Dicas para alavancar sua carreira

Quem não quer alavancar sua carreira? Confira 10 dicas para ajudar você a conquistar um ponto alto. Para aumentar a sua produtividade e alavancar a sua carreira é preciso estar constantemente revendo conceitos, adaptando-se ao novo e procurando novas possibilidades de melhorias. Vivemos boa parte de nosso tempo nos retorcendo com o passado, preocupados com o futuro e vivenciando muito pouco o presente. Confessemos: quanto tempo faz que não nos preocupamos exclusivamente com o presente? É no presente que tudo acontece. Apenas o presente nos pertence.

Fique atento às dicas comportamentais listadas a seguir, que trazem informações para ajudar você a alavancar a sua carreira. São extremamente simples e, talvez por isso, muito eficazes. É lógico que não se restringem somente a dez, porém são algumas que destaco como fundamentais. Procure torná-las um hábito em sua vida e aguarde os resultados. Com certeza eles virão…

1. Foque o positivo ? Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo. Óbvio? Nem tanto. Os pensamentos levam à ação, então pensamentos positivos levam a atos positivos. A maioria das pessoas está sempre procurando ?pêlos em ovos?. Dizem que 90% de nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos. Pense em sua vida. Você é daqueles que valorizam suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, ou fica sempre olhando para a ?grama do vizinho?, acreditando firmemente que é um ser injustiçado? Procure transformar em novas oportunidades fatos que, a princípio, parecem adversos. Lembre-se: os vencedores são otimistas por natureza.

2. Aja com entusiasmo ? ?Ter Deus dentro de si.? Era assim que os gregos, na Grécia Antiga, definiam as pessoas que agiam entusiasticamente. O entusiasmo é contagiante. Felicidade atrai mais felicidade e sucesso atrai mais sucesso. Pense: as pessoas que acreditam em si, que estão sempre sorrindo, têm mais amigos, são mais felizes e realizadas. Para se destacar, ser um verdadeiro talento, o profissional deve ter duas características imprescindíveis: competência técnica e paixão por aquilo que faz.

3. Não julgue precipitadamente ? Evite rotular pessoas ou situações. Nunca ouça apenas uma opinião ou tire conclusões precipitadas. Você poderá cometer uma grande injustiça, criando um ambiente negativo em casa ou no trabalho. Ninguém, eu disse, ninguém é dono da verdade. O que é certo para um é errado para outro. Conflitos fazem parte da nossa vida. Enfrente-os, encare a situação com maturidade, transparência e honestidade.

4. Seja empático ? Empatia significa colocar-se emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com os ?olhos do outro?. Faça esta experiência: antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante de sua equipe, as relações com o mercado, fornecedores e parceiros. Ouça com atenção, faça com que seu interlocutor se sinta importante. Não cometa o erro de acreditar na frase: ?Só existem dois tipos de pessoas para mim: as erradas e as que concordam comigo?.

5. Fale menos e faça mais ? Os verdadeiros campeões são homens ou mulheres de poucas palavras e de muita ação. Um exemplo vale mais do que mil palavras. Seja o exemplo, independente do que os outros pensem ou digam. Em vez de repetir o sermão da globalização (competição, atualização, inovação e criatividade), aja. Faça mais, crie mais, estude mais, leia mais e inove mais.

6. Pergunte sempre: isso agrega valor? ? Acredite, você pode aumentar a qualidade e a produtividade do seu trabalho com esta simples pergunta: agrega valor? Este processo, relatório, equipamento, produto e até mesmo cliente agregam valor à companhia? É incrível a quantidade de dados e controles que são preenchidos e que não servem para nada. Agora é hora de comparar a qualidade produzida e a qualidade percebida pelo cliente, seja ele externo ou interno.

7. Aprenda a se motivar ? Especialistas nos ensinam que temos quatro grandes fontes de automotivação. São elas:
&raquo Você mesmo com suas crenças e atitudes.
&raquo Pessoas à sua volta.
&raquo Mentor emocional.
&raquo Ambiente e instalações (fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos ?detalhes? que nos levam a uma maior produtividade).
Sendo assim, busque apoio e incentivo em amigos e parentes; tenha em mente um personagem real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire; transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.

8. Prepare sucessores ? Quer crescer? Então contribua para o crescimento de outras pessoas. Essa é a melhor forma de crescer. Isso motiva as pessoas à sua volta e atrai bons talentos para sua equipe. E, além disso, você não perderá boas oportunidades simplesmente por não ter a quem lhe substituir.

9. Compartilhe o sucesso ? Sempre deixe claro que o seu sucesso deve-se ao trabalho e apoio de muitas pessoas. Não existe nada pior do que fazer com que os outros não se sintam reconhecidos. E, infelizmente, nos dias de hoje, esse é um dos aspectos mais falhos no ambiente organizacional. Conscientize-se, portanto, de que o reconhecimento é tão bom quanto uma boa remuneração. E não se esqueça: não é preciso ser dono, diretor ou gerente para fazer um elogio, sorrir ou simplesmente dizer ?muito obrigado?.

10. Valorize a ética e a cidadania ? Prepare profissionais para o País e não só para o mercado, incentivando a colocar em prática algum programa social, que envolva inclusive os funcionários. Existem várias formas de doação: além de dinheiro, a organização pode doar um pouco de tempo, conhecimento e habilidades dos seus colaboradores. Os melhores profissionais valorizam o trinômio empresa-colaboradores-comunidade de maneira respeitosa e engrandecedora e sentem orgulho de trabalhar em uma organização que possui esses mesmos valores.

Agindo de acordo com princípios como esses você, com certeza, terá muitos benefícios.

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