Educação na comunicação via e-mail

A comunicação feita por e-mail também tem seus detalhes. Atente-se a eles e aumente as chances de alcançar os resultados esperados A urgência na conclusão de um trabalho importante ou até mesmo a pressão das metas diárias de vendas faz com que procuremos por pessoas que são as fontes de informação que precisamos. No entanto, muitas vezes essa ajuda não chega e ficamos nos perguntando por que será que não fomos atendidos prontamente, afinal era só uma coisinha de nada, uma perguntinha.

Pois é, muitas pessoas exigem informações sem ao menos perceberem que é necessário ter educação para obtê-las. Quando dependemos de alguém jamais devemos impor, cobrar ou exigir. É preciso termos humildade.

Para que seus e-mails sejam respondidos, é necessário que a mensagem seja clara e objetiva, sem erros e apresentada de forma coerente. Vamos dividir em partes:

Que tal começar com uma saudação? É importante iniciar com um cumprimento, nada de ir logo tratando do assunto sem prévia delicadeza.

Depois, é preciso se identificar: ?Sou Fulano de Tal, estudo em tal lugar, etc?.

Em seguida, é necessário entrar no assunto propriamente dito, expondo de maneira clara o seu propósito. Importante: nada dos símbolos usados na internet para substituir as palavras e tudo tem de estar o mais correto possível ? o próprio sistema se incumbe de alertar para as palavras escritas incorretamente, em aplicativos como outlook. Atente-se aos alertas na hora de enviar seu texto.

Agradeça no fim, antes mesmo de receber a resposta. É como gostaria de ser tratado, não é?

Entretanto, para tudo isso acontecer, você precisará ter o mínimo de interesse pela sua língua. Se o seu hábito de leitura se restringe a ver somente as mensagens dos amigos, o resultado será um desastre na escrita.

Então, que tal investir um tempo na melhoria dela? Comunicar-se de forma apropriada, além de ser imprescindível para sua vida profissional, pode aumentar suas chances de obter o que deseja com mais rapidez.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima