Dia do Cliente

No dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Conheça algumas ações já desenvolvidas por empresas para festejar a data. Todos os dias são, ou pelo menos deveriam ser, o Dia do Cliente. Entretanto, na prática, não é o que se vê. Por isso, está sendo criado e oficializado um dia especialmente concebido para você prestar homenagens a seus clientes, para agradecer, para mostrá-los o quanto são importantes: 15 de setembro ? Dia do Cliente.

As finalidades são aperfeiçoar as relações comerciais, estimular ações de capacitação profissional, motivar promoções e campanhas de marketing e que a data ganhe força e expressão no calendário comercial, traduzindo-se, dessa forma, em novas oportunidades de negócios.

São Paulo e Rio de Janeiro são as mais novas cidades a inserirem a data em seus respectivos calendários oficiais de eventos. Assim, chegamos a 11 estados, 11 capitais estaduais e 56 outras importantes cidades.

Em 2003, embora estivesse oficializado apenas no Rio Grande do Sul, recebi mensagens de dez estados diferentes, de empresas e entidades que, ao tomarem conhecimento do Dia do Cliente através da VendaMais, comemoraram a data e relataram o impacto altamente positivo que tiveram. De lá para cá, o Dia do Cliente não pára de crescer, vejam alguns exemplos de homenagens:

Assinante da VendaMais, a empresa Avillis do Brasil, de Belo Horizonte, festeja desde 2003. No primeiro ano, decoraram a empresa com banners e balões e receberam os clientes com salgadinhos e refrigerantes. Nos anos seguintes, além disso, realizaram promoções de venda e distribuíram brindes.

&raquoA CDL de Campo Bom, RS, angariou produtos junto a seus associados e montou diversas cestas. No Dia do Cliente, a cada 20 reais em compras nas lojas participantes, o cliente ganhava um cupom para concorrer às cestas, que foram entregues em um jantar festivo com cobertura da imprensa.

&raquoNa franquia Gazoline, de roupa jovem, na cidade de Balneário Camboriú, SC, a cada X reais em compras, o cliente ganhava um ingresso para uma festa local.

&raquoA rede de farmácias Pan-Vel, em Pelotas, RS, montou um estande em uma praça, realizando gratuitamente medições de pressão e testes de diabete, além de distribuir brindes e oferecer produtos com substancial desconto.

&raquoA CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) está disponibilizando cartazes alusivos ao Dia do Cliente para CDLs e lojistas de todo o Brasil (solicitar através do site www.cndl.org.br).

&raquoA Brasilsul, de Porto Alegre, roupas para fitness, distribuiu barrinhas de cereais com um cartão alusivo ao Dia do Cliente, além de enviar mensagem para seu mailing.

&raquoEntidades como as CICs de Caxias do Sul e Garibaldi, RS, o CEJAS, de Jaraguá do Sul, SC, e a FASB, de Teixeira de Freitas, BA, realizaram, com absoluto sucesso, palestras de lançamento e divulgação do Dia do Cliente com o idealizador da data.

&raquoO Shoptime, canal de compras da Globosat, realizou promoção especial, com descontos, brindes e condições especiais de pagamento.

&raquoA Staff Comunicação, do Rio de Janeiro, enviou uma caixa de bombons e um cartão a todos os seus clientes.

&raquoA Central Nacional Unimed, em São Paulo, reuniu seus clientes em um grande coquetel de confraternização.

&raquoEmpresas de diversos estados publicaram anúncios em veículos de comunicação e enviaram correspondências ou cartões virtuais a seus clientes: Paim Comunicação, de Porto Alegre; Telelistas do Rio de Janeiro; Gelre, de São Paulo; Imperial Centrocar, de Teresina, Iputinga Veículos, de Recife.

&raquoA Gás Multiagência, agência de publicidade e propaganda de Florianópolis, SC, produziu uma mídia digital e enviou a seus clientes. Essa mídia acabou recebendo o Troféu Bronze no Prêmio Colunistas.

A Prado Etiquetas, de Itatiba, SP, produziu grande lote de etiquetas adesivas com a expressão: 15 de setembro ? O Dia do Cliente ? Cole esta idéia.

&raquoA ANJ (Associação Nacional de Jornais), a Rede Brasil Sul de Telecomunicações e a Associação Brasileira de Brindes incluíram a comemoração do Dia do Cliente em seu calendário de eventos.

&raquoO presidente da CDL de Jaraguá do Sul, SC, em seu estabelecimento comercial, colocou na entrada dois enormes cestos de vime repletos de balas, bombons e pirulitos para os clientes se servirem à vontade.

&raquoA CDL de Garibaldi, RS, realizou sorteios através das rádios locais.

&raquoA CDL de Jovem de Vacaria, RS, realizou coquetel que contou, inclusive, com a presença do ator global Werner Schünemann.

&raquoA Rede de Postos Polipetro, de Santa Catarina, distribuiu brindes em seus postos de abastecimento.

&raquoA Rio Grande Energia, a Visate e o Hotel Blue Tree patrocinaram evento na Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, RS.

É através do somatório de pequenas, mas múltiplas ações, que construiremos todos juntos uma das maiores comemorações do Brasil. Basta, para isso, agradecer e prestar homenagens a seus clientes, todos os anos, no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente. Veja algumas dicas:

&raquoAnúncios em veículos de comunicação.
&raquoAnúncios em mídia externa (front-lights, outdoors e bus-door).
&raquoPromoção especial (desconto ou condição diferenciada de pagamento).
&raquoDecoração especial.
&raquoDistribuição de brindes.
&raquoRealização de sorteios.
&raquoReceber os clientes com guloseimas, salgadinhos, refrigerantes.
&raquoEnvio de mala-direta, folders.
&raquoMensagem especial nas ligações telefônicas e/ou telemarketing.
&raquoBanner na homepage na internet.
Pop-up na internet.
&raquoTelefonemas e/ou torpedos através de aparelho celular.
&raquoCartões ou etiquetas nas embalagens dos produtos.
&raquoAlusão ao Dia do Cliente nas assinaturas das correspondências, a exemplo do que é feito no Natal.
&raquoHomenagens através de e-mail marketing.
&raquoAnúncios conjuntos e/ou encartes em jornais e revistas.
&raquoCupons de desconto.
&raquoFuncionários trabalhando com bótons, pins ou camisetas alusivas ao Dia do Cliente.
&raquoPromoções conjuntas com outras empresas.
&raquoProgramações especiais na participação em feiras e congressos durante o mês de setembro.
&raquoConcurso de redação.
&raquoAções de marketing social (promoções do tipo McDia Feliz) ou ?Dê seu produto usado na compra de um novo?.
&raquoPromoções especiais para a força de vendas.
&raquoCampanhas de endomarketing (para clientes internos).
&raquoRealização de eventos empresariais, artísticos e culturais (palestras, seminários, shows)
&raquoPromoções com arrecadação de alimentos e agasalhos
&raquoPatrocínio de eventos comemorativos do Dia do Cliente em entidades empresariais e de classe.
&raquoPromover uma mega liquidação ou realizar ofertas-relâmpago.
&raquoDistribuir amostras de produtos com alusão ao Dia do Cliente.

Agora, use sua criatividade e surpreenda positivamente os seus clientes, em 15 de setembro. Não interessa o tipo ou porte de sua ação. O importante é não deixar a data passar em branco.

Relate-nos, através do e-mail [email protected], que ações foram empreendidas e qual a repercussão junto a seus clientes. Sua história irá compor matéria especial a ser publicada no portal VendaMais na semana de comemoração do Dia do Cliente.

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