de empreendedorismo. ?Ser empreendedor é ter um sonho e conseguir que, em algum momento, ele se torne realidade. Para isso, precisamos ter fé em Deus e fazer todos os esforços para que possamos dar o passo inicial?, finaliza.

As 5 dicas da Cibo para os empreendedores do Brasil

1. Acredite nos seus sonhos.

2. Capacite-se, para que os sonhos possam se tornar realidade.

3. Nos momentos de angústia, tenha fé em Deus.

4. Tenha certeza de que, se você direcionar bem os seus esforços, as portas se abrirão.

5. Nunca desista.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima