Desafio e desempenho

A pessoa que vence seus medos tem mais facilidade para conquistar os desafios das inúmeras objeções e rejeições que terá pela frente. Lá estava eu, mais uma vez, em frente ao caminho de três metros de brasas. As cem pessoas da equipe de vendas da Telemig Celular olhavam assustadas para mim. Queriam ver se eu, realmente, iria pisar descalço naquele escaldante desafio. Se eu tivesse a coragem de passar, eles também teriam. Não era mais o momento de decidir algo. A decisão já havia sido tomada, antes mesmo de começar o curso. Todos andaríamos, a começar por mim. Depois de um poderoso grito de guerra, caminhei sobre as brasas e o restante do grupo fez o mesmo.

As vendas da empresa vão aumentar? Eu acredito que sim! Mas o que é que o caminho do fogo tem a ver com vendas? Aparentemente quase nada, porém, se pensarmos melhor, vamos perceber que a atividade de vendas, em mercados altamente competitivos, é tão escaldante quanto aquele leito de fogo. A pessoa que venceu o medo das brasas terá, também, facilidade em conquistar os desafios das inúmeras objeções e rejeições que terá pela frente.

A empresa internacional de consultoria McKinsey & Company coloca um anúncio nas escolas de administração que diz: “Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias”. Parece ser assim, quanto maiores os desafios, mais as pessoas crescem. Como disse Goethe: “Aquilo que não me mata, me faz melhor”.

Assisti a um vídeo que mostra um vendedor que, além de aleijado, tem sua face desfigurada e uma grande dificuldade de dicção. Quando ele conseguiu seu primeiro emprego, pediu para visitar os clientes mais difíceis, aqueles que ninguém queria. No começo, os clientes achavam que ele estava zombando de suas caras. As rejeições foram inúmeras. Mas a mãe desse destemido vendedor dizia que, com paciência e persistência, ele venceria e conseguiria não só alcançar, mas ultrapassar suas metas de vendas.

O começo de sua carreira foi difícil, além de não chegar nem perto das metas que eram propostas, as reclamações eram inúmeras, pois em alguns casos, ele, com sua terrível aparência, assustava as pessoas. Mas ele jamais desistiu perante os maiores desafios. A cada um deles, respondia de forma calma e criativa. Depois de alguns anos foi premiado, na festa de fim de ano, como o melhor vendedor da empresa.

Na realidade, no Canadá, existe um vendedor de imóveis que atingiu enorme sucesso, apesar de ter um rosto deformado. No seu cartão de visitas, ele escreveu: “Eu sou feio apenas por fora, por dentro sou uma pessoa boa”. Todas as vezes que você, que tem boa saúde, um rosto perfeito e facilidade de comunicação sentir-se tentado a desistir, pense nisso.

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