Dinheiro não é tudo – fevereiro de 2006

“Há 25 anos leio livros de psicologia, e todos eles afirmam que os incentivos são uma maneira eficiente de tocar a motivação intrínseca do trabalhador, ou seja, seu desejo nato de fazer bem alguma coisa” Tom Peters

O que há por trás do prêmio

Vamos analisar, por um momento, a festa do Oscar, o pódio das Olimpíadas ou a Copa do Mundo. De onde vem toda aquela alegria dos vencedores? Certamente, não é apenas devido ao valor do prêmio, um mês de salário do Ronaldinho (qualquer um deles) é suficiente para fazer centenas de taças iguais a da FIFA e em ouro maciço. Não, a alegria e a emoção vêm de outro lugar. Veja como despertar o mesmo sentimento em sua equipe:

1. Organize categorias reconhecíveis ? É o que o Oscar faz. Não há nada melhor do que ser reconhecido como o melhor entre seus pares. O instituto de pesquisas norte-americano Gallup, por exemplo, promove um evento anual em que todas as categorias de funcionários recebem um prêmio. Do melhor vendedor ao melhor professor da fundação de apoio à infância, todos concorrem em uma determinada categoria.

2. Crie uma tradição ? A Copa FIFA e a antiga Jules Rimet têm décadas de histórias para contar. Estiveram na mão de pessoas que viraram lenda, até hoje inspiram novas gerações e continuarão a fazê-lo enquanto houver futebol. Inicie também a sua tradição, crie algo que simbolize sua empresa, sua história e os ideais imortais que você quer que seus vendedores tenham.

3. Estimule uma saudável competição interna ? Na divisão de equipamentos hospitalares da Toshiba, nos Estados Unidos, por exemplo, há o equivalente a uma medalha de outro: 30 viagens destinadas aos melhores vendedores do ano e a seus acompanhantes.

Aniversário

Alguns prêmios que fazem a diferença em aniversários de membros da sua equipe:

· Tarde ou manhã de folga.

· Flores para a esposa ou esposo.

· Nome impresso no calendário interno da empresa (com um computador, é facílimo fazer um calendário com os aniversários de todos os funcionários).

· Dois ingressos para um cinema.

Qualidade

A gráfica da marinha dos Estados Unidos presenteia com botons especiais de lapela seus funcionários que conseguem cumprir bem um projeto. E, quando o órgão ganhou um prêmio de qualidade do seu governo, todos os funcionários ganharam um bônus.

Reconheça, também, os envolvidos em momentos especiais.

Personalidade

A filial de uma empresa sueca, nos Estados Unidos, convenceu o casal real daquele país a participar de uma campanha de incentivos para seus vendedores. Os participantes recebiam cartas do casal real, fotos autografadas e finos brindes de cristal sueco, quando as metas eram alcançadas. Isso é trazer para uma equipe de vendas algo inatingível, quando que a maioria das pessoas ali imaginaria ter um contato ? meio padronizado, é verdade ? com uma autêntica família real? Tente levar uma experiência inesquecível para sua equipe também.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima