E-mail marketing: teste o que mais importa e aumente as suas vendas

Como fazer testes de e-mail marketing para aumentar suas vendas?

Muitos profissionais acreditam que e-mail marketing é uma mídia barata, que vende quase tudo para quase todo mundo. Com essas falsas crenças, acabam descuidando do que mais importa: garantir o melhor resultado possível em cada ação.

Como ocorre em qualquer outra mídia, os bons resultados das ações de e-mail marketing dependem do ajuste fino de vários fatores, entre eles a oferta, o público-alvo e a criação.

A grande vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de testar inúmeras alternativas de ofertas, listas e peças e rapidamente descobrir o que funciona melhor.

Veja, a seguir, como realizar testes e utilizar os resultados para aumentar suas vendas:

  • Cuidados essenciais para a segurança dos testes – Testar é confrontar os resultados de ações idênticas que se diferenciam umas das outras por um único fator, aquele que desejamos testar. Por exemplo: qual entre quatro possíveis linhas de assunto proporciona a maior taxa de abertura?
  • Extraia, de forma aleatória, de uma mesma lista quatro grupos de destinatários. Idealmente, cada grupo deverá ter entre 5 mil e 10 mil destinatários.
  • Prepare quatro versões idênticas da mesma peça, menos a linha de assunto. 
  • Dispare, no mesmo dia e horário, uma versão da peça para cada grupo de destinatários.
  • Mensure, separadamente, a taxa de abertura de cada versão.

Linha de assunto

Taxa de abertura

Versão 1

21%

Versão 2

17%

Versão 3

32%

Versao 4

15%

Observe que, no exemplo, a melhor linha de assunto (versão 3) proporciona uma taxa de abertura de 113% maior que a pior alternativa (versão 4).  

  • O que vale a pena testar
  • Público-alvo Homens x mulheres, classe A x classe B, jovens x público mais maduro, sudeste x nordeste, etc.
  • Lista O mesmo público em diferentes fornecedores de listas e públicos distintos em um mesmo fornecedor de lista.
  • Produto Um único produto por peça x vários produtos na mesma peça.
  • Linha de assunto Destacando o produto x oferta x prazos de pagamento, etc.
  • Oferta Pague 1 e leve 2 x desconto x maior prazo de pagamento x brinde, etc.
  • Peça (template) –Diferentes versões de layout, cores, etc.
  • Links para áreas de um hotsite –Quantidade de links, ordem de apresentação, etc.
  • O que fazer quando não há tempo para testar – Você precisará de apenas uma semana (entre disparo e registro dos resultados) para testar diferentes alternativas da sua ação de e-mail marketing. A vida, entretanto, nem sempre é tão simples e, muitas vezes, é necessário apostar às cegas, disparando a ação sem teste prévio algum. Nesses casos, aproveite para extrair alguns conhecimentos que poderão ajudar você a melhorar os resultados das próximas ações. Basta criar grupos de destinatários e medir separadamente os resultados.

Faça dos testes uma rotina em suas ações de e-mail marketing e descubra a combinação de fatores que irá proporcionar o maior volume de vendas possível. Essa é a fórmula de sucesso para o seu negócio.

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