Desafie-se!

Como encarar os desafios e conseguir se superar

Muita gente reclama que não consegue subir na vida. A empresa não reconhece o trabalho, a família não ajuda e nada melhora. Mas, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que lutam, superam as dificuldades e vencem. Um exemplo disso? Um jovem de 24 anos chamado Diego Bergamini.

 

Ele tem uma história de força, coragem e determinação que pode proporcionar lições para você aplicar em sua vida. Filho de mãe solteira, com renda mensal de 300 reais, e uma vida humilde fizeram parte da infância dele. No entanto, isso não foi motivo para Diego deixar as coisas do jeito que estavam.

 

Diego estudou em escola pública e tinha uma vida difícil, mas ele sempre foi estudioso e achava que essa era a maneira de mudar as coisas. Em 1994, ele foi convidado para participar do Programa Bom Aluno, que oferece alguns benefícios para os melhores estudantes – e essa foi a porta de entrada para seu sucesso.

 

Mudanças – Devido ao esforço, o jovem conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular, mas teve de enfrentar a dificuldade de possuir apenas um par de roupas para ir a semana inteira estudar, o dinheiro da passagem era contado e ainda precisava superar a realidade que vivia, pois, enquanto ele estudava, os colegas passeavam no shopping, faziam compras e se divertiam.

 

 Entretanto, isso só serviu de incentivo para ele pensar no futuro e ultrapassar as barreiras. “Tudo o que eu quero, consigo. Se eu me dedicar de verdade, eu tenho. Por isso, não desisto no meio do caminho”, conta Diego, que se emociona ao lembrar também que, certo dia, ele e sua mãe estavam passando em frente de uma universidade particular e ela comentou do sonho que tinha de ver o filho estudando lá.

 

O sonho da mãe necessariamente não se realizou em uma universidade particular. Diego, mais uma vez, surpreendeu, estudou bastante e passou no vestibular para o curso de administração internacional de negócios na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Lembro até hoje que, na época do vestibular, enquanto eu estudava, meus amigos jogavam futebol, brincavam e aproveitavam a vida, e eu apenas via aquilo acontecendo. Na época, foi difícil, mas valeu muito a pena”, relata.

 

Novos caminhos – Em 2005, Diego se formou e, depois de muitos estágios em Curitiba, surgiu mais uma surpresa para o jovem: a oportunidade de trabalhar em São Paulo, na Kraft Foods Brasil. Ele, que não conhecia a capital paulistana, enfrentou o desafio e foi. Passou por alguns setores da empresa até chegar ao posto de coordenador de trade marketing – área que analisa os hábitos e preferências dos consumidores para conseguir o sucesso nas vendas dos produtos.

 

Diego passou um ano e meio trabalhando na Kraft, porém seu destino mudou novamente: “Eu gostava muito de trabalhar lá, mas surgiu a ideia de estudar no exterior, então resolvi buscar mais para mim”, confessa. E, em setembro deste ano, Diego foi para Milão estudar na Universitá Commerciale Luigi Bocconi se especializar ainda mais para, daqui a cinco anos, quem sabe, voltar ao Brasil. “Quero morar aqui. Vou tentar um cargo de gerência na minha área ou começar a dar aulas, que é algo que eu gosto”, deseja o jovem.

 

Fórmula de sucesso? – Superar todos os desafios de uma vida humilde, conseguir estudar e se destacar ensinou a Diego que é preciso lutar pelo que se quer: “Para quem tinha pouca coisa na vida, eu me superei muito e consegui mudar minha realidade. O melhor é ir à luta”. E, para você, ele deixa três lições para se superar, persistir e ver seus sonhos realizados. Acompanhe, aplique e supere-se!

 

  1. 1.    Nunca desista – A partir do momento que você desistir, acabou.
  2. 2.    Confie em você – Tente, tente, tente sempre. Você pode não conseguir as coisas naquele momento, mas um dia elas chegam.
  3. 3.    Pratique o bem – Se você não praticar tudo dentro de uma ética, não vai conseguir. Faça sempre o bem que você vai atrair só o bem.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima