Descobriram a Internet

Acabamos de comemorar 500 anos de descobrimento do Brasil. E após 5 anos da Internet chegar comercialmente por aqui, parece que a imprensa, empresários, investidores, etc., finalmente descobriram o potencial dela. Até muito pouco tempo atrás, alguns empresários ainda arriscavam dizer: “essa onda de Internet vai passar, é mais uma moda”.

Atualmente existe uma correria muito grande para a web, como se ela fosse resolver todos os problemas de uma economia em recessão. Só se fala em milhões em investimentos, projetos mirabolantes, idéias e mais idéias. No entanto, se você pretende iniciar, melhorar ou transportar qualquer serviço para a web, tome muito cuidado. Quando vemos pessoas, empresas e profissionais bem sucedidos nas primeiras páginas das revistas, saiba que a grande maioria dos projetos na web não deram ou não darão certo, porém isso não é notícia.

Especialistas americanos já afirmaram que somente aproximadamente 10% dos projetos ficarão no ar por mais de 10 anos. Mas como saber se seu negócio faz parte dos que serão sucesso ou se ele será mais um fracasso aumentando as estatísticas negativas?

Observe o seguinte:

1. Audiência é importante, mas não é tudo – Muitos projetos na Internet estão ancorados em possíveis receitas publicitárias em função de uma possível grande audiência. Na prática isso não está ocorrendo. Mesmo com uma audiência satisfatória, ainda existem poucas empresas dispostas a investir em mídia na web. Somente 1% da verba publicitária no Brasil está sendo utilizada na Internet. O problema é que aproximadamente 80% da receita publicitária na web está em 20% dos sites.

2. Quem faz tudo para todos, ṇo faz nada para ningu̩m РEssa ̩ uma velha lei de marketing, que ̩ perfeitamente aplicada na Internet. Muitos sites esṭo oferecendo tantos produtos e servi̤os que acabam por ṇo fazer nada direito. Portanto, procure um foco e concentre-se nele. Procure ser o melhor no que decidiu fazer.

3. Seu objetivo principal deve ser a lucratividade de seu site – De nada adianta você investir milhões e milhões sem conseguir fazer com que seu projeto dê lucro! É claro que existe um tempo de maturação de seu negócio, mas será que quando esse tempo chegar a Internet ainda será como é hoje? Quem sabe? Existem sites com investimentos tão altos, que o retorno do investimento só ocorrerá em 10 ou 20 anos. Será que você pode esperar tanto tempo? Muitas empresas já estão entrando na Internet hoje com o objetivo de serem vendidas no ano que vem. Se é esse seu objetivo, esqueça!

4. Dinheiro não é tudo – Pode parecer incoerência em relação ao item anterior, mas não é. Procure fazer como Bill Gates (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon) ou Jerry Yang (Yahoo). Nenhum deles iniciou seu negócio com a expectativa de ganhar dinheiro rápido e fácil. Muito pelo contrário, eles e muitos milionários da Nasdaq iniciaram seus projetos porque conheciam e gostavam do que faziam. Nenhum deles imaginou ganhar tanto dinheiro, isso aconteceu como conseqüência.

5. Pense mais no seu cliente – Atualmente existem várias ferramentas como CRM, ERP, BI, WAP, entre outras tecnologias. O problema é que com tanta tecnologia e apesar do foco ser o cliente, este acaba sendo completamente esquecido. A maioria dos grandes sites e portais possuem uma grande infra-estrutura de servidores e links com a Internet, mas apesar de tudo isso, não respondem um simples e-mail no tempo ideal (quando respondem).

Portanto, não basta descobrir a Internet, temos que utilizá-la de forma correta. Existe um grande potencial, mas ainda muito pouco explorado. Pense nestas dicas e procure aplicá-las ao seu negócio.

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