Dicas – junho de 2003

MITOS E VERDADES

Quando eu estava na universidade, fui convidado para passar as férias na fazenda de um amigo, cujo pai era um imigrante italiano que chegou ao Brasil sem nada e, depois de muita luta, montou um império agropecuário. A fazenda era administrada por um primo seu que, todos os dias, enquanto nos levava para passear, falava sobre quanto o dono perdia de dinheiro, pois não entendia do assunto, etc. Eu escutava aqueles comentários e pensava sobre aqueles erros todos. Um dia, comentei com um colega: ?Puxa, como o administrador entende de fazenda! E o pai do nosso amigo, que pena, está completamente por fora?. Então ouvi uma resposta que nunca mais esqueci: ?Bobagem! Os dois chegaram juntos da Itália. Só que um fez império e o outro fez fofoca?. Desde então, aprendi a prestar atenção nos campeões, e não em quem alardeia grandes feitos, mas não realiza nada.

Roberto Shinyashiki é escritor, conferencista e consultor. E-mail: [email protected]

VEJA ONDE SENTA

Uma dica rápida de Feng Shui no escritório:

pessoas sentadas de costas para a porta ficam excessivamente nervosas; de costas para o corredor, onde existe grande movimento, ficam constantemente vulneráveis e em estado de alerta; de frente para a porta perdem a criatividade e a concentração; e de frente para a parede, tornam-se limitadas.

ASSUMA UMA POSIÇÃO

Vemos que é cada vez mais difícil encontramos pessoas que se proponham a assumir uma posição, seja em casa ou numa reunião de negócios. Principalmente quando se é subordinado a alguém que realmente exerce o comando. Não tenha medo. Diga, de forma clara e firme, o seu posicionamento em todas as situações. Isso vai ajudar os outros a entenderem como lidar com suas idéias e não irá causar-lhe contragostos futuros. No mínimo vai livrar-lhe de cenas deprimentes como a citação do prefeito norte-americano Joseph Alexander: ?Sou filosoficamente contra qualquer aumento de tarifas… Mas isso não quer dizer que não vou apoiá-las?.

ACABE COM A GORDURA

Siga o bom conselho de Brian Tracy: mantenha um peso adequado, com dietas moderadas e exercícios. Afinal, o ?peso-extra? em seu corpo funciona como um pacote de tijolos nas costas ? e numa subida! Ele o deixa cansado, sobrecarrega seus pulmões, coração e músculos. Mas não deixe para começar na segunda, OK?!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima