No dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Conheça algumas ações já desenvolvidas por empresas para festejar a data. Todos os dias são, ou pelo menos deveriam ser, o Dia do Cliente. Entretanto, na prática, não é o que se vê. Por isso, está sendo criado e oficializado um dia especialmente concebido para você prestar homenagens a seus clientes, para agradecer, para mostrá-los o quanto são importantes: 15 de setembro ? Dia do Cliente.
As finalidades são aperfeiçoar as relações comerciais, estimular ações de capacitação profissional, motivar promoções e campanhas de marketing e que a data ganhe força e expressão no calendário comercial, traduzindo-se, dessa forma, em novas oportunidades de negócios.
São Paulo e Rio de Janeiro são as mais novas cidades a inserirem a data em seus respectivos calendários oficiais de eventos. Assim, chegamos a 11 estados, 11 capitais estaduais e 56 outras importantes cidades.
Em 2003, embora estivesse oficializado apenas no Rio Grande do Sul, recebi mensagens de dez estados diferentes, de empresas e entidades que, ao tomarem conhecimento do Dia do Cliente através da VendaMais, comemoraram a data e relataram o impacto altamente positivo que tiveram. De lá para cá, o Dia do Cliente não pára de crescer, vejam alguns exemplos de homenagens:
Assinante da VendaMais, a empresa Avillis do Brasil, de Belo Horizonte, festeja desde 2003. No primeiro ano, decoraram a empresa com banners e balões e receberam os clientes com salgadinhos e refrigerantes. Nos anos seguintes, além disso, realizaram promoções de venda e distribuíram brindes.
»A CDL de Campo Bom, RS, angariou produtos junto a seus associados e montou diversas cestas. No Dia do Cliente, a cada 20 reais em compras nas lojas participantes, o cliente ganhava um cupom para concorrer às cestas, que foram entregues em um jantar festivo com cobertura da imprensa.
»Na franquia Gazoline, de roupa jovem, na cidade de Balneário Camboriú, SC, a cada X reais em compras, o cliente ganhava um ingresso para uma festa local.
»A rede de farmácias Pan-Vel, em Pelotas, RS, montou um estande em uma praça, realizando gratuitamente medições de pressão e testes de diabete, além de distribuir brindes e oferecer produtos com substancial desconto.
»A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) está disponibilizando cartazes alusivos ao Dia do Cliente para CDLs e lojistas de todo o Brasil (solicitar através do site www.cndl.org.br).
»A Brasilsul, de Porto Alegre, roupas para fitness, distribuiu barrinhas de cereais com um cartão alusivo ao Dia do Cliente, além de enviar mensagem para seu mailing.
»Entidades como as CICs de Caxias do Sul e Garibaldi, RS, o CEJAS, de Jaraguá do Sul, SC, e a FASB, de Teixeira de Freitas, BA, realizaram, com absoluto sucesso, palestras de lançamento e divulgação do Dia do Cliente com o idealizador da data.
»O Shoptime, canal de compras da Globosat, realizou promoção especial, com descontos, brindes e condições especiais de pagamento.
»A Staff Comunicação, do Rio de Janeiro, enviou uma caixa de bombons e um cartão a todos os seus clientes.
»A Central Nacional Unimed, em São Paulo, reuniu seus clientes em um grande coquetel de confraternização.
»Empresas de diversos estados publicaram anúncios em veículos de comunicação e enviaram correspondências ou cartões virtuais a seus clientes: Paim Comunicação, de Porto Alegre; Telelistas do Rio de Janeiro; Gelre, de São Paulo; Imperial Centrocar, de Teresina, Iputinga Veículos, de Recife.
»A Gás Multiagência, agência de publicidade e propaganda de Florianópolis, SC, produziu uma mídia digital e enviou a seus clientes. Essa mídia acabou recebendo o Troféu Bronze no Prêmio Colunistas.
A Prado Etiquetas, de Itatiba, SP, produziu grande lote de etiquetas adesivas com a expressão: 15 de setembro ? O Dia do Cliente ? Cole esta idéia.
»A ANJ (Associação Nacional de Jornais), a Rede Brasil Sul de Telecomunicações e a Associação Brasileira de Brindes incluíram a comemoração do Dia do Cliente em seu calendário de eventos.
»O presidente da CDL de Jaraguá do Sul, SC, em seu estabelecimento comercial, colocou na entrada dois enormes cestos de vime repletos de balas, bombons e pirulitos para os clientes se servirem à vontade.
»A CDL de Garibaldi, RS, realizou sorteios através das rádios locais.
»A CDL de Jovem de Vacaria, RS, realizou coquetel que contou, inclusive, com a presença do ator global Werner Schünemann.
»A Rede de Postos Polipetro, de Santa Catarina, distribuiu brindes em seus postos de abastecimento.
»A Rio Grande Energia, a Visate e o Hotel Blue Tree patrocinaram evento na Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, RS.
É através do somatório de pequenas, mas múltiplas ações, que construiremos todos juntos uma das maiores comemorações do Brasil. Basta, para isso, agradecer e prestar homenagens a seus clientes, todos os anos, no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente. Veja algumas dicas:
»Anúncios em veículos de comunicação.
»Anúncios em mídia externa (front-lights, outdoors e bus-door).
»Promoção especial (desconto ou condição diferenciada de pagamento).
»Decoração especial.
»Distribuição de brindes.
»Realização de sorteios.
»Receber os clientes com guloseimas, salgadinhos, refrigerantes.
»Envio de mala-direta, folders.
»Mensagem especial nas ligações telefônicas e/ou telemarketing.
»Banner na homepage na internet.
Pop-up na internet.
»Telefonemas e/ou torpedos através de aparelho celular.
»Cartões ou etiquetas nas embalagens dos produtos.
»Alusão ao Dia do Cliente nas assinaturas das correspondências, a exemplo do que é feito no Natal.
»Homenagens através de e-mail marketing.
»Anúncios conjuntos e/ou encartes em jornais e revistas.
»Cupons de desconto.
»Funcionários trabalhando com bótons, pins ou camisetas alusivas ao Dia do Cliente.
»Promoções conjuntas com outras empresas.
»Programações especiais na participação em feiras e congressos durante o mês de setembro.
»Concurso de redação.
»Ações de marketing social (promoções do tipo McDia Feliz) ou ?Dê seu produto usado na compra de um novo?.
»Promoções especiais para a força de vendas.
»Campanhas de endomarketing (para clientes internos).
»Realização de eventos empresariais, artísticos e culturais (palestras, seminários, shows)
»Promoções com arrecadação de alimentos e agasalhos
»Patrocínio de eventos comemorativos do Dia do Cliente em entidades empresariais e de classe.
»Promover uma mega liquidação ou realizar ofertas-relâmpago.
»Distribuir amostras de produtos com alusão ao Dia do Cliente.
Agora, use sua criatividade e surpreenda positivamente os seus clientes, em 15 de setembro. Não interessa o tipo ou porte de sua ação. O importante é não deixar a data passar em branco.
Relate-nos, através do e-mail [email protected], que ações foram empreendidas e qual a repercussão junto a seus clientes. Sua história irá compor matéria especial a ser publicada no portal VendaMais na semana de comemoração do Dia do Cliente.
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