Desenvolvimento das competĂȘncias do trade marketer

Esse desafio pode ser superado com paciĂȘncia e mĂ©todo em diĂĄlogos, voltados para a identificação dos conhecimentos e habilidades especĂ­ficos requeridos pelo trabalho de vendas. JĂĄ trabalhei com mais de 15 mil profissionais de vendas representantes de empresas de primeira linha, cuja produção Ă© escoada atravĂ©s das lojas. Todos eles reconhecem que “vender com lucro, conquistar e manter clientes” estĂĄ, hoje, mais difĂ­cil do que hĂĄ cinco, dez ou mais anos atrĂĄs. E que amanhĂŁ serĂĄ mais difĂ­cil do que hoje.

Como conseqĂŒĂȘncia, eles parecem claramente conscientes de que a solução para os desafios diante dos quais se encontram, repousa na necessidade de melhorar rapidamente seu desempenho (e sem interrupçÔes).

Poucos tĂȘm uma orientação clara sobre como ou em que sentido melhorar seu desempenho ? ou mesmo de avaliar, continuamente, essa melhoria.

Se perguntar para um jogador de voleibol (ou para qualquer pessoa que acompanhe a modalidade) quais sĂŁo os fundamentos do jogo, vocĂȘ identificarĂĄ um extenso consenso para coisas como: saque, recepção, passe, levantamento, ataque, bloqueio, cobertura do bloqueio, etc.

Se vocĂȘ perguntar para dez (ou cem) vendedores (inclusive muito experientes) quais sĂŁo os fundamentos da venda, nĂŁo encontrarĂĄ nenhum consenso a respeito nem uma visĂŁo clara do que seja um fundamento da venda.

O resultado prĂĄtico Ă© que eles ficam sem parĂąmetros para melhorar seu jogo. Na maior parte das vezes, a visĂŁo do que seja os “fundamentos” da venda inclui coisas como planejamento; organização; entusiasmo; demandas que se aplicam genericamente a todas e quaisquer funçÔes (ou jogos) e raramente ao trabalho de vendas.

Esse desafio pode ser superado com paciĂȘncia e mĂ©todo em diĂĄlogos (com os profissionais de vendas), voltados para a identificação dos conhecimentos e habilidades especĂ­ficos requeridos pelo trabalho de vendas:

1. O conhecimento, cada vez mais profundo, de seu prĂłprio negĂłcio (produto, empresa e propostas de benefĂ­cio para revendedores e consumidores).

2. O conhecimento, cada vez mais profundo, dos mesmos aspectos no negĂłcio de seus competidores.

3. Sobretudo, o conhecimento cada vez mais profundo dos negócios de seus clientes, sob seus aspectos operacionais, técnicos, econÎmicos e humanos.

4. As aptidÔes para perguntar, ouvir, entender e diagnosticar melhor diferentes situaçÔes, problemas e demandas dos revendedores.

5. As aptidÔes para adaptar atitudes e comportamentos no sentido de desenvolver soluçÔes para as demandas ou problemas encontrados.

6. As aptidÔes para colocar suas propostas de forma que elas possam ser claramente entendidas e aceitas. Vale dizer: falar melhor e sustentar diålogos diante de quaisquer situaçÔes ou interlocutores.

7. As aptidÔes para acolher, compreender, valorizar e solucionar quaisquer tipos de objeçÔes que possam ser levantadas por seus interlocutores.

Uma lista de verificação de progresso (checklist) em todas essas ĂĄreas pode ser elaborada para propor aos profissionais de trade marketing e aos responsĂĄveis pelo acompanhamento de seu trabalho, o desafio de promover melhorias contĂ­nuas de desempenho em cada fundamento, alertando-os para o fato de que, estagnados, eles estarĂŁo em retrocesso: “Se vocĂȘ continuar fazendo o que sempre fez, seus resultados tenderĂŁo a ser nĂŁo sempre os mesmos, mas cada vez piores”.

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