Muitos não saem em busca do sucesso, imaginando-o próprio dos cantores, atores e outros artistas – uma minoria, se considerarmos só os que fazem sucesso. Outros se julgam incapazes porque o vêem somente nos atletas campeões, sem lembrar que todos somos atletas, pela simples condição de lutadores pela vida. Maioria são os que o odeiam, por imaginarem os políticos, por exemplo, dizendo que de exemplar poucos deles têm algo a mostrar.
Para as pessoas comuns, sem chances de disputar espaço na imprensa, também existe lugar ao sucesso. Porque ele não é próprio só dos anteriormente mencionados. Tampouco é exclusivo dos grandes. Na verdade, ele é até mais facilmente conseguido nas pequenas coisas, como veremos a seguir, constituindo-se num treinamento, pois o sucesso será mais duradouro se representar um somatório de vários pequenos sucessos, em distintos setores.
Parece que ficou mais ao alcance, mas onde começar?
Em casa
Se você for um pai ou uma mãe, lembre que seus filhos vibram sempre que você conquista alguma coisa. Na verdade, torcem para que você consiga, e porque você lhes dá mais atenção, eles o imaginam entre seus ídolos. Nos horários da família reunida, valorize as vitórias conseguidas. Vale até o tênis que o cônjuge comprou com o dinheiro do salário do novo emprego para cada um dos filhos.
Na família
Experimente fazer sucesso junto a seus pais, avós, tios, primos e irmãos. Você verá como é fácil. Novamente, basta revelar seus pequenos feitos, e certamente terá direito a incentivo e, às vezes, até a uma pequena torcida.
Com desconhecidos
Este é mais fácil ainda. Basta dar-lhes atenção e logo eles darão a você o tratamento especial como imaginariam dar às pessoas de sucesso que eles raramente vêem ao vivo. Treine com pedestres, idosos ou mesmo crianças.
Com os amigos
Novamente covardia. Basta tê-los para ter sucesso. Com eles, apenas mantenha-se fiel, não os esquecendo nos momentos de vitórias, glórias e alegrias. Seus pequenos sucessos servirão ainda para você conquistar novos amigos.
No trabalho
Aqui começa a ficar um pouco mais difícil. Mas lembre que nele você é pago para fazer sucesso, o que certamente aumenta sua motivação e suas chances. Para conquistá-lo, lembre somente de fazer melhor o que você faz sempre.
No esporte
Só não faz sucesso no esporte quem não pratica. Afinal, nos esportes amadores é sempre mais fácil. E isso vale para qualquer esporte amador. Reveze com seus amigos o doce gosto da vitória, se possível aumentando o grupo e o sucesso.
Na igreja
Sucesso naquilo ou naquele lugar em que você acredita é garantido. Porque lá você se sentirá bem e todos estarão torcendo pelo seu sucesso. Aliás, muitos até o ajudarão.
Na vida
Uma vida inteira de sucesso é difícil. Fazer sucesso na vida, nem tanto. Basta que você se dedique a ela sem desperdícios. E mais: o importante é fazer sucesso em vida, porque muitos só o conseguem depois de mortos.
“Quem não considera o que tem como a maior riqueza, será sempre desditoso, ainda que seja dono do mundo”
Epicuro
Para Saber Mais: Segredos ao Sucesso – Profissional Liberal, de Antônio Ribeiro (Odontex)


