Dúvida

Como conviver com as críticas severas do meu chefe?

“A convivência com meu líder está complicada, as exigências e críticas são constantes. O que devo fazer para não explodir quando recebo uma crítica muito severa do chefe?” (Leitor optou por não se identificar)

 

Eugênio Sales Queiroz é escritor, consultor e palestrante nas áreas de motivação, vendas, atendimento e liderança. 

 

Se você for vítima de algum desses truculentos e descontrolados líderes, procure não levar para o lado pessoal, escute com atenção, compreenda o estado emocional da pessoa que o está criticando, faça uma autoanálise percebendo no que pode melhorar e espere o momento certo de falar. Agindo assim, você terá uma chance de avaliar o porquê dessa maneira de agir tão ríspida de seu líder. Outra dica importante é manter-se calmo diante das acusações que está recebendo, mostre-se interessado no que está ouvindo e deixe a pessoa desabafar, pois ela não deve estar em um dos seus melhores dias e qualquer reação negativa de sua parte pode piorar a situação. Por fim, procure argumentar somente aquilo que considera como verdadeiro e assuma sua parcela de culpa. No entanto, caso não se sinta culpado, seja firme e fale com segurança, mesmo que o medo deixe você mais nervoso. Procure dominá-lo, reaja com muita segurança e use sua inteligência emocional.

 

Visite o site: www.eugeniosales.com.br

 

 

Vera Martins é autora do livro Seja assertivo! ­– como conseguir mais autoconfiança e firmeza. Mestre em comunicação e diretora da Assertiva Consultores.

 

Fique atento e focado, escute e pense em tudo o que ele está falando. Sendo verdade, assuma sua responsabilidade e, com toda firmeza e autoconfiança, diga a ele: “Peço desculpas, e tenha certeza de que o erro não acontecerá mais”. No entanto, fale com assertividade e, caso perceba uma crítica generalizada, preconceituosa e avaliativa, tire o foco da sua pessoa e aja voltado à solução do problema. Faça perguntas claras e objetivas: “Quando o erro aconteceu?”, “Quantas vezes?”, “Onde está errado?”, mas deixe claro que o motivo das perguntas é corrigir o erro e atender às expectativas, caso contrário, ficará difícil acertar e dar o melhor de si no trabalho. Em seguida, proponha uma nova forma de relacionamento entre vocês ou pergunte o que ele poderia fazer para ajudar você a não se sentir daquela forma que lhe causa mal-estar. Comprometa-se e agradeça a colaboração do chefe.

 

Colaboração: Cristiane Dias

 

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