Diretrizes do plano de ação pessoal

Avalie quais ações são importantes para produzir um impacto positivo em sua vida e passe a implementá-las. Esse artigo é destinado àqueles que desejam adquirir mais efetividade na sua trajetória profissional e marcar o seu caminho como um caminho pela ascendência e pelo crescimento pautado em realizações e resultados.

Os conceitos funcionam como um guia ou um manual de diretrizes de um plano de ação pessoal para aqueles que desejam o sucesso pessoal e profissional. Se você está entre as pessoas que ambicionam promover um alinhamento entre o discurso, as práticas e os fatos, este manual de diretrizes irá lhe auxiliar a coordenar mais efetivamente os seus desejos e objetivos (o que você quer), as suas ações (o que você faz para conquistar seus objetivos) e os fatos conclusivos (os resultados que você tem).

Desejo que, durante a leitura, você avalie criteriosamente cada ponto abordado, efetuando uma análise comparativa do seu desempenho em cada uma das diretrizes. Ao efetuar esta comparação, observe possíveis desvios de rota, pois esses se apresentam como excelentes oportunidades de ganho de velocidade, uma vez que, identificado o desvio, caberá apenas proceder o devido ajuste. Se em algum momento você encontrar uma diretriz que não faz parte do seu modelo de funcionamento atual, considere-a como uma ?não-conformidade? e avalie o impacto positivo que a possível implementação dessa diretriz promoveria em sua vida.

Então vamos conhecer as diretrizes do plano de ação pessoal:

    · Aprendizado constante: a postura clássica identificada nos homens e mulheres de sucesso em todo o mundo é a postura do aprendiz, aquele que amanhã tem de saber alguma coisa a mais do que hoje. O aprendiz também entende que toda experiência nova subentende um aprendizado. E ele se permite cometer erros novos, mas sob hipótese alguma admite repeti-los.

    · Congruência: é uma competência fundamental para quem deseja ter uma vida repleta de realizações. Costumo dizer que a incongruência explica por que tantas pessoas andam, andam e não se movem. É a fórmula da patinação, a grande esteira ergométrica da vida. Ser congruente significa apenas tomar ações que estejam alinhadas com os seus objetivos. Significa transformar intenção e ação numa força única, direcionada para o mesmo lado e com mesma intensidade.

    · Propósito: a congruência é uma competência essencial. Mas, se você não tem um propósito definido para sua vida, estará sendo congruente com nada. Uma pessoa sem propósito é um barco à deriva, refém dos ventos e das tempestades. Você deve encontrar o seu propósito e adquirir um desejo ardente de conquistar esse objetivo.

    · Decisão: quais são as decisões do passado que trouxeram você até este ponto? Quais são as decisões que talvez você tenha de tomar ainda para chegar aonde você quer?

    · Consistência: além da capacidade de tomar decisões, você tem de adquirir a competência da consistência para fazer valer as suas decisões, mesmo após o calor e a emoção do momento da decisão. Quantas decisões você já tomou e não foi adiante? mesmo sendo importante ? por falta de consistência? Quantas vezes já decidiu que: ?Este ano vai ser diferente??, ?Desta vez eu emagreço?? e a falta de consistência o levou de volta a zona de conforto? Pense nisso!

    · Autonomia: a sua vida é sua! Você é o responsável pelo que acontece com você e não o seu chefe, a empresa ou o governo. Conheço pessoas que há dez anos reclamam do País e nunca resolveram mudar de país. Observe que isso necessariamente tem relação com decisões e congruência. Seja realista! Os problemas, limitações e dificuldades não diferem muito entre as pessoas. O que difere é a forma com que cada um lida com isso. Vamos lá! Assuma a direção e vá para onde quiser.

    · Excelência: é um princípio fundamental dos homens de sucesso. Reavalie todos os processos nos quais você está envolvido. Você é excelente em tudo? Lembre-se de que excelência não é perfeição. Excelência é fazer da melhor forma possível sempre.

    · Produtividade: algo muito comum é quando as pessoas confundem esforço com resultados. Imagine um time de futebol que corre o jogo inteiro, chuta mais vezes, se esgota de tanto trabalhar, mas perde a partida e o campeonato. O que vale? Para ser produtivo, precisamos aprender a lidar melhor com o tempo e a estabelecer uma relação de prioridades.

    · On The Job Training: significa ?treinamento no local de trabalho?. Isso é fundamental, pois o seu local de trabalho é o melhor laboratório para o aprimoramento das suas competências. Portanto, use-o para exercitar todas as outras competências aqui descritas.

    · Comunicação assertiva: adote um hábito, planeje e gerencie tudo que vai falar. A fala de improviso provoca excesso de escorregões verbais que podem atrapalhar.

    · Feedback: seja receptivo ao feedback. Ele é o único instrumento de desenvolvimento acelerado que existe.

    · Entusiasmo: grandes homens e mulheres são dotados de uma capacidade de transmitir energia através do seu entusiasmo. Avalie que tipo de energia você anda emitindo. Solicite dos seus amigos uma percepção verdadeira sobre você.

    · Liderança: você não precisa ser chefe para liderar. Em todos os processos nos quais pessoas estão envolvidas, sempre há liderados e líderes. Você permanece a maior parte do tempo em qual dos lados?

    · Ética: ponto não negociável. Sem ética, nenhum resultado positivo é sustentável.

    · Criatividade: faça uma autocrítica. Quais foram as ações criadas por você que retratam sua criatividade? Por que as ações e estratégias pessoais e empresariais têm de ser tão iguais o tempo inteiro? Avalie isso no contexto da sua função. Dos seus concorrentes diretos, no que, em que e como você tem sido criativo?

    · Foco: quando criança, talvez você já tenha acendido um palito de fósforo usando uma lupa para concentrar o poder de um raio de sol. Já naquela época você foi testemunha do que o foco pode fazer por você. O seu foco deve ser comprovado através de resultados. Da mesma forma que você tinha certeza da sua eficácia ao presenciar o palito em chamas, você deve encontrar um meio real de avaliar os resultados que você tem.

    · Planejamento: nenhum dos grandes homens e mulheres do mundo prosperou e logrou êxito sem um planejamento a curtíssimo, curto, médio e longo prazo. A despeito da importância dessa informação, fico surpreso ao perceber que muitas pessoas ainda não dedicam um minuto sequer das suas vidas para criar um planejamento efetivo. Conheço pessoas que estão há dois anos planejando as férias de 2007, mas ainda não começaram a fazer um planejamento de carreira e desenvolvimento. Pense nisso!

    · Atitude: outro ponto incontestável e que separa as pessoas em dois grupos: os que falam e os que fazem. Atitudes são demonstradas através de ações concretas e não de desejos. Faça um inventário das suas atitudes, e avalie se elas estão congruentes com seus objetivos.

    · Consciência: uma competência fundamental e ainda pouco explorada pela maioria das pessoas. Estar consciente é estar atento ao sistema que o cerca, aos seus pensamentos, auto-enganos, desvios de rota e ações. Um ser consciente está sempre conectado com o meio e extrai do contexto todas as informações de que precisa para ir adiante.

    · Performance: tenho realizado uma grande pesquisa para entender por que as pessoas oscilam tanto o seu nível de performance. Quando avaliamos desempenhos, observamos que habitualmente as pessoas atuam muito aquém do seu nível máximo de performance. Agem como se estivessem se economizando para algo. Não usam sequer a metade do seu potencial de performance e apenas em alguns momentos atingem o pico de performance. Com isso, farei um convite a você! Decida atuar sempre em um nível próximo ao seu pico de performance e surpreenda-se com os resultados que você vai ter.

Essas são algumas das diretrizes para que você elabore o seu plano de ação pessoal. Avalie quais dessas são importantes para você e inicie um processo de instalar gradativamente algumas delas. Lembre-se de que o impacto das suas ações nunca é neutro. Ou suas ações lhe aproximam dos seus objetivos ou o levam mais distante.

Então reflita: quais ações posso implementar para produzir um impacto positivo na minha vida? Use algumas das competências acima e descubra.

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