Direto do front: entrevistas da VM com empresĂĄrios e gestores para compartilhar bons movimentos durante a crise
Dando sequĂȘncia ao nosso quadro de entrevistas com gestores e empresĂĄrios para vocĂȘ acompanhar em tempo real o que as empresas estĂŁo fazendo para se movimentar durante a crise gerada pelo coronavĂrus (COVID-19), o entrevistado desta semana Ă© Marco TĂșlio Mol Pinto, diretor do Grupo Alinutri.
A Alinutri Ă© uma fĂĄbrica de alimentos para animais, tanto para animais de companhia quanto de produção. A empresa atinge todas as regiĂ”es do paĂs, seja por distribuidores ou por venda direta. O time completo de vendas conta com 60 pessoas, sendo 40 vendedores de varejo e outros tĂ©cnicos e vendedores de grandes contas. Na Alinutri hĂĄ 22 anos, Marco TĂșlio Ă© diretor comercial e de marketing. Engenheiro agrĂŽnomo por formação, ele tem o desafio constante de levar a equipe para alta performance.
Liderança em tempos de pandemia
O diretor da Alinutri conta que manter o foco canalizado para a solução tem sido crucial durante a pandemia. âComo fica o lĂder nessa hora que todo mundo quer respostas que vocĂȘ nĂŁo tem? VocĂȘ começa a olhar para frente e nĂŁo existe um cenĂĄrio concreto. Ă um cenĂĄrio todo difuso, que nĂŁo tem nada alĂ©m de 3 ou 4 dias para a frente. EntĂŁo a primeira coisa que fiz para começar a me equilibrar, foi olhar para um prazo mais curto. Quais as medidas, as açÔes de imediato? E a gente vai trabalhando a cada diaâ, conta Marco TĂșlio.
Outro ponto fundamental neste momento estĂĄ sendo filtrar as notĂcias apocalĂpticas, para poder passar mais tranquilidade para a equipe. Ele enfatiza a importĂąncia do lĂder ajudar a encontrar caminhos para toda a equipe e analisar soluçÔes para todas as regiĂ”es em que atuam, ao invĂ©s de ficar paralisado com a enxurrada de noticias. âO modelo mental tem que estar direcionado muito para a dor do cliente. Em como ajudar os clientes, com materiais e caminhosâ, sinaliza.
Confira a seguir a entrevista completa realizada em vĂdeoconferĂȘncia com RaĂșl Candeloro. E mais: 11 pontos do plano tĂĄtico de reação Ă crise:
1. RevisĂŁo de atitudes e mindset;
2. RevisĂŁo do planejamento;
3. Revisão do modelo de liderança e gestão (incluindo reuniÔes e comunicação);
4. Revisão dos canais de prospecção, vendas e atendimento a clientes;
5. Revisão de processos: funil de vendas, jornada do cliente, régua de relacionamento;
6. RevisĂŁo da carteira de clientes;
7. RevisĂŁo de pessoas na equipe;
8. Revisão da remuneração da equipe;
9. RevisĂŁo de ferramentas, aplicativos, softwares, equipamentos, infra-estrutura;
10. RevisĂŁo de custos;
11. RevisĂŁo de indicadores e relatĂłrios.
Clique a seguir e assista na Ăntegra a entrevista com Marco TĂșlio: