Desbancando os “donos da verdade”

Você certamente já trabalhou ou já ouviu falar daquelas empresas onde é impossível permanecer por muito tempo. Frases como “a empresa é boa e a missão é maravilhosa, o que estraga são as pessoas”. Em “pessoas” leia-se gerente, chefe. Sim, ele tem o poder de fazer da sua vida um inferno e da sua carreira um martírio. Principalmente se você for do tipo tímido e novato e o chefe da repartição for do estilo dono da verdade, “ultracapaz de todas as coisas”, criatura sem a qual, em uma semana, a empresa afunda.

De maneira bem-humorada, no melhor estilo tapa de luva, os autores de Desmotivação hoje e sempre – como enlouquecer seus funcionários e formar a pior equipe (Negócio Editora) conseguiram elencar os maiores problemas em gestão de pessoal dentro das empresas atualmente. Para ninguém sair impune e dizendo que certas coisas não acontecem, os autores utilizaram exemplos reais vividos por funcionários de pequenas, médias e grandes empresas.

Segundo os autores Nicolas Caron e Frederick Vendeuvre, existem mil maneiras de gerenciar um fiasco… mas você pode inventar mais uma! Acompanhe:

  • Fugir das formações
  • Não deixar os funcionários participarem de cursos de reciclagem
  • Aumentar cargas horárias e volumes de trabalho de toda a equipe porque você não tem vida social e quer voltar para casa
  • Impor trabalho em comum e desaparecer
  • Pegar um funcionário para bode expiatório e culpá-lo por todos os problemas da empresa
  • Dar escândalo enquanto chama a atenção de um funcionário esforçando-se para que o público seja o maior possível
  • Não dar feedback
  • Inventar regras que servem para todos, menos para você
  • Menosprezar o trabalho da equipe quando ela o tiver feito sem pedir a sua ajuda
  • Inspirar respeito e expirar desprezo

Para Saber Mais: Desmotivação hoje e sempre ? como enlouquecer seus funcionários e formar a pior equipe. Nicolas Caron e Frederick Vendeuvre. Negócio Editora. ?Todos os homens podem cair num erro, mas só os idiotas perseveram nele? Cícero

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima