Duas importantes lições que aprendi como vendedor

Duas importantes lições que aprendi como vendedor Leio a VendaMais desde o tempo em que ela se chamava Técnicas de Venda e eu era um inexperiente vendedor procurando uma luz. Nesta edição comemorativa de mais um aniversário, é um prazer ter sido convidado para escrever um artigo especial, algo que teria marcado minha vida de vendedor.

Foram muitas as histórias vividas nesses anos de vendas, mas duas delas me deram um importante aprendizado e quero compartilhar com você, meu amigo vendedor, neste momento tão especial.

O cara-de-pau

Há mais ou menos dez anos, eu era vendedor de anúncios em listas telefônicas. Na ocasião, meu trabalho era oferecer espaços publicitários para as empresas divulgarem seus produtos e serviços.

Estava em uma campanha ?porta a porta? na região central da cidade de São Paulo, em um calor infernal, quando toquei a campainha de um empresa. A porta da recepção se abriu e vi um senhor alto e carrancudo. Mal comecei a me apresentar e dizer o motivo da minha visita quando ele, grosseiramente, interrompeu-me e disse: ?Não tenho interesse?. Após isso, ele simplesmente bateu a porta na minha cara.

Saí meio desnorteado e chateado por ter sido tratado como um cachorro vira-lata e também meio desanimado, pois já estava há alguns dias sem vender, mas continuei meu trabalho. Dobrei a esquina, andei uns 50 metros e avistei uma outra fachada de empresa. Novamente, toquei a campainha e, após alguns segundos, para minha surpresa, quem é que abre a porta? Aquele mesmo senhor carrancudo e mal-educado.

Mas dessa vez, antes que ele falasse algo, fui mais rápido e disse: ?Ainda bem que o senhor abriu a porta para mim, pois acabei de ser atendido por um senhor mal-humorado que dava dó?. Nesse instante, algo mágico aconteceu, ele abriu um pequeno e discreto sorriso, deu um passo para trás acenando com a cabeça para que eu entrasse e ali fiz uma das maiores vendas daquele ano. Até hoje, mantenho contato com esse cliente, que acabou virando amigo. Moral da história ? Nunca desista do seu objetivo, por mais obstáculos que haja. Vender não é fácil, mas se você se dedicar de verdade e acreditar em si mesmo, sem assumir uma postura de derrotado, vencerá!

Cala a boca!

Essa história me rendeu uma das mais importantes lições sobre vendas e pode ter certeza de que hoje este é um dos erros mais comuns que vejo acontecer em vendas.

Eu estava em frente a um cliente negociando a venda de uma grande quantidade de perfumes femininos. Tudo corria bem, a venda estava praticamente fechada. Mas como todo ?bom? vendedor inexperiente, fui picado pelo bichinho do fala mais e, em vez de concluir a venda, que já estava garantida, o tonto aqui começou a apresentar uma nova linha de produtos, que também seria boa, etc.

O resultado foi que o cliente se interessou por essa nova linha e, como se tratava de um investimento maior, resolveu pensar com mais calma, pediu que eu voltasse outro dia. Tentei insistir que ele ficasse pelo menos com o que já havia concordado, mas era tarde demais, pois ele já tinha despertado o interesse pela nova linha.

Você pode estar pensando: ?Qual o problema? Uns dias a mais não farão diferença. Se for uma venda de maior valor, vale a pena esperar?. Tem razão. O problema é que nesse meio-tempo muita coisa pode mudar. E foi o que aconteceu: ele teve uma grande inadimplência e acabou não comprando nada.

Moral da história ? Perdi a venda, mas aprendi uma grande lição: saber fechar a venda no momento certo e não deixar passar o ponto. Já dizia a dito popular: ?Quem tudo quer nada tem?.

Neste mês tão especial, compartilho com você, leitor da VendaMais, duas histórias que tiveram muita importância na minha vida e desejo que elas ajudem você a chegar lá! Parabéns VendaMais!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima