Dicas de EugĂȘnio Sales Queiroz, Eliane Mesquita Russo, David Carlessi e Sueli Rodrigues

Dicas de EugĂȘnio Sales Queiroz, Eliane Mesquita Russo, David Carlessi e Sueli Rodrigues ?Quem deixa para depois o que pode fazer logo, perde o que nunca mais encontrarĂĄ: o tempo?
Coelho Neto

?A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte?
Mahatma Gandhi


Venda consultiva x metas

Muitos vendedores afirmam que Ă© impossĂ­vel realizar vendas consultivas e cumprir as metas da empresa simultaneamente. No entanto, isso Ă© possĂ­vel, confira algumas dicas:

» As metas se baseiam em pesquisas que fornecem argumentaçÔes para enfrentar a concorrĂȘncia. Examine cuidadosamente esse material.

» Para atender Ă s demandas Ă© preciso se atualizar sempre. Busque novas abordagens.

» Estatisticamente, o maior esforço de cumprimento de metas se concentra na quinzena final do mĂȘs, gerando maior pressĂŁo e menor produtividade. Planeje suas ?investidas? no inĂ­cio do mĂȘs.

VocĂȘ pode nĂŁo concordar ou entender algumas metas, mas nĂŁo se omita ? busque o diĂĄlogo e contribua. A venda consultiva traz a customização, diferencial vital nessa Ă©poca ultracompetitiva.

Eliane Mesquita Russo é formada em Publicidade e Propaganda, possui pós-graduação em Marketing de Serviços e é sócia-diretora da Inmind Treinamento.
Visite o site: www.inmind.com.br


Saiba ouvir

Dar atenção quando os outros estão falando é muito importante para manter a qualidade da comunicação. Confira algumas dicas sugeridas pelo livro Como se Comunicar Bem da editora Publifolha.

» Tome como verdade o que lhe Ă© dito atĂ© que se prove o contrĂĄrio.

» Mal-entendidos sĂŁo causados pela vontade de ouvir sĂł o que vocĂȘ quer.

» InterrupçÔes constantes podem desencorajar uma pessoa que tenha dificuldade em exprimir seu ponto de vista.


Amplie a sintonia com o cliente

Ajustar a sintonia com seu cliente Ă© fundamental. Trabalhar isso depende do quanto vocĂȘ o percebe e responde assertivamente. A sua percepção pode ser melhorada. Como? Confira algumas dicas:

» Mantenha-se em constante estado de ?presença? ? Estudos mostram que na maior parte do tempo, os nossos pensamentos estĂŁo no passado e outra boa parte no futuro. Ora, se estamos no passado ou no futuro, nĂŁo conseguimos prestar atenção no aqui, agora.

» Estabeleça o rapport ? É o processo de ?espelhamento? que facilita a empatia. Para que isso seja bem-feito, Ă© preciso se despojar de preconceitos, deixar de lado algumas crenças e valores para conseguir perceber corretamente o outro.

» Trabalhe seus sentidos ? Amplie seu poder de captação visual, auditiva e cinestĂ©sica. Preste mais atenção a imagens, sons, texturas, etc. Nossos sentidos sĂŁo ?acostumados? Ă  realidade que proporcionamos a eles.

Sueli Rodrigues é consultora em estratégias de construção da lealdade do cliente. Desenvolve e ministra treinamentos comportamentais de atendimento e vendas. Visite o site: www.consultoriasr.com.br


Seja claro

O livro As 100 Melhores Dicas de Vendas dos Últimos Tempos da editora BestSeller traz pensamentos de grandes personalidades que ajudam a entender melhor o processo de vendas, como cativar o cliente e estabelecer vĂ­nculos com os compradores. Um dos conselhos da obra Ă© de Arthur Ashe, que traz dois pontos importantes para os vendedores: ?Os segredos importantes do sucesso sĂŁo a autoconfiança e a preparação?.


Construa relacionamentos

Relacionar-se significa ocupar um espaço na mente do cliente e também no coração dele. Para isso, o relacionamento precisa ser sustentado por vårios fatores ? produtos ou serviços que atendam às necessidades, pronta solução de problemas, preço justo e ética. Hå dois níveis de relacionamento: o esperado e o que supera as expectativas.

O esperado nem sempre é oferecido adequadamente. O encantamento se baseia no atendimento diferenciado, que pode gerar fidelização do cliente. Por isso, profissionais e empresas devem se comprometer com o atendimento ao cliente e se desenvolver para manter relaçÔes duradouras. Se a relação entre parceiros é predatória, hå somente perdedores. Quando um cliente é respeitado e confia na solução dos problemas, ele desenvolve um relacionamento de longo prazo.

David Carlessi é consultor do Idort/SP, especialista em Preparação de Times de Trabalho e Treinamentos Comportamentais.
Visite o site: www.idort.com


Defina as regras do jogo

VocĂȘ quer fazer parte de uma equipe bem-sucedida? EntĂŁo, precisa ajudar a manter a harmonia do grupo em que trabalha. Segundo Blair Singer, autor do livro Equipes Ricas e Vencedoras da editora Campus/Elsevier, Ă© estabelecer e conversar sobre regras: ?Às vezes, a maneira mais fĂĄcil de evitar aborrecimentos, conflitos e desarmonia em qualquer grupo Ă© dedicar um tempo para garantir que todos estejam seguindo as mesmas regras?.


Tenha foco

Se vocĂȘ deseja colecionar vitĂłrias, precisa ter foco naquilo que almeja alcançar. Isso porque Ă© grande o nĂșmero de pessoas que se perdem durante o caminho, simplesmente por fazerem coisas que nĂŁo precisam, tirando a atenção daquilo que realmente precisa ser feito.

Ter foco Ă© saber exatamente onde se deseja chegar.
Ter foco Ă© estabelecer metas claras que o levem ao lugar desejado.
Ter foco Ă© nĂŁo perder tempo.
Ter foco Ă© ter um mapa para se orientar.
Ter foco Ă© ser perseverante para nĂŁo desistir.

Faça uma pausa e observe se o seu foco estå nos problemas ou nas soluçÔes que precisa alcançar. Não perca tempo com coisas e conversas sem sentido. Siga firme no seu propósito. Afinal, a vida é muito breve para se perder tempo com coisas supérfluas. Que a partir de hoje seu foco seja o sucesso, trabalho contínuo, fazer o bem a todos à sua volta, pois quem tem foco sabe exatamente onde quer chegar.

EugĂȘnio Sales Queiroz Ă© consultor e conferencista, alĂ©m de autor do livro Em Busca da ExcelĂȘncia Profissional.
E-mail: [email protected]


Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor devem enviĂĄ-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serĂŁo analisados e publicados em ediçÔes posteriores da revista VendaMais.

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