Depois eu resolvo isso!

Uma atendente de telemarketing mal treinada diria: ?Já estou vendo o que posso fazer pelo senhor?. Uma atendente de telemarketing mal treinada diria: ?Já estou vendo o que posso fazer pelo senhor?. Um vendedor de má vontade diria: ?Na próxima visita eu vejo isso para você?. O executivo cansado diria: ?Agora estou sem tempo, depois eu vejo isso?.

Seja qual for o motivo ou a maneira de dizer, o fato é que o acúmulo de informações está fazendo com que deixemos muitas tarefas para depois. Pior, vamos acumulando atividades postergadas até o momento em que não dá mais para resolver. E isso vai se tornando um hábito muito difícil de deixar, até porque a resposta está na ponta da língua: ?Depois eu resolvo!?

Toda essa situação gera uma grande ineficiência e um abarrotamento das agendas eletrônicas, as quais já estão nos gigabytes de memória e nada de organizarem nossas vidas. Também estou nesse jogo. Esse desafio vale para todos nós, pois assim como você, tenho dificuldade em lidar com Messenger, 80 e-mails por dia, clientes, família, telefone fixo e celular. Ufa! Então, o que proponho com esse artigo é um pacto:

Não vamos deixar nada para depois!

Sei que muitos vão pensar: ?Para melhorar, meu dia terá de ter 30 horas?, mas como nenhum dia terá tal duração, resolva hoje! Caso contrário, nem um dia de 100 horas poderia salva-lo. Se suas atividades não permitem que você dê conta de tudo, abra mão, peça ajuda. Não se engane, pois nada se resolve em um passe de mágica. Um vento não entrará em sua sala e levará todos os papéis de cima da sua mesa, nem um vírus responderá todas as suas mensagens.

Tenho um grande amigo, vendedor, que é síndico do condomínio, membro do conselho do Core e participa de mais uma outra entidade da qual não me lembro bem. A única tarefa que ele não tem conseguido fazer com agressividade é vender. Dar atenção para a família então…

Vamos tentar, juntos, seguir os preceitos abaixo, que são muito simples:

§ Quando receber uma mensagem (celular ou e-mail), responda em, no máximo, 24 horas.

§ Quando tiver de resolver, resolva!

§ Se prometer alguma coisa a seu cliente, filho, colega de trabalho, esposa ou funcionário, cumpra!

§ Não prometa nada que não dependa apenas de você para ser cumprido. Os percalços dos outros podem valer sua palavra.

§ Invista uma pequena parte do seu tempo em sonhar e viajar sobre novas idéias, mas invista uma grande parte executando, caso contrário tudo não passará de sonhos acumulados nas gavetas ou na sua cabeça.

Viva intensamente, mas acima de tudo, realize intensamente, pois nossa história será contada por nossas realizações, por mais simples que elas sejam. Nos desafios de realizar é que crescemos. Nos sonhos tudo fica muito mais fácil ? até bater aquela meta que está insistentemente em sua frente. Mãos à obra!

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima