Educação Financeira em Dez Passos

A omissão da escola em relação a noções de comércio, de economia, de impostos e de finanças tem uma conseqüência perversa: a maioria das pessoas, quando adulta, continua ignorando esses assuntos e segue sem instrução financeira e sem habilidade para manejar dinheiro. As conseqüências se tornam mais graves se levarmos em conta que ninguém está livre dos problemas ligados ao mundo do dinheiro. A omissão da escola em relação a noções de comércio, de economia, de impostos e de finanças tem uma conseqüência perversa: a maioria das pessoas, quando adulta, continua ignorando esses assuntos e segue sem instrução financeira e sem habilidade para manejar dinheiro. As conseqüências se tornam mais graves se levarmos em conta que ninguém está livre dos problemas ligados ao mundo do dinheiro.

É importante tomar consciência da necessidade de alfabetização financeira, o que pode ocorrer por iniciativa própria ou ajuda de amigos. Infelizmente, para muitas pessoas, o ?alerta? chega em decorrência de algum desastre financeiro.

Educação não é assunto apenas de educadores, mas de toda a sociedade. No campo da alfabetização financeira, o primeiro passo é enfrentar o descaso e a rejeição. Há uma multidão de adultos que não se sentem confortáveis com as questões relacionadas ao dinheiro. Uma saída é buscar a educação financeira fora da escola convencional.

1. Estude.

2. Faça o seu balanço patrimonial.

3. Faça a sua demonstração de resultado.

4. Classifique as suas despesas.

5. Elabore seu fluxo de caixa.

6. Entenda o seu fluxo de caixa.

7. Estabeleça metas de poupança e gerencie os gastos.

8. Envolva todos os membros da família.

9. Construa uma coluna de ativos bons, capazes de produzir renda para engordar o seu fluxo de caixa e propiciar tranqüilidade financeira.

10. Seja feliz na jornada. Empregar tempo no cuidado de sua educação emocional e financeira pode ser uma gostosa aventura; a felicidade está na própria jornada e não na chegada.

José Pio Martins é economista, escritor e professor universitário Para Saber Mais: Educação Financeira ao alcance de todos. Professor José Pio Martins. Editora Fundamento. ?Muito dinheiro e pouca educação é a pior combinação? Valentín Moragas Roger

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima