Do inferno para o céu

Conheça a trajetória de Samuel Klein Samuel Klein nasceu em 1923, na Polônia. Ainda criança, superou a pobreza, guerra e o Holocausto, que matou milhões de pessoas. Mesmo tendo vivido num campo de concentração, ele deu a volta por cima e se tornou um homem de paz e um empresário brilhante.

Em 1952, desembarcou no Rio de Janeiro, onde tinha alguns parentes. Em seguida, Samuel foi morar na cidade de São Paulo, mais especificamente no tradicional bairro judaico Bom Retiro. Nesse mesmo ano, iniciou sua vida como comerciante. Colocava roupas de cama, mesa e banho numa charrete e as vendia de porta em porta. O início foi muito difícil, principalmente porque ele não falava a língua portuguesa, mas com sua persistência conseguia voltar para casa com a charrete vazia ? Samuel já tinha talento para vendas.

Em 1957, abriu sua primeira loja. Em homenagem a seus fregueses baianos, que eram a maioria, deu o nome de Casas Bahia. Hoje, a Casas Bahia tem mais de 500 lojas espalhadas por oito estados brasileiros e uma equipe com mais de 20 mil funcionários. O livro Samuel Klein e Casas Bahia: uma trajetória de sucesso, publicado pela editora Novo Século e escrito pelo jornalista Elias Awad, conta a história de superação de Samuel Klein na vida e nos negócios.

No decorrer da obra, são destacadas três características de Samuel Klein que o ajudaram a se superar e vencer como ser humano e homem de negócios, confira:

1. Acreditar e nunca desistir ? Ele sempre acreditou que o dia de amanhã seria melhor ? lição aprendida no campo de concentração. Essa crença é que lhe dava forças para superar mais um dia difícil. Você deve acreditar que as coisas vão melhorar e se esforçar para que isso aconteça.

2. Relacionamento ? Uma frase dita por Samuel Klein é: ?De um bom namoro sai um casamento. De uma boa conversa sai um bom negócio?. Alimente seus relacionamentos, pois eles são sementes férteis que precisam ser regadas constantemente para dar frutos. Não esqueça seus clientes e faça com que eles lembrem de você.

3. Amor e respeito pelo Brasil ? Samuel sempre diz: ?Que nação abençoada é o Brasil. O povo é acolhedor. É um país que dá oportunidades para quem quer trabalhar e crescer na vida?. Ao contrário do que ele diz, já vi muitas pessoas e empresários falando mal do Brasil, dizendo que aqui as coisas não funcionam ou que tudo é muito difícil, etc., etc… Mas é importante lembrar que o sentimento de gratidão é um ingrediente para vencer. Espero que você se inspire no exemplo de Samuel Klein, que conheceu o inferno, mas conseguiu construir o céu.


Para saber mais:
Livro: Samuel Klein e Casas Bahia: uma trajetória de sucesso
Autor: Elias Awad
Editora: Novo Século

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima