Dificultando o atendimento

Saiba que existem diferenças entre receber bem um cliente e atendê-lo bem. Conheça-as e pratique um bom atendimento para aumentar suas vendas Cada vez mais o atendimento se torna verdadeira obsessão. As empresas estão investindo milhões de reais por ano para melhorar o encantamento do cliente, porém, boa parte desse dinheiro vai para o ralo. Atender bem, nos padrões de antigamente, não é suficiente para que nossos clientes fiquem satisfeitos.

É claro que receber bem o cliente, com um tapete vermelho, sorriso e simpatia ainda fazem diferença, mas hoje é muito pouco. O consumidor quer mais que ser bem recebido, é como se você acolhesse em sua casa uma visita com todo entusiasmo, e na hora de oferecer um cafezinho, serve-o frio, com louça suja e sem a mínima vontade de satisfazer seu visitante.

Não é uma comparação absurda, é realidade. Acredito que não existe fórmula mágica para atender e vender bem, mas alguns procedimentos que são obrigatórios para que, além da venda, ofereça-se satisfação.

Se o vendedor usou uma palavra negativa, não pode apertar o botão e voltar à cena anterior. No entanto, deve prestar atenção para não repetir o erro na próxima vez. Por exemplo: ?O senhor não vai levar nada hoje??. Convenhamos, é um absurdo abordar dessa forma. Na cartilha do bom atendimento isso significa pecado, e dos feios. Agora, o que dizer quando abordou assim e conseguiu vender?

Na cartilha, também deveria ter um plano de reserva que apura resultados. De nada adiantará receber nosso rei ?com bom dia?, ?estou disponível?, ?meu nome é… e o seu?? se na hora de orientá-lo sobre determinado produto, não souber como ele funciona, quais são suas características e benefícios nem compreender exatamente o que o cliente quer.

Relaciono a seguir algumas ?pérolas? ditas por vendedores, atendentes e até mesmo por alguns donos de lojas que assassinam o atendimento e enterram as vendas:

» ?Só esta comprinha hoje??
» ?Não sei se tem no estoque.?
» ?Este tecido é importado?
» ?Sei lá, só me disseram que é bom!?
» ?Esta marca que o senhor deseja não vendemos? (e deixam o cliente ir embora sem opção).
» ?O ?precinho? está bom!?
» ?Espere a liquidação chegar, boba!?
» ?Não vendemos produtos do seu tamanho.?
» ?Depois da hora, nem pensar em atender.?
» ?Agora estou fazendo a faxina da loja, aguarde um pouco.?
» ?Quer um pedaço do meu lanche??
» ?Este produto é muito caro, eu não compraria!?
» ?Hoje, o patrão está de mau humor.?
» ?O preço é este, quer ou não quer??
» ?Só vendemos nessas condições.?
» ?O seu cadastro está sujo.?
» ?A primeira compra só com entrada e dois avalistas.?
» ?Certo, falei que esta semana o produto estaria na loja, mas o ?danado? do fornecedor mancou comigo.?
» ?De novo, troca de mercadoria!??
» ?O caixa não entende nada de vendas, por isso falou errado sobre a promoção.?

Então, será que adianta somente receber bem? Qual é o seu conceito de bom atendimento?

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