ConheƧa todos os tipos de vendedores que jĆ” se ouviu falar e aumente suas vendas sendo vocĆŖ mesmo! Pamonha, pamonha de Piracicaba! Vem pra caixa vocĆŖ tambĆ©m! Mais barato, mais barato! Cobrimos qualquer oferta anunciada pela concorrĆŖncia! OlĆ”, tenha um pĆ©ssimo dia, digite o cĆ³digo tal para isso e tal para aquilo!
FĆ³rmulas para impactar o retorno de atenĆ§Ć£o se estendem atĆ© as soluƧƵes. Fornecer o bĆ”sico (os ingredientes de uma boa feijoada), alĆ©m do extra (a sobremesa), deve fazer com que seja estabelecido um vĆnculo com o inconsciente do consumidor.
Na venda tradicional, estabelecemos um contato pleiteando um contrato de vĆnculo, que nos obriga a prestar ou transferir algo que passa a ser de direito do comprador pela troca de uma determinada contraprestaĆ§Ć£o.
Na venda consultiva (um processo evolutivo necessĆ”rio para o exercĆcio da competitividade), procuramos estabelecer relaƧƵes estĆ”veis com o cliente, atravĆ©s de mĆ©todos constantes de criaĆ§Ć£o, que visam o estabelecimento de vantagens mĆŗtuas durante a venda, proporcionando valores agregados que adicionem os desejos normais dos clientes.
VĆ”rios jĆ” foram os ?modelos de vendedores? que vimos no mercado, mas o que faz vocĆŖ ganhar pontos e atĆ© mesmo vendas Ć© ser diferente.
JĆ” vivemos a fase do ?vendedor-pressĆ£o?, aquele que nĆ£o se importava com o que estava vendendo. JĆ” passamos tambĆ©m pelo ?vendedor-produto?, que na maioria das vezes demonstrava um conhecimento superficial sobre ?o mix? oferecido e com ideologias do tipo ?se acertar, quem sabe, compram alguma coisa?. Depois, evoluĆmos para o ?vendedor-cliente?, movido pela lei do consumidor, medo pela competitividade e aƧƵes quase idĆŖnticas a dos concorrentes, evitando riscos pela diferenciaĆ§Ć£o.
Por fim, chegamos a uma visĆ£o ampliada de que Ć© necessĆ”rio ser um ?vendedor-consultor?, uma visĆ£o corporativa voltada e montada para o mercado, modelos horizontais que propiciam os detalhes com ampla capacidade analĆtica para conquistar relacionamentos estĆ”veis e de longo prazo.