VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Direcionamento de marketing para serviços

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Você acha que somente empresas que vendem produtos deveriam se preocupar com o marketing? Enganou-se. O marketing nas empresas de serviços ajuda, e muito, as vendas. A estratégia de marketing oferece abordagem ampla que será empregada para atingir os objetivos de uma organização prestadora de serviços, levando em consideração a categoria de serviços em que está inserida, em que se baseiam, o que exigem e o tipo de atendimento. Ela é fundamental em todo esse processo.

Quanto mais combinada for, melhor será para melhorar a qualidade do serviço, além de acrescentar novos serviços e serviços de flanco, ingressar em novos segmentos, alargar a cobertura de mercado, alterar ou iniciar o apelo de propaganda para a preferência do serviço, etc.

A organização também deverá considerar vários fatores, a fim de obter o máximo de conquistas. Esse processo se inicia pela escolha e estudo do mercado-alvo para definir qual o perfil e segmentos de clientes a serem atingidos (por desejos, poder e atitudes de compra, classe social, sexo, idade, profissão, geografia, religião, etc.) ou ainda pela combinação entre os segmentos. Ao estudá-los, pode-se distinguir as necessidades dos clientes.

Quanto ao posicionamento, será preciso desenvolver sua imagem, de modo que o mercado-alvo entenda e aprecie o que a empresa oferece em relação aos seus concorrentes setoriais e deve ser fundamentado no conhecimento de como esse mercado define escolhas entre as organizações concorrentes. As tarefas de posicionamento consistirão em três etapas:

  • Identificar as prováveis diferenças de produto, de serviços, de recursos humanos e de imagem que podem ser estabelecidos em relação à concorrência.
  • Aplicar critérios para selecionar as diferenças de seus concorrentes.
  • Sinalizar eficaz e claramente ao mercado-alvo como a empresa se diferencia de seus concorrentes.

Em relação ao composto ou mix de marketing, a organização deverá reconhecer as necessidades e as vantagens do desenvolvimento de seus serviços. Eles deverão ser analisados e ajustados às expectativas do mercado definidas em pesquisas realizadas. É necessário atentar para a oferta, para a entrega e para a imagem.

Deve-se também considerar a intangibilidade, a inseparabilidade ? uma vez que muitos dos serviços são produzidos e consumidos simultaneamente ? a variabilidade e a perecibilidade, porque os serviços não podem ser estocados.

Diferenciar pela qualidade, pois um serviço pode ser protegido por um grau de qualidade superior e complexo suficiente para não ser imitado. Mesmo sendo um elemento subjetivo, e conseqüentemente, difícil de medir, a qualidade do serviço é a diferença entre o que os compradores esperam obter e o que realmente obtêm.

Através dos estudos e investigações junto aos compradores e prospects, a organização estabelecerá seus padrões de qualidade através da confiabilidade, da rapidez, da competência, da acessibilidade, da segurança, do atendimento, da empatia, etc. E deverá gerenciá-los com a máxima acuidade possível, considerando sua concepção estratégica, seu compromisso assumido com a qualidade dos serviços, os padrões rigorosos para a qualidade dos seus serviços, a monitoração constante, a atenção devida às reclamações dos clientes e buscando o contentamento constante tanto dos funcionários quanto dos compradores.

A qualidade instituída deverá ser melhorada continuamente, procurando o aumento da produtividade. Para que isso ocorra é necessário considerar a permanente qualificação dos funcionários, o acréscimo na quantidade de serviço (avaliar esse aditamento para que a perda de alguma qualidade não impacte demais a entrega), industrializando-o, amortizando ou extinguindo a necessidade dele por um produto-solução.

Além de desenvolver um serviço mais eficaz traduzindo em benefícios financeiros para os compradores, oferecer aos clientes estímulos para substituírem o trabalho da organização pelo seu trabalho e aplicar a força da tecnologia para proporcionar aos compradores um melhor atendimento com funcionários mais produtivos.

O programa e assistência ao produto são significantes também na gestão dos serviços para algumas organizações e a pós-venda, que há de ter a devida atenção com as solicitações, as sugestões e, principalmente, com as reclamações dos compradores para resolvê-las de imediato ou com a maior brevidade possível.

Por fim, a organização deverá fazer com que o comprador perceba que ela lhe presta um serviço em particular, pois sabemos que com o aumento da concorrência e a segmentação do mercado surge um comprador progressivamente mais exigente, demandando um serviço mais adaptado às suas características e necessidades indispensáveis, ou seja, mais singularizado.

Não menos importante é a adaptação da oferta às variações da procura, que utiliza a flexibilização de horários de trabalho e/ou a contratação de funcionários em tempo parcial ? o que consistirá na contratação de um maior número de pessoas para trabalho em horas de grande movimento ou em temporadas de grande afluência de público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda?

O erro não está apenas em pedir tarde, mas em ...
Leia Mais →
Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →