Duas meninas e duas linhas telefônicas

Economia de tempo, controle do relacionamento e agilidade são algumas das vantagens de se investir em call center. Algumas pessoas pensam que dispor de linhas telefônicas e contratar algumas meninas garantem o sucesso de uma operação de call center. Mas não é bem assim. Um call center requer gerenciamento, medição e controle sistemático de cada aspecto das suas operações. Envolve aspectos de infra-estrutura, ergonomia, definição de processos, além, é claro, do mais importante: o fator humano.

Os teleoperadores, por exemplo, precisam receber treinamento quanto ao produto ou serviço da empresa, possuir um repertório mínimo organizacional, aprender a falar (direito) e a persuadir o cliente. Não parece tão simples assim, não é mesmo?

Falar com outro ser humano ainda é a preferência da maioria das pessoas. No entanto, os seres humanos do outro lado da linha devem estar dispostos e prontos para fazer com que isso aconteça.

Vejamos algumas vantagens de investir em algo além de duas meninas e duas linhas telefônicas:

» Tempo ? O telefone economiza tempo. O cliente não precisa perder tempo com as formalidades de uma visita de vendas ou mesmo se deslocar.

» Relacionamento ? O telefone também permite aos clientes sentirem-se no controle do relacionamento. O cliente pode dizer quando é conveniente receber seu telefonema e chamar a empresa quando for interessante a ele. O cliente sabe que terá um canal de comunicação aberto com sua empresa.

» Agilidade ? Mesmo vivendo na era da internet, algumas pessoas não dominam completamente esse universo. Na internet, é necessário escrever, o que envolve outras habilidades, enquanto que ao telefone é só falar. Os clientes podem achar frustrante ter de esperar que a informação chegue pelo correio ou através de uma visita de vendas. Eles podem chamá-lo, e você pode responder imediatamente ou logo depois.

Além de tudo, é possível proporcionar aos clientes um diálogo direto com sua empresa. Isso lhes dá confiança no relacionamento.

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