DISCIPLINA: LIBERDADE OU PRISÃO?

Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras e padrões, e que esse fato lhes tira a liberdade. Será verdade? Essa crença vem da infância. Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras e padrões, e que esse fato lhes tira a liberdade. Será verdade? Essa crença vem da infância. Quando os pais educavam seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, era dito que eles estavam “disciplinando-os”. É preciso mudar essa crença urgentemente.

Vamos refletir: o lugar onde você está hoje em sua vida, seu rendimento, seus relacionamentos, a casa onde mora, o carro que dirige, tudo isso é reflexo de decisões do passado. Tomamos decisões a todo instante em nossas vidas. Esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso sucesso ou não. A disciplina serve para direcionar essas decisões, para que elas não fiquem ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina!

O Japão é um país que teria todas as desculpas do mundo para ser, ainda hoje, uma nação derrotada. Em apenas 50 anos eles tornaram-se uma das grandes potências mundiais devido à sua filosofia chamada Kaizen: “Ser melhor hoje do que ontem e melhor amanhã do que hoje ? melhoria constante e incessante”.

Para isso é necessário disciplina? Pode apostar que sim!

Um trem fora dos trilhos é livre! Mas não consegue ir a lugar nenhum. Porém, um trem sobre o trilho, ou seja, um trem “disciplinado”, consegue se locomover pelo mundo. A disciplina do trem é o trilho!

Um navio sem bússola deve navegar sempre próximo à costa, ou seja, “preso” à costa. Com bússola ele navega para qualquer lugar dos sete mares!

Convido você a fazer uma experiência por apenas cinco dias:

Toda noite escreva as atividades para o dia seguinte. Isso vai exigir esforço e disciplina, porém, a sensação de riscar cada atividade realizada é muito poderosa e fortalecedora. Experimente e avalie por si só os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal.

Você não tem nada a perder e muito a ganhar. Frase: Trombetas não soam quando as decisões importantes em sua vida são tomadas. O destino é feito em silêncio. Agnes De Mille

Para Saber Mais (capa do livro): A Resposta do Sucesso Está em Suas Mãos ? Editora Madras, de Rodrigo Cardoso.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima