Ei, VocĂȘ, Lembra do seu Site?

VocĂȘ se lembra do dia da inauguração de sua empresa, ou da sua entidade? Clima de euforia e alegria, cheirinho de novo. Como estĂĄ sua empresa/entidade hoje? E o site? Na prĂĄtica, o que estĂĄ acontecendo? VocĂȘ se lembra do dia da inauguração de sua empresa, ou da sua entidade? Clima de euforia e alegria, mĂłveis bonitos, arranjos de flores, equipamentos modernos, cheirinho de novo, de obra recĂ©m terminada. VocĂȘ e sua equipe bem vestidos, com sorrisos nos lĂĄbios festejando a nova casa e recebendo os convidados com gentileza e cordialidade.

Como estĂĄ sua empresa/entidade hoje? Como estĂĄ a decoração? Permanece em bom estado, ou estĂĄ deteriorada? E a apresentação pessoal? Continua impecĂĄvel, ou ficou desleixada com o passar do tempo? E os sorrisos e a cordialidade, continuam existindo e se multiplicando? Ou hoje o Ășnico sorriso que restou foi o do cartaz na parede ?Sorria, vocĂȘ estĂĄ sendo filmado??

A exemplo da sede física, com a criação do site de sua empresa/entidade na Internet deve ter acontecido algo semelhante: ?Estamos na Internet?, ?Agora, estamos ligados ao mundo?, ?Nossa homepage irå alavancar os negócios?, ?De hoje em diante, nossos clientes e fornecedores terão um canal de comunicação direto, 24 horas por dia?, ?Divulgaremos nossos produtos e serviços, nossos eventos, etc.?. E na pråtica, o que estå acontecendo?

Diariamente, realizo algumas horas de pesquisas na Internet, procurando sites interessantes de empresas, sindicatos, associaçÔes de classe, entidades representativas, associaçÔes de dirigentes, cooperativas, e tenho me deparado com algumas ?pérolas? em termos de comunicação, senão vejamos:

1. FALTA DE ATUALIZAÇÃO ?

Por incrĂ­vel que pareça, existem inĂșmeros sites que talvez nĂŁo tenham sido atualizados desde quando foram criados. VocĂȘ pesquisa eventos e depara-se com o calendĂĄrio de setembro de 1998, vocĂȘ pesquisa a revista da entidade e encontra somente a edição de março/1999. Site Ă© que nem a casa da gente, que nem a sede de nossa empresa: precisa de uma faxina de vez em quando.

2. INFORMAÇÕES INCOMPLETAS

Existem sites que nĂŁo informam seu endereço e-mail, sĂł oferecem link na prĂłpria pĂĄgina (Fale conosco, ou um ?envelopinho?). AĂ­ vocĂȘ clica, preenche o cadastro, envia sua mensagem e morre esperando, pois a resposta nunca vem. VocĂȘ entĂŁo procura o endereço fĂ­sico, acha-o, mas Ă© freqĂŒente a omissĂŁo do CĂłdigo de Endereçamento Postal (CEP), ou seja , mais um trabalho para vocĂȘ na hora de enviar uma correspondĂȘncia.

Existem federaçÔes e confederaçÔes que informam os endereços e telefones de suas entidades filiadas, porém omitem o endereço e-mail, o que facilitaria e agilizaria muito mais a comunicação. Teve uma, para qual telefonei solicitando os endereços e-mails de 128 associados, que me aconselhou a enviar tudo pelo correio convencional, porque ?esse troço de Internet não funciona?.

3. FALTA DE RESPOSTA A MENSAGENS VIA E-MAIL

Manda a regra da boa educação e da etiqueta que o mĂ­nimo que vocĂȘ deve fazer ao receber uma correspondĂȘncia Ă© responder rapidamente ao remetente acusando o recebimento. Bastam duas linhas, um reply ao remetente ?Recebemos sua mensagem, estamos analisando, se for de nosso interesse, faremos contato?. Pronto, basta.

Mas na prĂĄtica nĂŁo Ă© isso que vem acontecendo. Estatisticamente, de cada 100 e-mails que envio, pedindo informaçÔes, ou oferecendo serviços, recebo uma ou duas respostas. Em pleno Novo MilĂȘnio, na Era da Informação e da Comunicação, centenas e centenas de empresas e entidades vĂȘm agindo dessa forma. Quando as coisas nĂŁo vĂŁo bem, a culpa Ă© da crise, da globalização, do neo-liberalismo, da recessĂŁo, etc.

4. ENDEREÇO E-MAIL INCORRETO

TambĂ©m Ă© com freqĂŒĂȘncia que, depois de pesquisar os endereços e-mail e de enviar as correspondĂȘncias, as mesmas retornam com uma mensagem do provedor informando a incorreção do endereçamento. Note bem, nĂŁo estou me referindo a mensagens com arquivos ?atachados?, que muitas empresas e entidades rejeitam ou ?filtram? o recebimento, por receio de infecção por vĂ­rus. Falo de endereço e-mail incorreto mesmo, desatualizado, quando a empresa troca de provedor, ou registra um domĂ­nio e nĂŁo altera o endereço em sua pĂĄgina.

5. CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES SOBRE DESTINATÁRIOS

Na grande maioria dos sites que pesquiso, quando hĂĄ, existe a informação de somente UM endereço e-mail, o endereço geral da empresa/entidade, ou seja, alguĂ©m lĂĄ irĂĄ distribuir as mensagens aos destinatĂĄrios conforme o assunto a ser tratado. Acredito que assim aconteça. Mas diante da total carĂȘncia de respostas Ă s correspondĂȘncias que tenho enviado, tenho dĂșvidas atĂ© de que a caixa postal eletrĂŽnica seja verificada ao menos uma vez por dia.

Assim, seria muito pråtico se houvesse a informação das atribuiçÔes de cada departamento, bem como seu endereço e-mail específico, de modo a que a mensagem chegue DIRETAMENTE ao responsåvel pelo assunto, agilizando-se a condução das negociaçÔes, eliminando-se intermediårios, poupando-se tempo e despesas desnecessårias.

6. FALTA DE ACOMPANHAMENTO DO VOLUME DE VISITAÇÃO DO SITE

Existem sites de importantes empresas e de entidades de extrema representatividade em localidades de expressĂŁo que tĂȘm baixĂ­ssimo Ă­ndice de visitação (verificado quando existe contador). SerĂĄ que essas empresas e entidades acompanham o fluxo de internautas que visitam suas homepages? SerĂĄ que jĂĄ de deram conta do baixo desempenho de seu site? Existe integração com outras mĂ­dias? Seus clientes e fornecedores sabem da existĂȘncia do site? A pĂĄgina vem sendo atualizada e aprimorada periodicamente?

Existem, ainda, inĂșmeros outros pontos que poderiam ser aqui abordados, como a prĂłpria construção da pĂĄgina na Internet (algumas sĂŁo de uma pobreza…), a informação de links interessantes e correlatos, horĂĄrios de contatos, linha de produtos e serviços, testemunhos de clientes e usuĂĄrios, polĂ­tica ecolĂłgica e social, oferta de oportunidades de emprego (cadastro de currĂ­culos de profissionais interessados em trabalhar na empresa), ofertas de negĂłcios ?B 2 B?, ?B 2 C? e ?B 2 G?. Quanto Ă s entidades representativas, estas poderiam oferecer como mais um serviço, links diretos das homepages de seus associados, ou divulgação de seus endereços e-mail. Poderia ser, inclusive, mais uma fonte de receita.

Em meio a queixas de dificuldades, de crise, de maiores exigĂȘncias e informação dos consumidores, de concorrĂȘncia acirrada, de mercado globalizado, pare um minuto e pense na quantidade de negĂłcios que sĂŁo desperdiçados diariamente. Pense no intercĂąmbio de informaçÔes que deixa de acontecer. Pense nas experiĂȘncias negociais e profissionais que sĂŁo abortadas pelos problemas aqui relatados.

O que Ă© preciso que fique claro Ă© que o site na Internet deve ser uma extensĂŁo da empresa. Nela, o cliente, prospect, interessado ou fornecedor quer e deve ser tratado da mesma maneira que seria se estivesse frente a frente. É preciso que fique claro, tambĂ©m, que ter uma pĂĄgina desatualizada na Internet ou com os problemas mencionados, presta mais um desserviço do que uma imagem positiva de modernidade.

Assim como as empresas e entidades, em seu ambiente fĂ­sico, precisam resgatar na sua lide diĂĄria a magia e o encanto do seu dia de inauguração, para, assim, poder impactar positivamente o contato com o cliente, fidelizando-o e merecendo dele recomendaçÔes e indicaçÔes, tambĂ©m no ambiente virtual os mesmos cuidados devem ser tomados. Cliente Ă© muito suscetĂ­vel a detalhes, principalmente aos negativos. Como hoje a concorrĂȘncia estĂĄ a apenas um clique do mouse, todo o cuidado Ă© pouco.

Desta forma, gente, vamos dar uma olhadinha em nosso Site. Consulte os sites de seus concorrentes. Compare. As associaçÔes e entidades representativas, verifiquem os sites de co-irmĂŁs, vejam o que pode ser melhorado. Consultem seus associados e filiados, colham sugestĂ”es de aperfeiçoamento. As empresas, ouçam seus clientes, pesquisem, informem-se. E procurem melhorar o desempenho de sua ?vitrine? na Internet. O mundo estĂĄ olhando essa ?vitrine?. NĂŁo perca esta oportunidade. NĂŁo ?economize palito?, como se diz na gĂ­ria, faça um investimento Ă  altura da imagem que vocĂȘ quer para sua organização, Ă  altura de sua apresentação no mundo fĂ­sico.

E, por favor, não esqueça de verificar sua caixa postal eletrÎnica e de responder os e-mails recebidos.

Reviva em seu site o dia de inauguração de sua empresa ou entidade e encante seus clientes, prospects e fornecedores. NĂŁo basta estar na Internet, Ă© preciso ?internetear?, neologismo que acabo de criar. É preciso bem utilizar esta ferramenta maravilhosa para, realmente, alavancar negĂłcios e colaborar para o crescimento de nossa RegiĂŁo e de nosso PaĂ­s.

Não deixe seus clientes e o seu site gritarem ao mundo: EI, VOCÊ, LEMBRA-SE DE MIM?

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima