Eduardo Rienzo Najjar

Eduardo Rienzo Najjar, de 43 anos, é autor do livro Carreira e Marketing Pessoal – da Teoria à Prática. Além de fazer uma avaliação do mercado, ele revela as tendências do mundo profissional. Najjar é professor do curso de pós-graduação em administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e coordenador do MBA em Gestão de Pessoas do Instituto Mauá de Tecnologia. Também integra a Internacional Coach Federation e é diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Chat realizado no site http://www.empregos.com.br

webmarket: O que acha das novas carreiras surgidas com a Internet, como o web marketer?

Eduardo Rienzo Najjar: ?>> webmarket, as carreiras ligadas à Internet estão abrindo um novo mercado, mas se ressentem de uma formação não somente técnica. Mas não pode se negar que é um grande novo mercado em nível mundial.

gica: Olá, professor!! Quais são as opções do mercado atual para quem está cursando administração de empresas?

?>> olá, gica, optar por um foco em uma das áreas de especialização com RH, finanças, marketing, informática, etc

Anderson: Caro senhor: Trabalho no setor de engenharia de uma empresa de comunicação visual, e sinto a necessidade de investir em um curso superior de engenharia, porém não tenho condições de pagar uma faculdade; existe alguma forma de conseguir o sucesso profissional sem uma formação superior?

?>> anderson, não, você precisa buscar uma forma de chegar ao seu curso superior criativamente. Procure um patrocínio ou até um trabalho que propicie você pagar este curso.

erica: desculpe a ignorância, mas o que é MBA?

?>> erica, Master Bussiness Administration

Carlos: Qual é a minha chance no mercado de trabalho no Brasil depois de 20 anos na Alemanha, três anos na indústria automobilística como engenheiro?

?>> carlos, complementar a sua formação em engenharia com uma formação gerencial.

Anônimo quer saber Como o profissional deve fazer o próprio marketing ou isso não é bom?

?>> anonimo, todos devemos fazer nosso marketing pessoal. Vender a nossa imagem é legítimo para atingir nossos objetivos profissionais, isso passa por você ter um currículo bem montado, um belo cartão de visita, uma rede de contatos pessoais de bom tamanho.

fernandes: O mestrado é indicado apenas quem quer atuar como professor?

?>> fernandes, não. Os cursos de mestrado podem abrir caminhos para sua carreira profissional de acordo com seus objetivos.

gica: Ouvi falar de cursos de aperfeiçoamento em marketing via Internet. O que o senhor pensa a respeito?

?>> gica, os cursos a distância começam a proliferar no mercado brasileiro. No mercado internacional já são uma realidade há alguns anos. Cuidado com a qualidade dos cursos nacionais. São muito válidos

Marcos: Boa tarde, professor! Dentre as profissões que exerci e as minhas qualidades, analiso que a melhor carreira para eu seguir é a publicidade. No entanto gostaria de saber se é uma boa profissão e se futuramente não haverá um significativo aumento de profissionais nessa área.

?>> boa tarde, marcos, a melhor carreira a ser seguida é aquela em que você puder colocar todo o seu empenho e seu coração. Para isso precisará gostar muito de fazer tais atividades. Se resolver ser um publicitário de excelência sempre haverá mercado para absorver seu trabalho.

JG: Para um recém-formado, qual seria o passo a ser tomado: procurar um emprego, fazer um mestrado ou um MBA?

?>> JG, você já deveria estar trabalhando desde o primeiro ano de faculdade. Ponha a mão na massa (no trabalho), programe os próximos cursos para complementar seus conhecimentos e deixe o mestrado ou MBA para daqui a alguns anos.

Kênia: Sou formada em psicologia há mais de um ano e gostaria muito de trabalhar em RH. No entanto não tenho experiência e as empresas estão exigindo isso… o que me aconselha?

?>> Kênia, os psicólogos têm prestado bom serviço as empresas e mercado de trabalho. Pelo que percebo você não seguiu a especialidade organizacional em seu curso; penso que deve buscar, além de uma oportunidade de trabalho na área, ainda que com ganhos menores, um curso de complementação na especialidade empresas. Consultoria seria um bom mercado de trabalho para você iniciar.

Julio: Você acha que o problema de emprego do Brasil pode ser resolvido a curto prazo???

?>> Julio, coloque suas competências no mercado de trabalho, preocupe-se com seu processo de educação continuada. Monte uma boa rede de contatos pessoais. Se possível, mantenha-se em dia com as tendências internacionais e deixe o problema do desemprego para os profissionais que não se preocupam com esses itens.

Marina: Na sua opinião um diploma de uma faculdade com nome destaca-se sobre uma menos conhecida no processo de seleção de uma empresa, ou realizar o marketing pessoal durante a entrevista já basta?

?>> marina, as empresas já aprenderam há algum tempo que as chamadas faculdades de segunda e terceira linha também formam profissionais de muito gabarito. Coloque-se entre eles e não se preocupe com o nome da faculdade.

Manager: Gostaria de saber a sua opinião sobre as perspectivas de carreira ligadas à ecologia e preservação ambiental?

?>> manager, está havendo um “boom” nesta área de formação, no entanto, os cursos no Brasil, até onde sei, ocorrem somente no RS.

gica: Como escapar de uma cantada do chefe?

?>> gica, trabalhando.

eduardo: Gostaria de saber se o mercado hoje busca alguém com experiências e capacidades diversificadas ou se busca alguém totalmente centrado em um único ramo e dirigido somente para uma única área?

?>> eduardo, o mercado só oferece oportunidades há quem tem uma especialidade muito bem definida. Em torno dessa especialidade, você deve construir uma rede de conhecimentos genéricos.

melissa: O que o senhor acha do marketing pessoal na área médica?

?>> melissa, acho tão legítimo quanto em qualquer outra área. Cabe aí dentro um forte aproach ético e a consideração de que está se lidando com seres humanos no seu limiar de sobrevivência.

Lucas: Acha que no Brasil as universidades preparam bem os seus profissionais como as do exterior?

?>> Lucas, de forma nenhuma. Todo o sistema educacional brasileiro tem qualidade muito inferior até se comparado com a Argentina.

Kris: Quais são os requisitos de um profissional de gabarito?

?>> Kris, fazer o que gosta, fazer o que gosta e gostar do que faz.

Kênia: Quando se manda um curriculum, e não é chamado pra entrevista, quanto tempo após ter mandado o primeiro se deve mandar novamente outro pra não se queimar na empresa a qual está se candidatando?

?>> Kenia, depende muito da situação. Provavelmente se você não for chamada na primeira vez, algo aconteceu. Tente usar a sua rede de contatos pessoais para chegar aos processos de seleção das empresas. É muito mais efetivo.

Nicolas: Gostaria de saber do senhor qual seria um ramo ainda pouco explorado na área de direito.

?>> Nicolas, nas áreas esportivas, da mediação de conflitos trabalhistas, no comércio exterior – relações internacionais.

o Mascate: Ser funcionário público no Brasil, mais que nunca, é a profissão mais segura possível??

?>> Mascate, não. A qualidade do serviço público no Brasil é discutível, apesar de conhecer bons profissionais neste setor é preciso conhecer muito bem a organização em que você quer trabalhar como funcionário público.

Gustavo: Quais são cursos de MBA no Brasil e no exterior que o senhor recomenda?

?>> Gustavo, no Brasil – ESPM, IBMEC, BUSINESS SCHOOL. No exterior há uma grande quantidade, desde THUNDERBIRD passando pelo INSEAD na França e pelo IMD na Suíça.

Caio: Olá, Eduardo. Você acredita que a competência, independente da formação, ainda é valorizada ?

?>> Olá, Caio, algumas competências são valorizadas, independentemente da formação específica. Competências como: inter-relacionamento pessoal, solução de problema, geração de idéias inovadoras, adaptação a ambientes em constante mudanças e flexibilidade são algumas delas.

Kênia: O senhor fala muito sobre contatos pessoais… mas, para uma pessoa que não tem contatos importantes em sua cidade, como consegui-los sem parecer ser um “puxa-saco”?

?>> Kenia, a formação de uma rede de contatos pessoas exige muita criatividade, mente aberta, disponibilidade para quebrar paradigmas. Atualmente, quem está procurando uma oportunidade de trabalho deve entender que os empregadores também estão dando preferência pela procura de candidatos por meio das redes de contatos pessoais. Mãos a obra.

Manager: Na sua opinião, qual será o diferencial do profissional do futuro, exceto qualificações como idioma, MBA e faculdade de primeira linha?

?>> Manager, faculdade de 1ª linha já não é um diferencial competitivo. O diferencial de que já falamos é trabalhar com aquilo que você estaria disposto a fazer, mesmo que já tivesse juntado na vida US$ 1 milhão

Marcos-RP: O senhor não acha desmotivante o profissional trabalhar duro para ter uma boa imagem e construir uma boa carreira sendo que no Brasil o que manda mesmo são as indicações??

?>> Marcos-RP, esse tempo já acabou. Hoje o profissional deve mostrar resultados que agreguem valor ao negócio, todos os dias. Vencer com meios menos lícitos é uma forma cada vez menos aplicada ao mercado de trabalho.

bordin: Professor, gostaria de saber qual o futuro da consultoria, e se este futuro passa pela Internet.

?>> bordin, depende da área de consultoria. Se você está falando sobre consultoria nas áreas de logística e-commerce, e-learning e assuntos correlatos, esse futuro já chegou.

Kurt: Como faço para ser reconhecido sem fazer coisas importantes???

?>> Kurt, tudo que as pessoas fazem, desde um curso de primeiro, segundo ou terceiro graus até um projeto veiculado pela mídia, é importante. Faça o melhor que você pode, até na leitura de um livro, e o reconhecimento chegará.

Manager: Na sua opinião, as grandes corporações estão preocupadas com a qualidade de vida dos seus empregados? Existe uma tendência mundial dos executivos procurarem um contato mais estreito com seus familiares e desta forma abrem mão de remunerações mais altas. Aqui no Brasil isso vem acontecendo ou ainda somos um país que precisa de muito trabalho?

?>> Manager, as grandes corporações podem se preocupar com a qualidade de vida de seus funcionários. Se a preocupação com os familiares e qualidade de vida forem um item importante para você certamente há uma corporação que precisa do seu trabalho. Apesar disso, como todos os países do mundo hoje, precisamos de muito trabalho.

Caio: Agregar valor ao negócio… isso é o que mais se ouve na área de logística. Como proceder para que funcione ?

?>> Caio, fazendo com que as ações que decorrem do seu trabalho tragam resultado econômico ou financeiro para a empresa. Suas ações devem ser tão corretas quanto inovadoras para criar maior resultado para as empresas.

jorge: Como brasileiros chegam à presidência das grandes corporações (Exemplo: Nissan)?

?>> jorge, o caso Nissan está com boa divulgação por causa da reportagem na revista “Exame”. Se o seu objetivo é chegar à presidência de uma corporação, estude muito, continuamente, trabalhe duro, com boa vontade, e, racionalmente, coloque o coração no bico da chuteira. Boa sorte !

Marcos-RP: O senhor diz que o tempo de indicações já acabou, mas pesquisas indicam que ainda hoje 60% dos profissionais são indicados… o que o senhor tem a dizer ?

?>> Marcos-RP, são indicados por meio das redes de contatos pessoais, aliás, o percentual mais exato é de 85%.

Marinna: Qual a sua sugestão na captação de novos clientes em uma assessoria e consultoria jurídica?

?>> Marina, também aqui você deve usar a criatividade, isto é, inovar na busca e prospecção de clientes. Neste espaço não conseguiríamos detalhar essa resposta, mas devem haver paradigmas a ser quebrados na prospecção de clientes nesta área.

Anônimo: Como você define a sua profissão?

?>> anonimo, esta é a pergunta que mais temo responder, a minha carreira iniciou-se na área de O&M, passou para a área de sistemas, foi para a área de RH, educação, autoria de livros e hoje aconselhamento de carreira e desenvolvimento de universidades corporativas.

jorge: há um ano saí de uma grande multi para trabalhar em uma empresa menor, com grandes perspectivas. Logo percebi que tinha sido iludido e depois de um ano deixei a empresa. Tenho 27 anos, sou engenheiro e atualmente estou estudando inglês no Canadá. Qual será o efeito de meu erro na minha carreira?

?>> Jorge, não se preocupe. Você ainda tem tempo de retornar com sucesso ao caminho que deseja. Uma pergunta: o que você quer estar fazendo daqui a cinco anos? O que mais gosta de fazer profissionalmente? Comece respondendo a essas perguntas, esqueça os preconceitos de mercado que dizem que uma pessoa deve definir sua carreira até os 30 anos e continue desenvolvendo estudos complementares na sua competência principal. Julio, achando seu nicho de trabalho específico, consolidando parcerias estratégicas, desenvolvendo processos de produção e gestão adequados às mudanças contínuas, penetrando em mercados que às vezes estão à nossa frente, mas não conseguimos enxergá-los.

Jackson: Boa noite, Eduardo… o que o senhor teria a dizer a respeito do marketing e suas ferramentas no uso da fidelização de clientes???

?>> Boa noite, Jackson, o marketing é aplicado desde a época de Jesus Cristo, hoje em dia falamos do marketing B&B, marketing de nichos, retenção de clientes, etc. Todas essas técnicas devem ser adequadas aos nichos de mercado e aos tempos em que devem ser utilizadas.

Rogério1: Temos grandes nomes no Brasil de profissionais ligados a Marketing. Entretanto, o senhor acha que há uma falta de preparo quando se fala em expansão de empresas nacionais no exterior? E, como profissionais brasileiros, são vistos lá fora?

?>> Rogerio 1, os brasileiros ainda estão muito voltados para dentro do país, há um mundo de oportunidades e necessidades que estão ocorrendo lá fora para as quais não estamos dando a mínima pelota. Os profissionais brasileiros em determinadas áreas do conhecimento são muito bem vistos no exterior.

Leonardo: Eduardo, gostaria que me dissesse algo sobre ética e marketing. Não me refiro apenas à política, mas a uma maneira geral de atuação do profissional de marketing. É permitido vender qualquer produto legal? Mesmo quando esse produto vai de encontro aos princípios éticos? Existe um código de ética para o profissional de marketing?

?>> Leonardo, há um código de ética para todas as atividades humanas, mesmo se ele não estiver escrito deve ser praticado. A ética é o futuro de qualquer ação no mercado de trabalho.

Marcos-RP: Qual a principal diferença do profissional de marketing brasileiro com os demais??

?>> Marcos-RP, na sua maioria não falam inglês.

Gostaria de agradecer a todos os participantes e colocar-me a disposição para novos contatos. O caminho para vencer na carreira profissional está no constante aperfeiçoamento em habilidades específicas e conhecimentos genéricos. Quem quiser entrar em contato comigo deve encaminhar as perguntas para [email protected]

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima