Editora Ecológica e VendaMais ? Uma parceria que rendeu um aumento de 400% no faturamento

Editora Ecológica e VendaMais ? Uma parceria que rendeu um aumento de 400% no faturamento A média anual de faturamento era de 400 mil reais. Neste ano, espera-se chegar à marca dos dois milhões de reais, ou seja, um aumento de 400%. Como isso será possível? Treinamento, dedicação e, acima de tudo, inovação.

Apesar de parecer irreal, os dados acima refletem a realidade de uma empresa do interior de Minas Gerais que, segundo o proprietário, ainda é pequena. Na base do treinamento, da leitura e da vontade de crescer, a Editora Ecológica vem conquistando espaço e credibilidade.

A história ? José Francisco Martins era gerente de uma editora no interior de São Paulo. Depois de quase dois anos trabalhando lá, percebeu que seu interesse pela área editorial era grande. E quando se mudou para o interior de Minas Gerais, resolveu abrir sua própria empresa. Foi assim que, em 1999, surgiu a Editora Ecológica.

O início da empresa foi marcado pela tentativa de atingir um público-alvo diferente. ?O nosso foco era vender livros de pesquisas para alunos dentro da sala de aula?, conta José Francisco. Entretanto, após alguns meses, a equipe da Ecológica percebeu que era preciso pensar nos professores (o que outras editoras já faziam), pois o governo estava investindo na área, e a internet estava facilitando as pesquisas escolares. Ir até as escolas, apresentar seus produtos aos educadores e esperar uma resposta foi a primeira atitude. José Francisco queria mais. ?Há quatro anos, assino a revista VendaMais e, por isso, sabia que era preciso inovar?, declara.

O que foi feito ? Depois de perceber que era preciso pensar diferente, José Francisco reuniu sua equipe, criou a carteirinha VendaMais e fez com que todos passassem a ter direito de ler a revista. ?Eu percebi que todos deveriam ter o direito de ter acesso à revista, pois ela ajuda a pensar em novas idéias?. Depois disso, novos conceitos foram implantados na empresa. ?Fizemos um uniforme, crachá com identificação dos vendedores, etiqueta com código de barras para todos os produtos, passamos a oferecer frete gratuito para todo Brasil, criamos um catálogo bem ilustrado e instalamos na escola um catálogo eletrônico para consultas, que é um sucesso, entre outras coisas?. Enfim, inovaram.

Hoje, os vendedores da Editora Ecológica são bem recebidos pelos professores, além de serem considerados quase que palestrantes da área, já que conhecem tudo sobre o que estão vendendo. Além disso, o número de produtos vendidos pela Ecológica já ultrapassa os seis mil. São vendidos livros, globos terrestres, mapas, itens multimídia, data-show, etc.

Para José Francisco, esse aumento no faturamento anual da Editora Ecológica está muito relacionado à parceria entre a editora e a VendaMais, pois muitas das idéias já aplicadas surgiram a partir de dicas, conselhos e sugestões relatados na revista. Depois de ver sua empresa crescer apoiada na revista, o empresário aproveita encontros com empreendedores para indicar o treinamento constante: a leitura da VendaMais. ?Para mim, ela é o livro de cabeceira do vendedor?, finaliza.

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