Dois fundamentos dos verdadeiros campeƵes de vendas

Um dos elogios mais significativos que se pode fazer a uma pessoa Ʃ que ela estƔ sempre motivada e anima as outras pessoas. Um dos elogios mais significativos que se pode fazer a uma pessoa Ʃ que ela estƔ sempre motivada e anima as outras pessoas. Isso significa que ela encara seu trabalho e sua vida com entusiasmo e, independente do que aconteƧa, permanecerƔ assim atƩ que sua tarefa esteja completa.

No campo das vendas Ć©, acredito eu, mais fĆ”cil perceber quando um vendedor estĆ” agindo com entusiasmo. A atitude de um vendedor movido pelo entusiasmo Ć© percebida pela maneira como ele fala, anda e escreve. O tom de sua voz Ć© ligeiramente mais alto do que o da maioria das outras pessoas Ć  sua volta. Seus movimentos sĆ£o mais rĆ”pidos e suas mĆ£os sĆ£o usadas para dar mais ĆŖnfase e demonstrar convicĆ§Ć£o de suas opiniƵes e comentĆ”rios. Quando escreve, dĆ” a impressĆ£o de que a caneta nĆ£o consegue acompanhar seus pensamentos. Dizem que Ć© por isso que muitos pedidos chegam com alguns erros, Ć s vezes faltando informaƧƵes sobre o cĆ³digo dos produtos.

Dois fundamentos sĆ£o imprescindĆ­veis para determinar o sucesso do vendedor ou vendedora, em qualquer segmento de atividade, seja no varejo ou nas vendas externas. Esses dois fundamentos sĆ£o capazes de inspirar clientes a comprarem mais, de facilitar a soluĆ§Ć£o de problemas entre fornecedor e cliente, de receber faturas em atraso e de reverter qualquer resultado desfavorĆ”vel: chamo esses fundamentos de garra e determinaĆ§Ć£o.

Superando dificuldades ? Constatei o quanto esses fundamentos sĆ£o importantes para qualquer pessoa superar dificuldades e construir uma base que seja capaz de levar ao sucesso financeiro e Ć  realizaĆ§Ć£o pessoal. Em um treinamento que realizei para 30 pessoas de uma empresa, tĆ­nhamos tanto vendedores como vendedoras. Nesse treinamento, conheci Adriana. Aproximadamente 32 anos, dois filhos. Ela nĆ£o precisava trabalhar para ajudar a famĆ­lia, pois seu marido era gerente administrativo de uma empresa e tinha um bom salĆ”rio.

Acontece que Adriana nĆ£o estava realizada apenas como esposa e mĆ£e. Ela nĆ£o queria ser apenas uma espectadora dos acontecimentos Ć  sua volta, queria realizar algo que pudesse sentir orgulho de si. Contra todos os prognĆ³sticos, pois havia estudado para tornar-se professora de HistĆ³ria, ela entrou em uma empresa para vender pneus. NĆ£o de automĆ³veis, mas de caminhƵes. NĆ£o em venda interna, mas em vendas externas.

O seu gerente de vendas me contou que nĆ£o acreditava que Adriana resistiria sequer ao treinamento tĆ©cnico necessĆ”rio para comeƧar a visitar seus futuros clientes. Mas com muita dificuldade para entender de pneus, ela conseguiu chegar ao final da primeira semana de treinamento.

Mesmo descrente, seu gerente deu-lhe um teste mais desafiador, reservou uma Ć”rea de vendas em que atĆ© entĆ£o ninguĆ©m havia conseguido sobreviver. Como disse ele: ?a regiĆ£o da fome?.

Para encurtar a histĆ³ria, dois anos e meio depois Adriana recebeu o prĆŖmio de Melhor Vendedora da empresa, considerando o volume mĆ©dio de vendas por cliente. Recebeu outro prĆŖmio pela regiĆ£o, que abriu o maior nĆŗmero de clientes nos trĆŖs primeiros meses do ano.

Perguntei a Adriana qual foi o ingrediente secreto para superar com sucesso todas as barreiras pessoais, profissionais e principalmente do segmento em que atua. ?Garra e determinaĆ§Ć£o. Eu nĆ£o podia desistir, precisa ficar motivada para mostrar para todo mundo que eu tinha entusiasmo para vencer o que considerei o maior desafio da minha vida, atĆ© hoje.?

Espero que a liĆ§Ć£o que Adriana passou para todos nĆ³s possa contribuir positivamente para vocĆŖ como contribuiu para mim e para outras pessoas. Outubro Ć© o mĆŖs do vendedor(a) e essa histĆ³ria retrata exatamente o espĆ­rito com que todos devemos enfrentar a nossa atividade. Um grande abraƧo e muita garra e determinaĆ§Ć£o para vocĆŖ e para sua equipe.

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