Edifique para ser edificado

Os novos padrões de liderança exigem que os comandantes consigam o apoio e respeito dos seus liderados. Eis uma norma básica para obter o sucesso: seu sucesso depende do apoio e do respeito dos outros. Um dos maiores obstáculos entre sua meta e o alcance do seu objetivo é o apoio e respeito que você consegue dos outros. Para obter esse apoio é preciso desenvolver o hábito de construir boas relações com seus superiores e subordinados. E a ferramenta mais eficaz é a capacidade de edificar pessoas. Edificar significa conduzir qualquer comentário a respeito de uma pessoa, destacando as virtudes, as qualidades e os seus méritos.

Contudo, os modelos mentais vigentes conduzem a maioria dos comportamentos às críticas, às falhas e às limitações das pessoas. É importante encarar esse tema da seguinte forma: um diretor depende de várias pessoas para executar suas instruções. Se elas não forem cumpridas, o presidente da companhia concentrará sua atenção crítica no chefe e não nos empregados.

Esse padrão vale principalmente para vendedores que dependem dos clientes para cumprir sua missão. Se as pessoas não receberem o apoio e o respeito devidos não comprarão e o vendedor terá falhado. Igualmente, o diretor de um colégio depende dos professores para levar avante o seu programa educacional; um político depende dos seus eleitores; um dono de uma rede de varejo só consegue êxito se os gerentes e supervisores aceitarem sua liderança, que reflete nos consumidores que compram suas mercadorias.

Os novos padrões de liderança exigem que os comandantes consigam o apoio e respeito dos seus liderados para atingir seus objetivos. Agora é tempo de perguntar: O que deve fazer um líder para conseguir apoio da sua equipe? A resposta é: Aprenda a edificar as pessoas que trabalham e interagem com você para que o respeito e o apoio sejam manifestados.

As pessoas que conseguem prosperar na sua vida pessoal e profissional detêm, além do conhecimento técnico, uma habilidade social bastante acentuada. Essa habilidade é a capacidade de edificar. O líder precisa aprender que seu poder de alavancar depende muito mais do respeito que devota à sua equipe e capacidade de apoiar seus colaboradores do que da sua perícia técnica. Suas competências básicas são a delegação, o empowerment, a defesa da visão do futuro e o hábito de edificar seus colaboradores. Note bem isso. Uma pessoa não é “puxada” para uma posição superior. Ela é elevada. É edificada. Na prática, somos elevados pelos que nos conhecem como pessoas que edificam as pessoas que nos cercam. Alguns princípios que devem ser considerados para promover a edificação das pessoas que participam do seu universo.

    1. Seja agradável. Esforce-se para interessar-se, sinceramente, pelas outras pessoas;

    2. Seja sociável. Tome a iniciativa de fazer amizades. Aproveite todas as oportunidades para apresentar-se aos outros. Procure saber o nome certo do seu interlocutor e o seu e-mail. Escreva aos novos amigos que deseja conhecer melhor;

    3. Respeite as diferenças. Com maturidade, aceite as diferenças e as limitações humanas. Não espere perfeição de ninguém. Evite ser um reformador de plantão;

    4. Avalie as pessoas de uma forma positiva. Procure, em todos, qualidades para admirar e não defeitos para criticar. Fique imune às influências e comentários negativos de outras pessoas a respeito de terceiros;

    5. Seja generoso na conversação. Imite as pessoas bem sucedidas. Incite os outros a falar sobre eles mesmos. Deixe que eles falem sobre seus pontos de vista, suas opiniões e sobre o que têm realizado;

    6. Seja sempre cortês. Esse comportamento faz com que os outros se sintam melhor e, principalmente, faz com que aconteça o mesmo com você;

    7. Seja tolerante às frustrações. Não censure os outros quando você sofrer um revés. Lembre-se que a forma como você lida com os contratempos determina quanto tempo vai levar para que você seja vitorioso.

A cultura de uma empresa é percebida por meio do comportamento de seus líderes, pois ela só muda se esse comportamento for mudado. E isso é avaliado pelo comportamento pessoal de seus líderes e o desempenho de seu negócio. Para construir uma organização que execute, o líder tem de estar presente para criar e reforçar o software social com perfil desejado e diálogo consistente.

Afinal é preciso que os líderes fomentem a solidariedade, a amizade, o respeito, a afetividade e o amor como fatores fundamentais de humanização dos ambientes de trabalho. E mais do que tudo é preciso que os líderes aprendam a edificar para serem edificados.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima