É cada vez mais difĂcil, para uma marca nova, desbancar lĂderes em mercados tradicionais que existem desde sempre. Mas foi o que o desodorante Axe, da Unilever, fez
A marca surgiu na França, em 1983, e em uma dĂ©cada tornou-se o desodorante masculino mais vendido em pelo menos 60 paĂses. Em 2002, decidiu invadir os Estados Unidos, cujo mercado era dominado pelas marcas Old Spice e Right Guard, da Procter & Gamble.
Até então, os anúncios de desodorantes focavam na proteção contra o suor e o mau cheiro. Suas promoções giravam em torno de esporte, esporte e mais esporte.
O que os homens tĂŞm na cabeça ? AtĂ© que veio a Axe. Seu posicionamento nĂŁo girava em torno do suor, mas da capacidade de atrair mulheres. ?Libere seu magnetismo animal?, diziam os anĂşncios. Nos comerciais de TV, alguns homens passavam Axe e eram cercados por belas modelos. E nada de fazer promoções e patrocĂnios relacionados com esportes. ?NĂŁo Ă© que patrocĂnios esportivos nĂŁo funcionem? diz Kevin George, diretor responsável pela marca nos Estados Unidos, ?É que nossas pesquisas mostraram que quando homens estĂŁo assistindo a um jogo, nĂŁo estĂŁo pensando sobre garotas e vice-versa?.
A marca preferiu lançar blogs e comunidades para homens na internet e associar-se com canais de TV voltados para o homem jovem, como MTV e Spike TV. Também lançou uma linha de desodorantes em spray para o corpo, algo que o público-alvo afirma preferir. É muito mais pratico usar um spray, quando necessário, no carro ou na academia, do que usar colônias. Além de que podem ser aplicados em qualquer lugar do corpo e não apenas no pescoço. Essa praticidade, que veio da capacidade de ouvir o cliente (que as outras marcas não tinham), definiu boa parte da linha de produtos Axe e ajudou a marca da Unilever a se firmar no mercado.
O desodorante Old Spice ainda Ă© lĂder de mercado entre homens de 12 a 19 anos, mas o Axe pulou de quarto para um respeitável segundo lugar, em apenas dois anos.
E, como se os resultados ali ? na ponta da gôndola ? não fossem suficientes, a marca Axe também recebeu o prestigioso prêmio de Anunciante do Ano de 2005, nos Estados Unidos.
Se vocĂŞ pretende lançar uma marca nova em um mercado consolidado e grande (vendas giram em torno dos 2,4 bilhões de dĂłlares por ano, nos Estados Unidos), com marcas fortes, sim, vocĂŞ pode se dar bem. Sim, vocĂŞ pode atĂ© ameaçar os tradicionais lĂderes do segmento. NĂŁo existe nenhuma placa de ?Proibido Entrar? para um empreendedor talentoso, nĂŁo importa o mercado.
Basta trabalhar duro, ver o que os outros nĂŁo estĂŁo vendo, persistir na visĂŁo Ăşnica e dar aos clientes algo que eles nĂŁo recebiam antes.