É preciso caminhar

Oito ônibus por dia. Esse era o meio de transporte que Alberto Saraiva utilizava em 1970, quando ainda tinha os bolsos vazios Responda rápido: o que você faria se tivesse de pegar oito ônibus por dia e todo seu dinheiro não fosse suficiente sequer para comprar um Fusca velho? Você encorajaria um médico a mudar de ramo e investir em restaurantes? Acredita que um legítimo português possa ser um grande cozinheiro árabe? Consegue imaginar que uma única loja possa transformar-se em 204 lojas em 15 anos (mais de uma loja por mês) sem nenhum centavo de empréstimo? Com um investimento de 30 mil dólares, você saberia como conquistar cem milhões de clientes e gerar nove mil empregos diretos? Demais para sua cabeça? Então conheça a história de um empreendedor que tornou tudo isso em realidade.

Oito ônibus por dia. Esse era o meio de transporte que Alberto Saraiva utilizava em 1970, quando ainda tinha os bolsos vazios. Os trocados somados não comprariam um fusquinha velho. Nascido de uma família humilde em Portugal, chegou ao Brasil ainda criança e foi criado em Santo Antônio da Platina, interior do Paraná, onde o pai era representante de doces e balas. Por conta dos estudos de Alberto, os Saraiva mudaram-se para a capital paulista em 1973. ?Vim para São Paulo e prestei vestibular para medicina durante três anos consecutivos, e consegui entrar na Santa Casa?, lembra o empresário, fundador e presidente da maior rede de fast-food árabe do mundo, o Habib?s.

A troca da medicina pelo comércio foi uma necessidade. Logo que chegou em São Paulo, seu pai comprou uma padaria, mas foi morto por um assaltante semanas depois. A partir dessa tragédia, Alberto Saraiva, que era o filho mais velho, teve de se responsabilizar pelo sustento da família. O que poderia ter sido uma entrega ao fracasso para muitos, serviu de estímulo para ele, que continuou tocando a padaria do pai, mas não deixou os estudos. Formou-se, chegou a clinicar durante dois anos, mas acabou seguindo o caminho do comércio. Ocupar o lugar do pai serviu para que descobrisse sua verdadeira vocação.

Quinze anos depois, quando a rede Habib?s inaugurou, em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo, com capital 100% nacional, o mercado de alimentação brasileiro não imaginava o crescimento que o Habib?s iria trilhar, alcançando a marca atual de 206 endereços espalhados pelo Brasil e México, colocando-se entre as maiores redes de fast-food que atuam no País. Com a primeira loja Habib´s nasceu um negócio que nunca mais parou de crescer. Os obstáculos foram vencidos, as metas, alcançadas. Faça como Saraiva: quando pensar que nada vai dar certo em sua carreira, não desanime. ?Já pensei em desistir várias vezes, mas meu pai sempre dizia ?nunca desista, é preciso caminhar??, completa Antonio com sabedoria.

BOX Frases de Alberto Saraiva:

?As empresas não precisam de dinheiro para crescer, precisam de pessoas diferenciadas. Esse é o sucesso de qualquer negócio?

?O comércio é quando você dá alguma coisa a mais e cobra a menos, aí é que você ganha o dinheiro, que você se dá bem. Esse foi o grande incentivo e a grande lição da minha vida?

?Você chega num determinado momento em que a recompensa é mais a realização pessoal do que propriamente a lucratividade. Você não pensa no lucro e ele sempre acompanha você, é aí que você consegue as coisas, porque age de uma forma diferente daqueles que só visam o lucro?

?Lucro não é prioridade, prioridade é servir as pessoas e quem faz isso nunca consegue se afastar do lucro que está sempre presente. É contraditório, mas é a grande verdade?

?Por que liquidação e loja abarrotada somente um mês por ano? Eu passei 15 anos fazendo liquidação. Pense no diferencial: bons produtos cobrados a menos, mas sempre bons produtos?

?A maior herança que posso deixar aos meus filhos é conscientizá-los da importância de se vender aos menores preços possíveis, seja qual for o ramo em que estejam atuando. Não há herança maior que esta?

Frase: ?Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla? ? Jim Rohn

Este texto é uma condensação da matéria ?Mande nos seus lucros? publicada na revista VendaMais (www.vendamais.com.br). Para assiná-la ligue para 0300 789-2010 ou acesse www.editoraquantum.com.br.

Para saber mais: Os Mandamentos da Lucratividade em Vendas ? As histórias e ensinamentos de um grande negócio que parecia impossível, de A. Alberto Saraiva (Campus). Visite: www.campus.com.br.

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