DIRETO DO FRONT: Raul Candeloro entrevista Marco TĂșlio Mol Pinto, diretor do Grupo Alinutri

central de guerra covid-19 direto do front

Direto do front: entrevistas da VM com empresĂĄrios e gestores para compartilhar bons movimentos durante a crise

Dando sequĂȘncia ao nosso quadro de entrevistas com gestores e empresĂĄrios para vocĂȘ acompanhar em tempo real o que as empresas estĂŁo fazendo para se movimentar durante a crise gerada pelo coronavĂ­rus (COVID-19), o entrevistado desta semana Ă© Marco TĂșlio Mol Pinto, diretor do Grupo Alinutri.

A Alinutri Ă© uma fĂĄbrica de alimentos para animais, tanto para animais de companhia quanto de produção. A empresa atinge todas as regiĂ”es do paĂ­s, seja por distribuidores ou por venda direta. O time completo de vendas conta com 60 pessoas, sendo 40 vendedores de varejo e outros tĂ©cnicos e vendedores de grandes contas. Na Alinutri hĂĄ 22 anos, Marco TĂșlio Ă© diretor comercial e de marketing. Engenheiro agrĂŽnomo por formação, ele tem o desafio constante de levar a equipe para alta performance.

Liderança em tempos de pandemia

O diretor da Alinutri conta que manter o foco canalizado para a solução tem sido crucial durante a pandemia. “Como fica o lĂ­der nessa hora que todo mundo quer respostas que vocĂȘ nĂŁo tem? VocĂȘ começa a olhar para frente e nĂŁo existe um cenĂĄrio concreto. É um cenĂĄrio todo difuso, que nĂŁo tem nada alĂ©m de 3 ou 4 dias para a frente. EntĂŁo a primeira coisa que fiz para começar a me equilibrar, foi olhar para um prazo mais curto. Quais as medidas, as açÔes de imediato? E a gente vai trabalhando a cada dia”, conta Marco TĂșlio.

Outro ponto fundamental neste momento estĂĄ sendo filtrar as notĂ­cias apocalĂ­pticas, para poder passar mais tranquilidade para a equipe. Ele enfatiza a importĂąncia do lĂ­der ajudar a encontrar caminhos para toda a equipe e analisar soluçÔes para todas as regiĂ”es em que atuam, ao invĂ©s de ficar paralisado com a enxurrada de noticias. “O modelo mental tem que estar direcionado muito para a dor do cliente. Em como ajudar os clientes, com materiais e caminhos”, sinaliza.

Confira a seguir a entrevista completa realizada em vĂ­deoconferĂȘncia com RaĂșl Candeloro. E mais: 11 pontos do plano tĂĄtico de reação Ă  crise:

1. RevisĂŁo de atitudes e mindset;
2. RevisĂŁo do planejamento;
3. Revisão do modelo de liderança e gestão (incluindo reuniÔes e comunicação);
4. Revisão dos canais de prospecção, vendas e atendimento a clientes;
5. Revisão de processos: funil de vendas, jornada do cliente, régua de relacionamento;
6. RevisĂŁo da carteira de clientes;
7. RevisĂŁo de pessoas na equipe;
8. Revisão da remuneração da equipe;
9. RevisĂŁo de ferramentas, aplicativos, softwares, equipamentos, infra-estrutura;
10. RevisĂŁo de custos;
11. RevisĂŁo de indicadores e relatĂłrios.

Clique a seguir e assista na Ă­ntegra a entrevista com Marco TĂșlio:

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