Determinação gigante

O primeiro brasileiro a participar dos playoffs da NBA (jogos finais da liga de basquete norte-americana). Você sabe o que isso significa? É ser um dos melhores na terra do dream team. Esta é a história de Maybyner Rodney Hilário, o Nenê. Um gigante não só no tamanho ? 2,10m ? mas também na determinação e na dedicação. Nenê nasceu no dia 13 de setembro de 1982, em São Carlos (SP). Influenciado por um professor, começou a jogar basquete com 14 anos de idade. Nenê destacou-se no basquete internacional nos Jogos da Amizade de 2001, realizados em Brisbane, na Austrália, atuando pela seleção brasileira. Mas foi nos campos de treinamentos de Chicago, antes do Draft da NBA (recrutamento de novos jogadores) de 2002, que ele impressionou a todos. Nenê passou como um furacão pelos exames médicos. No final dos testes, ficou na segunda colocação. Consolidou-se como o mais atlético entre todos os grandalhões do Draft. Segundo vários especialistas, o brasileiro tinha o melhor preparo físico.

No Draft, em Nova York, foi negociado com o Denver Nuggets, onde atua até hoje. Em sua primeira temporada na liga, Nenê foi eleito pelos treinadores para a equipe ideal dos novatos. É o quarto atleta na história dos Nuggets a conseguir tal feito. O Denver Nuggets também evoluiu. A equipe venceu 43 das 82 partidas disputadas na temporada regular e se classificou para os playoffs pela primeira vez desde 94-95. O time do Colorado, porém, perdeu a série melhor-de-sete por 4 a 1 para o Minnesota Timberwolves, primeiro colocado da Conferência Oeste. Mesmo com a derrota, Nenê fez história: tornou-se o primeiro brasileiro a participar dos playoffs da NBA. E isso é só o começo, porque Nenê quer muito mais: ?Eu não posso me acomodar. A cada ano que passa, a NBA fica com jogadores mais jovens, rápidos, fortes e talentosos. Nunca ficarei satisfeito porque quero ser um dos melhores?.

Garra, determinação, disciplina, força física e mental não faltam a esse jovem de apenas 22 anos. Nós, daqui, torcemos por ele, admiramos e aprendemos com esse ?gigante? o caminho da vitória.

Frases de Nenê ?Eu enfrentei várias dificuldades. Além do estilo de jogo norte-americano, tive que me adaptar a uma nova cultura, ao clima e à comida. Mas sempre fui e sou muito determinado. Eu sei que se mentalizar algo e me concentrar, posso realizar todas as minhas metas?

?Tenho orgulho de ter aberto a porta para os brasileiros na NBA. Alguns anos atrás, a NBA era vista no Brasil como algo impossível de ser alcançado. Consegui chegar lá e jogar de igual para igual com os melhores?

?Eu conquistei bastante coisa em pouco tempo. Então já me considero um vencedor. Realizei meu primeiro objetivo e agora, a cada dia, estabeleço objetivos novos e mais altos. Sei que com esforço e determinação vou realizá-los também?

Nenê iniciou uma fundação que será responsável pela criação de um centro comunitário em São Carlos, sua cidade natal. Lá, crianças e jovens terão a oportunidade de praticar esportes e estudar. ?Acho importante ajudar àqueles que precisam. É uma forma de retribuir. Recebi o talento e quero utilizá-lo da melhor maneira possível.? Quando parar de jogar, é a isto que o jogador quer dedicar-se: ao Instituto Nenê.

Para Saber Mais: Visite o site: www.nene31.com e www.nba.com/brasil

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima