Dinheiro não é tudo – julho de 2006

“Chefes sempre se impressionam com o quanto de conhecimento existe na base da pirâmide da empresa” Robert Thirkell

Dependência

A Renault do Brasil implantou um programa de prevenção e reabilitação em dependência química para ajudar os funcionários usuários de drogas (cigarro, álcool em excesso e remédios controlados). O custo para o empregado/paciente é zero e o sigilo absoluto é garantido. Além de reabilitar, também há campanhas preventivas internas de conscientização. Os resultados, desde a criação do projeto, são visíveis. Houve queda nos índices de absenteísmo e de acidentes de trabalho.

O outro lado

Um hotel dos Estados Unidos mantém um quarto à disposição dos empregados, exatamente igual aos quartos dos hóspedes. Além de funcionar como uma sala de reunião extra, os empregados podem relaxar, se servir no frigobar e seus familiares/amigos podem assistir TV ou ler, enquanto esperam o turno do funcionário acabar. Mas a grande sacada é que o quarto permite que os funcionários, ao viver a experiência dos clientes, descubram novas maneiras de melhorar o serviço.

Símbolos

Um líder pode energizar toda sua empresa ou equipe ao usar certos símbolos ou imagens que traduzam o que ele deseja para todos. Na porta de Mary Kay Ash, fundadora e presidente dos cosméticos Mary Kay, por exemplo, não está escrito ?presidente?, CEO ou algo do tipo. Em vez disso, uma placa proclama que ali é o ?Departamento de raios de sol e arco-íris?.

Moral

Para melhorar o ânimo de seus motoristas, uma transportadora dos Estados unidos distribui, todos os meses, um jornalzinho e um CD para seus motoristas. Através dele, escutam música, recebem novidades da empresa e dicas de segurança.

Inclusão

Para integrar mais rapidamente os 15 funcionários deficientes físicos recém-contratados, a direção da empresa de telemarketing Atento resolveu inovar. Os 200 teleoperadores da unidade de São Bernardo do Campo, SP, viverão, por um dia, a experiência de andar em cadeira de rodas ou com o auxílio de muletas, por exemplo. A idéia é mostrar as dificuldades vividas no dia-a-dia pelos novos colegas e valorizar a diversidade.

Presença

Para estimular a presença e participação de empregados em reuniões, uma empresa norte-americana criou um sistema baseado no jogo de pôquer. Assim, quem chega na hora, ganha duas cartas de baralho. Cartas também são dadas no final da reunião para quem participa mais, para quem não atende celular, para quem não sai da sala por nenhum motivo, etc.

No final da reunião, quem tiver o melhor jogo em mãos ? lógico que todos querem ter o maior número de cartas para melhorar suas chances ? ganha pequenos prêmios, como latas de refrigerante, panos de prato, bônus de dez dólares, etc. Você pode adaptar a idéia para fazer um jogo de truco entre os participantes.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima