Detalhes para o sucesso profissional

Quando você estiver conversando ou fazendo uma nova amizade, procure falar com entusiasmo da vida e dos seus projetos. Em plena era da globalização, o profissional que está à procura de uma nova chance precisa observar com muito cuidado tudo o que está acontecendo a sua volta. Como sabemos, a concorrência está muito acirrada, mas o profissional que se considera bom no que faz é candidato a ficar eternamente desempregado, pois hoje só existe espaço para quem busca a excelência no que faz. O jeitinho brasileiro não serve mais. Agora é preciso que sejamos profissionais altamente qualificados para a função que desejamos desempenhar.

O profissional hoje que não tem a assinatura de uma revista dentro da sua área de atuação e que não participa de palestras e cursos será infinitamente derrotado pelos que buscam informações diariamente. Não dá mais para arranjar desculpas, o momento é crítico, mas existem soluções simples para que o profissional que busca uma nova colocação consiga um lugar ao sol.

O primeiro ponto a considerar é que a pessoa precisará formar uma super-rede de relacionamento. Afinal de contas, ela pode nos indicar para um cargo, para uma empresa ou mesmo para um trabalho temporário. E como formar essa rede de relacionamento? Participando dos mais variados eventos, como palestras, workshops, lançamentos de livros, teatro, cinema, confraternizações. Enfim, existe um leque enorme para que você possa conhecer novas pessoas que, de alguma forma, facilitem ou indiquem você para um amigo ou para uma empresa que combine com suas qualificações.

Outro detalhe importante é o uso do cartão de visitas. Mesmo estando à procura de uma nova oportunidade, você precisa ter seu cartão pessoal atualizado, com seu nome completo, e-mail, telefones convencionais e celular, além do seu endereço particular, mas lembre-se: cartão de apresentação é coisa séria, então, tenha cuidado ao elaborá-lo.

O seu marketing pessoal, a sua apresentação como um todo precisa ser feita com discrição, porém com eficiência. E isso vai desde a roupa que você está vestindo até a sua maneira de se expressar verbalmente. A sua roupa precisa ser simples, porém sem deixá-lo com aspecto de desânimo. Roupas pretas, por exemplo, não trazem bons fluídos para algumas pessoas, a não ser terno para os homens e vestidos para as mulheres, se a ocasião pedir.

E quando você estiver conversando ou fazendo uma nova amizade, procure falar com entusiasmo da vida e dos seus projetos, apenas tenha cuidado com os excessos e deixe a outra pessoa falar também, procure a todo custo não monopolizar a conversa.

Não quero terminar este artigo sem comentar a importância de se manter atualizado com a leitura. Existem inúmeras maneiras, hoje, de se ter acesso a livros e revistas especializadas, bem como a artigos da Internet. Então, não perca tempo. Procure ler o máximo possível sobre sua profissão, mercado de trabalho, motivação e profissionalismo.

Todas essas informações vão ajudá-lo a ter um novo comportamento diante as oportunidades que você mesmo criará. Mas para isso você precisa ser mais positivo mentalmente, por isso, procure conversar com pessoas também positivas que sabem o que querem da vida.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima