Como fazer testes de e-mail marketing para aumentar suas vendas?
Muitos profissionais acreditam que e-mail marketing é uma mídia barata, que vende quase tudo para quase todo mundo. Com essas falsas crenças, acabam descuidando do que mais importa: garantir o melhor resultado possível em cada ação.
Como ocorre em qualquer outra mídia, os bons resultados das ações de e-mail marketing dependem do ajuste fino de vários fatores, entre eles a oferta, o público-alvo e a criação.
A grande vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de testar inúmeras alternativas de ofertas, listas e peças e rapidamente descobrir o que funciona melhor.
Veja, a seguir, como realizar testes e utilizar os resultados para aumentar suas vendas:
- Cuidados essenciais para a segurança dos testes – Testar é confrontar os resultados de ações idênticas que se diferenciam umas das outras por um único fator, aquele que desejamos testar. Por exemplo: qual entre quatro possíveis linhas de assunto proporciona a maior taxa de abertura?
- Extraia, de forma aleatória, de uma mesma lista quatro grupos de destinatários. Idealmente, cada grupo deverá ter entre 5 mil e 10 mil destinatários.
- Prepare quatro versões idênticas da mesma peça, menos a linha de assunto.
- Dispare, no mesmo dia e horário, uma versão da peça para cada grupo de destinatários.
- Mensure, separadamente, a taxa de abertura de cada versão.
Linha de assunto |
Taxa de abertura |
Versão 1 |
21% |
Versão 2 |
17% |
Versão 3 |
32% |
Versao 4 |
15% |
Observe que, no exemplo, a melhor linha de assunto (versão 3) proporciona uma taxa de abertura de 113% maior que a pior alternativa (versão 4).
- O que vale a pena testar
- Público-alvo– Homens x mulheres, classe A x classe B, jovens x público mais maduro, sudeste x nordeste, etc.
- Lista– O mesmo público em diferentes fornecedores de listas e públicos distintos em um mesmo fornecedor de lista.
- Produto– Um único produto por peça x vários produtos na mesma peça.
- Linha de assunto– Destacando o produto x oferta x prazos de pagamento, etc.
- Oferta– Pague 1 e leve 2 x desconto x maior prazo de pagamento x brinde, etc.
- Peça (template) –Diferentes versões de layout, cores, etc.
- Links para áreas de um hotsite –Quantidade de links, ordem de apresentação, etc.
- O que fazer quando não há tempo para testar – Você precisará de apenas uma semana (entre disparo e registro dos resultados) para testar diferentes alternativas da sua ação de e-mail marketing. A vida, entretanto, nem sempre é tão simples e, muitas vezes, é necessário apostar às cegas, disparando a ação sem teste prévio algum. Nesses casos, aproveite para extrair alguns conhecimentos que poderão ajudar você a melhorar os resultados das próximas ações. Basta criar grupos de destinatários e medir separadamente os resultados.
Faça dos testes uma rotina em suas ações de e-mail marketing e descubra a combinação de fatores que irá proporcionar o maior volume de vendas possível. Essa é a fórmula de sucesso para o seu negócio.