Descobrindo o prazer no trabalho

Deve-se ser feliz durante o trajeto, não só na chegada ou na obtenção de resultados positivos, pois realiza mais e melhor aquele que trabalha com dinamismo e contentamento. O mundo só evoluiu devido ao trabalho realizado desde os primórdios. E segundo os estudiosos, o mundo evoluirá daqui para frente com muito mais velocidade do que a nossa mente pode imaginar. Isso se deve à dinâmica e à velocidade com que as informações tomam conta de toda a humanidade. Progredir e prosperar é o desejo de todo os seres existentes neste planeta chamado Terra. Devido a isso, cada vez mais, cresce a ambição humana, que se bem administrada trará sempre resultados satisfatórios para toda sociedade.

Foi e sempre será através do trabalho que nós, seres humanos, desfrutaremos das riquezas existentes por toda parte. E também é através do desempenho profissional que cada um de nós pode colaborar para um mundo mais dinâmico e mais humanizado, embora na prática as coisas não aconteçam assim. É exatamente nesse sentido que precisamos trabalhar com alegria e com grande entusiasmo.

O trabalho, por si só, não pode ser encarado como um castigo, deve ser enxergado de maneira que o ser humano possa contribuir para que o mundo continue evoluindo.

Então, como trabalhar de maneira que se sinta útil e valorizado? Como o ser humano pode fazer da sua profissão uma alegria de vida?

Perguntas como essas interferem diretamente no comportamento de todo profissional, principalmente naqueles que não gostam da profissão que exercem ou daqueles que não gostam mesmo de trabalhar, seja lá qual for o seu ofício.

Mas não é muito difícil encontrar as respostas certas para essas perguntas. É preciso apenas bom senso e coragem para descobrir o caminho que leva todo profissional a sentir-se bem com o seu próprio trabalho no dia-a-dia.

Respondendo à primeira pergunta de maneira a clarear o verdadeiro sentido do trabalho, é necessário entender que tudo no mundo pode ser mudado e para melhor. Se o indivíduo trabalha como comerciário, por exemplo, e não gosta de trabalhar nessa profissão, é necessário que essa pessoa encontre na atual profissão que exerce algum prazer ou pelo menos descubra alguma maneira de tirar proveito do momento, engrandecendo o seu conhecimento para mais tarde ter um melhor rendimento em uma outra profissão ou talvez passe a gostar dessa profissão, pois tudo aquilo que de certa forma desagrada no momento e se descobre a verdadeira causa, aumentará as chances de vir a gostar de forma surpreendente.

Respondendo à segunda pergunta, deve-se entender que encontrar alegria na profissão que se exerce pode até não ser fácil, mas com a experiência do dia-a-dia, tudo pode ser modificado para melhor, basta que cada um descubra no seu íntimo valores que até então eram desconhecidos.

Entretanto, todo profissional deve descobrir em si os seus próprios valores e desejos. E só se pode ir a algum lugar sabendo onde o mesmo se localiza. “Não há vento favorável para quem não sabe aonde vai” ? Guillaune D””Órange

Partindo do princípio dessa citação, todo profissional, em início de carreira ou não, deve saber com objetividade aonde quer chegar. É necessária uma definição de propósito na carreira profissional de cada um. Se não houver ponto de chegada, qualquer caminho serve e com certeza nenhum objetivo será alcançado.

“Uma pessoa feliz vai conseguir realizar as suas metas profissionais e atingir os seus objetivos. E isso a tornará mais feliz” ? Roberto Shinyashiki

Felicidade profissional é sentir o prazer tanto nas grandes realizações como nas pequenas conquistas. E deve-se ser feliz durante o trajeto, não só na chegada ou na obtenção de resultados positivos, pois realiza mais e melhor aquele que trabalha com contentamento e dinamismo, que são duas características dos que estão sempre vencendo e derrubando barreiras.

Se mesmo analisando seriamente os pormenores você não encontrar alegria na sua atual profissão, é chegado o momento de uma reflexão interior. Quem sabe até uma mudança de profissão a fim de que o entusiasmo seja realmente encontrado. Para isso, é necessário muita coragem e força de vontade para trilhar novos caminhos profissionais, isso porque o mundo continua evoluindo cada vez mais rápido e não se pode parar no tempo.

Saber o que realmente quer da vida é uma atitude otimista que leva o ser humano a mudanças que se fazem necessárias, para um crescimento profissional e também para uma maior socialização e bem-estar de todo ser humano.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima