Dicas de motivação para quem está começando

Mesmo que você não vislumbre, na empresa em que está trabalhando atualmente, uma ascensão profissional, procure aprender o máximo que puder. Lembre-se que a menos que você tenha nascido em berço de ouro, o que não é o caso para a maioria das pessoas, para alcançar o sucesso profissional, chegar ao topo como muitos almejam, sua jornada terá de partir do primeiro degrau.

O que você tem de ter sempre em mente é o seu objetivo. Ter muito claro aonde quer chegar e de que forma pretende trilhar o seu caminho para chegar lá. Quantos anos se passam, enquanto apenas sonhamos o que desejamos para o nosso futuro? E quantos realmente ousam e agem, a fim de transformar os sonhos em realidade?

Você é um realizador de sonhos ou só aprendeu a idealizar?

Não existe sonho “impossível”. Não se permita duvidar dessa verdade, pois você é do tamanho dos seus sonhos, e o que tornará os seus sonhos realidade ou não será sua força, sua persistência, sua superação de conceitos e preconceitos na incessante busca para realizá-los. Seu futuro é agora. Portanto, não ignore o presente achando que o dia de amanhã será um novo dia, pois uma forma eficaz de fazer com que nada de novo, construtivo ou verdadeiramente emocionante aconteça na sua vida é não fazer simplesmente nada.

Apenas fique parado, assistindo a vida passar como quem assiste a um filme. Continue a admirar o feito dos seus amigos. Continue a achar interessante não sentir o gosto do fracasso, mas lembre-se, também, que isso se deve ao fato de você nunca ter ido à luta. Ficar acomodado e não fazer nenhum tipo de planejamento para a vida é sonhar e apenas isso não vale. Sonhar, todo mundo sonha, não é um privilégio só seu. Realizar merece muito mais do que apenas querer.

Comece procurando dar verdadeiro sentido à sua vida. Nesse processo, é fundamental uma boa dose de ambição. “Feche para balanço.” Analise tudo que você fez até agora. Procure planejar a sua vida para os próximos dias, meses e, por que não, anos? Se lance aos desafios.

Não me entenda mal, não estou pedindo para abraçar o mundo com as mãos, estou tentando fazê-lo entender que se você ainda não encontrou o seu papel neste mundo, nem o que quer do mundo, nem o que o mundo quer de você, cuidado! O tempo não irá parar até que você resolva agir.

Tenha em mente mais uma coisa: “Os sonhos são mutáveis”, se ontem era um e hoje é outro, isso não importa, o que importa é que sejam quais forem os seus sonhos, não deixe que eles sejam apenas sonhos.

Nenhuma organização é um mar de rosas, todas as empresas e instituições possuem falhas, mesmo aquelas consideradas “as melhores para trabalhar”. Por isso, tenha em mente que a melhor motivação que você poderá ter para prosseguir adiante é o crescimento constante do seu aprendizado. Aprenda tudo o que puder, seja curioso. Não se limite a aprender apenas o que lhe ensinam.

Mesmo que você não vislumbre, na empresa em que está trabalhando atualmente, uma ascensão profissional ou não seja reconhecido pelo trabalho que faz, ainda assim enquanto nela estiver, procure aprender o máximo que puder.

Lembre-se: é o seu nome que está no trabalho, não importa o quanto estejam lhe pagando por ele. O seu nome vale muito e você quer fazer dele uma referência no mercado de trabalho. Leia muito, faça pesquisas, mesmo que em seu horário de trabalho não permitam isso, procure chegar 30 minutos mais cedo para isso ou ficar 30 minutos após o horário. E ainda que não seja possível, faça pesquisas em casa, em livros, pela internet sobre os assuntos que deseja se aprofundar.

Procure fazer diversos cursos ou palestras que você poderá participar gratuitamente. Mas ainda que não sejam gratuitos, não tenha dó de investir no seu capital intelectual. Só então, você poderá pegar toda essa bagagem de conhecimento, todo esse capital intelectual e ir à busca do seu lugar ao sol, pois “O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” (Albert Einstein).

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima