Demonstre ao seu visitante quem você realmente é

Existe muita conversa sobre como construir lealdade e confiança na Internet. Várias técnicas tem sido discutidas, e diferentes estratégias aplicadas. Porém, parece que a maioria das pessoas não conseguem identificar o ingrediente principal deste processo de criação de credibilidade: ficar vulnerável.

O antigo conselho “dê antes de pedir” também se aplica aqui. Para ganhar a confiança de alguém, nós precisamos confiar primeiro. Da mesma maneira que as pessoas são condicionadas a sorrir em resposta ao sorriso de outra pessoa, nós estamos naturalmente interessados em pessoas que exibem um genuíno interesse em nós, e também as coisas tornam-se mais fáceis com aqueles que nos confia primeiro.

Uma amiga minha não exibe seu próprio retrato para seus visitantes porque não se sente atrativa. Outra não quer nem deixar descobrirem que é uma mulher, com medo que algumas pessoas não levem seu negócio a sério. Um outro amigo meu, um americano negro, me confidenciou que nunca mostraria sua foto no site. Isso tudo porque teme que algumas pessoas deixem de comprar seus produtos e/ou serviços devido a sua cor.

Ainda conheço um homem de negócio que tem tanto medo de ser contatado, que não disponibiliza informações como seu nome, telefone e endereço físico. O mais engraçado é que quando acessamos o seu site, a primeira coisa que aparece na tela é uma janela “pop-up” perguntando o nome do visitante! Como ele pode perguntar algo desse tipo, se não exibe o seu próprio nome?!

Também tenho que concordar que, infelizmente, existem pessoas neste mundo que se recusam a fazer negócios com uma uma mulher, ou por qualquer outro motivo. Outras, como compradores, querem ser atendidos por grandes empresas, mesmo sabendo que você pode resolver o problema tão bem quanto, por menos dinheiro. Não interessa o quanto você é competente na sua área de atuação, algumas pessoas irão rejeitar sua oferta por razões superficiais.

Tudo bem. Melhor ainda, graças a Deus! Considere que essas pessoas não se qualificam para fazer negócio com você, e não ao contrário! De qualquer maneira, porque você iria querer fazer negócio com alguém desse tipo?

A Internet é um mundo imenso, lotado de pessoas com imaginação. Pessoas que são capazes de tomar decisões inteligentes e racionais baseadas em fatos e em seus próprios valores. Procure por esse perfil de indivíduos na Internet. Construa seu web site, assim como sua presença na Internet, com esse tipo de público alvo em mente. E quando eles vierem até você, não se esconda atrás de códigos html. Confie na inteligência e bom senso dos seus visitantes.

Quanto mais verdadeiro você for com seus visitantes e clientes, mais confortáveis e seguros eles estarão com você. Não fique com medo de ficar vulnerável! Algumas pessoas podem não querer fazer negócios com você devido às suas características, algumas talvez até possam tentar lhe ridicularizar. Mas aquelas que possuem o perfil que você deseja, com certeza vão reconhecer seu valor, se identificando com seus princípios, e mais do que tudo, estarão inspiradas à confiar em você.

Mostre aos seus visitantes quem você realmente é! Deixe bem claro informações como seus valores, sua foto, até mesmo como você chegou até aqui. Muitas pessoas vão lhe respeitar por isso muito mais do que você imagina.

Ironicamente, esse é um dos fatores mais fortes na construção de confiabilidade com seu público.

Traduzido com permissão da autora.

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