Conheça todos os tipos de vendedores que jÔ se ouviu falar e aumente suas vendas sendo você mesmo! Pamonha, pamonha de Piracicaba! Vem pra caixa você também! Mais barato, mais barato! Cobrimos qualquer oferta anunciada pela concorrência! OlÔ, tenha um péssimo dia, digite o código tal para isso e tal para aquilo!
Fórmulas para impactar o retorno de atenção se estendem atĆ© as soluƧƵes. Fornecer o bĆ”sico (os ingredientes de uma boa feijoada), alĆ©m do extra (a sobremesa), deve fazer com que seja estabelecido um vĆnculo com o inconsciente do consumidor.
Na venda tradicional, estabelecemos um contato pleiteando um contrato de vĆnculo, que nos obriga a prestar ou transferir algo que passa a ser de direito do comprador pela troca de uma determinada contraprestação.
Na venda consultiva (um processo evolutivo necessĆ”rio para o exercĆcio da competitividade), procuramos estabelecer relaƧƵes estĆ”veis com o cliente, atravĆ©s de mĆ©todos constantes de criação, que visam o estabelecimento de vantagens mĆŗtuas durante a venda, proporcionando valores agregados que adicionem os desejos normais dos clientes.
VÔrios jÔ foram os ?modelos de vendedores? que vimos no mercado, mas o que faz você ganhar pontos e até mesmo vendas é ser diferente.
JĆ” vivemos a fase do ?vendedor-pressĆ£o?, aquele que nĆ£o se importava com o que estava vendendo. JĆ” passamos tambĆ©m pelo ?vendedor-produto?, que na maioria das vezes demonstrava um conhecimento superficial sobre ?o mix? oferecido e com ideologias do tipo ?se acertar, quem sabe, compram alguma coisa?. Depois, evoluĆmos para o ?vendedor-cliente?, movido pela lei do consumidor, medo pela competitividade e aƧƵes quase idĆŖnticas a dos concorrentes, evitando riscos pela diferenciação.
Por fim, chegamos a uma visĆ£o ampliada de que Ć© necessĆ”rio ser um ?vendedor-consultor?, uma visĆ£o corporativa voltada e montada para o mercado, modelos horizontais que propiciam os detalhes com ampla capacidade analĆtica para conquistar relacionamentos estĆ”veis e de longo prazo.