Diferenciação em vendas: dos modelos tradicionais aos consultivos

Conheça todos os tipos de vendedores que já se ouviu falar e aumente suas vendas sendo você mesmo! Pamonha, pamonha de Piracicaba! Vem pra caixa você também! Mais barato, mais barato! Cobrimos qualquer oferta anunciada pela concorrência! Olá, tenha um péssimo dia, digite o código tal para isso e tal para aquilo!

Fórmulas para impactar o retorno de atenção se estendem até as soluções. Fornecer o básico (os ingredientes de uma boa feijoada), além do extra (a sobremesa), deve fazer com que seja estabelecido um vínculo com o inconsciente do consumidor.

Na venda tradicional, estabelecemos um contato pleiteando um contrato de vínculo, que nos obriga a prestar ou transferir algo que passa a ser de direito do comprador pela troca de uma determinada contraprestação.

Na venda consultiva (um processo evolutivo necessário para o exercício da competitividade), procuramos estabelecer relações estáveis com o cliente, através de métodos constantes de criação, que visam o estabelecimento de vantagens mútuas durante a venda, proporcionando valores agregados que adicionem os desejos normais dos clientes.

Vários já foram os ?modelos de vendedores? que vimos no mercado, mas o que faz você ganhar pontos e até mesmo vendas é ser diferente.

Já vivemos a fase do ?vendedor-pressão?, aquele que não se importava com o que estava vendendo. Já passamos também pelo ?vendedor-produto?, que na maioria das vezes demonstrava um conhecimento superficial sobre ?o mix? oferecido e com ideologias do tipo ?se acertar, quem sabe, compram alguma coisa?. Depois, evoluímos para o ?vendedor-cliente?, movido pela lei do consumidor, medo pela competitividade e ações quase idênticas a dos concorrentes, evitando riscos pela diferenciação.

Por fim, chegamos a uma visão ampliada de que é necessário ser um ?vendedor-consultor?, uma visão corporativa voltada e montada para o mercado, modelos horizontais que propiciam os detalhes com ampla capacidade analítica para conquistar relacionamentos estáveis e de longo prazo.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima