Do micromarketing às macrovendas

Saiba o que o marketing do futuro precisa vender e tenha sucesso em vendas hoje Informação de valor é aquilo que chama a atenção da mente humana. É um pequeno detalhe que faz toda a diferença. No mundo empresarial, no marketing e nas vendas, a noção de informação agregada está intimamente ligada às questões de estratégia. No mercado moderno, deverá vir também para a ponta do consumo e relacionamento, transbordando as fronteiras corporativas.

A mente humana só confere valor ao que sai da mesmice e a surpreende de alguma maneira ? surpresa no sentido de descoberta. No consumo 2.0, o que conta é a experiência do cliente com o produto e não o próprio produto. Experiência com amplo respaldo de informação de valor e conhecimento.

Você é um diferenciador quando consegue estabelecer a percepção de que vale a pena pagar mais pelo que você oferta, ou seja, você faz o cliente perceber que há algo diferente, único e valioso no que vende.

Essa diferenciação irá se basear em que? No apelo à imaginação e na competência para estimulá-la e gratificá-la. E o que será vendido, já que o produto não poderá mais ser o centro de nenhuma oferta? A experiência, tanto no sentido sensitivo de ?experience?, como no de acúmulo valioso de saberes.

As empresas, independentemente do setor em que atuam, terão de ser boas em arquitetar experiências para engajar seus clientes, seja qual for o produto ou serviço.

Há tempos, produtos e serviços não são mais os atores principais das ofertas de marketing. Essa é uma das verdades mais simples e menos entendidas no mundo empresarial.

O que conta, cada vez mais, é a experiência de comer em um restaurante e não apenas a boa comida em si, a experiência de dirigir um automóvel especial e não a excelente técnica do veículo. É por essa combinação que o cliente paga, e aceita até pagar mais.

Produtos e serviços estão commodity. Isso quer dizer que, em geral, não contêm diferenciais suficientes para surpreender. Com commodities não se consegue apelar para a imaginação, portanto, a disputa é sempre com base na ?força bruta? do preço x condições.

Percebendo vantagem real, o cliente se engaja. Marketing moderno é sobre construir uma base sólida de ?clientes-fãs?, parceiros, inseridos na cadeia de valor da empresa, reproduzindo as qualidades de sua oferta a outros clientes.

Também é sobre gente que quer opinar, colaborar, participar, influir e brilhar, pois os contextos digitais permitem isso. A web 2.0 é sobre isso. Criando palcos e canais virtuais para os consumidores, a informação trocada com valor atinge o centro do contexto de compra do indivíduo, o dilema racional x emocional.

Em seu processo, ele compara, pondera, sente, experimenta, sente mais um pouco e decide. E o papel do profissional de vendas é dar ao cliente instrumentos confiáveis para fazer isso, herdando um sentimento de ganho e benefício.

O marketing do futuro, aplicado no presente, não só vai reconhecer a contribuição do cliente nesse processo de transação, como será totalmente desenhado à quatro mãos, segundo seu conhecimento e suas experiências. É o micromarketing eficiente gerando macrovendas.

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