“Do ponto de vista do funcionário, um grande lugar para trabalhar é aquele no qual você confia nas pessoas com quem trabalha, se orgulha do que faz e gosta das pessoas com quem convive” Robert Levering
Bom para todos?
Uma seguradora norte-americana pensou que tinha o prêmio perfeito para incentivar as vendas no final do ano passado. Daria a seus melhores vendedores ingressos para um disputadíssimo auto de Natal, na catedral da cidade. O evento é um programa superfamiliar, atrai autoridades e sociedade local, é figura fácil nos jornais da região. Então, nada melhor para estimular os vendedores, certo?
A não ser que, como a empresa descobriu tarde demais, um terço de seus vendedores fossem judeus. Estes, junto dos profissionais muçulmanos da empresa reclamaram, reclamaram e, como não foram ouvidos, protestaram vendendo exatamente a cota mínima de seguros, durante seis meses. Só então a empresa pediu desculpas, mas aí já tinha perdido quase 750 mil dólares em vendas.
Ao fazer algum programa de incentivo a vendas, tenha certeza de que ele é útil a todos os envolvidos.
Endomarketing
Uma empresa de pesquisas norte-americana tem um programa de incentivo chamado ?Parceiro do Trimestre?, dado ao funcionário que demonstra a atitude mais prestativa e educada para com clientes e colegas. É um prêmio que ajuda a construir uma boa imagem para a empresa e pode ser ganho por qualquer pessoa: do faxineiro ao presidente da empresa.
Sacudindo a equipe
É natural que as pessoas tornem-se complacentes e permaneçam em sua zona de conforto no trabalho, evitando riscos. Algumas maneiras de sacudir seu pessoal:
1. Peça a sua equipe que fale com clientes insatisfeitos, faça circular a opinião deles. Peça para que criem maneiras de fazer com que esse problema não volte a acontecer.
2. Em jornais internos e discursos de alta gerência, seja honesto a respeito de problemas da empresa. Assim, ao mesmo tempo que evita fofocas na ?rádio-corredor?, faz com que todos sintam-se responsáveis por aquela situação e queiram mudá-la.