VocĂȘ se lembra do dia da inauguração de sua empresa, ou da sua entidade? Clima de euforia e alegria, cheirinho de novo. Como estĂĄ sua empresa/entidade hoje? E o site? Na prĂĄtica, o que estĂĄ acontecendo? VocĂȘ se lembra do dia da inauguração de sua empresa, ou da sua entidade? Clima de euforia e alegria, mĂłveis bonitos, arranjos de flores, equipamentos modernos, cheirinho de novo, de obra recĂ©m terminada. VocĂȘ e sua equipe bem vestidos, com sorrisos nos lĂĄbios festejando a nova casa e recebendo os convidados com gentileza e cordialidade.
Como estĂĄ sua empresa/entidade hoje? Como estĂĄ a decoração? Permanece em bom estado, ou estĂĄ deteriorada? E a apresentação pessoal? Continua impecĂĄvel, ou ficou desleixada com o passar do tempo? E os sorrisos e a cordialidade, continuam existindo e se multiplicando? Ou hoje o Ășnico sorriso que restou foi o do cartaz na parede ?Sorria, vocĂȘ estĂĄ sendo filmado??
A exemplo da sede fĂsica, com a criação do site de sua empresa/entidade na Internet deve ter acontecido algo semelhante: ?Estamos na Internet?, ?Agora, estamos ligados ao mundo?, ?Nossa homepage irĂĄ alavancar os negĂłcios?, ?De hoje em diante, nossos clientes e fornecedores terĂŁo um canal de comunicação direto, 24 horas por dia?, ?Divulgaremos nossos produtos e serviços, nossos eventos, etc.?. E na prĂĄtica, o que estĂĄ acontecendo?
Diariamente, realizo algumas horas de pesquisas na Internet, procurando sites interessantes de empresas, sindicatos, associaçÔes de classe, entidades representativas, associaçÔes de dirigentes, cooperativas, e tenho me deparado com algumas ?pérolas? em termos de comunicação, senão vejamos:
1. FALTA DE ATUALIZAĂĂO ?
Por incrĂvel que pareça, existem inĂșmeros sites que talvez nĂŁo tenham sido atualizados desde quando foram criados. VocĂȘ pesquisa eventos e depara-se com o calendĂĄrio de setembro de 1998, vocĂȘ pesquisa a revista da entidade e encontra somente a edição de março/1999. Site Ă© que nem a casa da gente, que nem a sede de nossa empresa: precisa de uma faxina de vez em quando.
2. INFORMAĂĂES INCOMPLETAS
Existem sites que nĂŁo informam seu endereço e-mail, sĂł oferecem link na prĂłpria pĂĄgina (Fale conosco, ou um ?envelopinho?). AĂ vocĂȘ clica, preenche o cadastro, envia sua mensagem e morre esperando, pois a resposta nunca vem. VocĂȘ entĂŁo procura o endereço fĂsico, acha-o, mas Ă© freqĂŒente a omissĂŁo do CĂłdigo de Endereçamento Postal (CEP), ou seja , mais um trabalho para vocĂȘ na hora de enviar uma correspondĂȘncia.
Existem federaçÔes e confederaçÔes que informam os endereços e telefones de suas entidades filiadas, porém omitem o endereço e-mail, o que facilitaria e agilizaria muito mais a comunicação. Teve uma, para qual telefonei solicitando os endereços e-mails de 128 associados, que me aconselhou a enviar tudo pelo correio convencional, porque ?esse troço de Internet não funciona?.
3. FALTA DE RESPOSTA A MENSAGENS VIA E-MAIL
Manda a regra da boa educação e da etiqueta que o mĂnimo que vocĂȘ deve fazer ao receber uma correspondĂȘncia Ă© responder rapidamente ao remetente acusando o recebimento. Bastam duas linhas, um reply ao remetente ?Recebemos sua mensagem, estamos analisando, se for de nosso interesse, faremos contato?. Pronto, basta.
Mas na prĂĄtica nĂŁo Ă© isso que vem acontecendo. Estatisticamente, de cada 100 e-mails que envio, pedindo informaçÔes, ou oferecendo serviços, recebo uma ou duas respostas. Em pleno Novo MilĂȘnio, na Era da Informação e da Comunicação, centenas e centenas de empresas e entidades vĂȘm agindo dessa forma. Quando as coisas nĂŁo vĂŁo bem, a culpa Ă© da crise, da globalização, do neo-liberalismo, da recessĂŁo, etc.
4. ENDEREĂO E-MAIL INCORRETO
TambĂ©m Ă© com freqĂŒĂȘncia que, depois de pesquisar os endereços e-mail e de enviar as correspondĂȘncias, as mesmas retornam com uma mensagem do provedor informando a incorreção do endereçamento. Note bem, nĂŁo estou me referindo a mensagens com arquivos ?atachados?, que muitas empresas e entidades rejeitam ou ?filtram? o recebimento, por receio de infecção por vĂrus. Falo de endereço e-mail incorreto mesmo, desatualizado, quando a empresa troca de provedor, ou registra um domĂnio e nĂŁo altera o endereço em sua pĂĄgina.
5. CARĂNCIA DE INFORMAĂĂES SOBRE DESTINATĂRIOS
Na grande maioria dos sites que pesquiso, quando hĂĄ, existe a informação de somente UM endereço e-mail, o endereço geral da empresa/entidade, ou seja, alguĂ©m lĂĄ irĂĄ distribuir as mensagens aos destinatĂĄrios conforme o assunto a ser tratado. Acredito que assim aconteça. Mas diante da total carĂȘncia de respostas Ă s correspondĂȘncias que tenho enviado, tenho dĂșvidas atĂ© de que a caixa postal eletrĂŽnica seja verificada ao menos uma vez por dia.
Assim, seria muito prĂĄtico se houvesse a informação das atribuiçÔes de cada departamento, bem como seu endereço e-mail especĂfico, de modo a que a mensagem chegue DIRETAMENTE ao responsĂĄvel pelo assunto, agilizando-se a condução das negociaçÔes, eliminando-se intermediĂĄrios, poupando-se tempo e despesas desnecessĂĄrias.
6. FALTA DE ACOMPANHAMENTO DO VOLUME DE VISITAĂĂO DO SITE
Existem sites de importantes empresas e de entidades de extrema representatividade em localidades de expressĂŁo que tĂȘm baixĂssimo Ăndice de visitação (verificado quando existe contador). SerĂĄ que essas empresas e entidades acompanham o fluxo de internautas que visitam suas homepages? SerĂĄ que jĂĄ de deram conta do baixo desempenho de seu site? Existe integração com outras mĂdias? Seus clientes e fornecedores sabem da existĂȘncia do site? A pĂĄgina vem sendo atualizada e aprimorada periodicamente?
Existem, ainda, inĂșmeros outros pontos que poderiam ser aqui abordados, como a prĂłpria construção da pĂĄgina na Internet (algumas sĂŁo de uma pobreza…), a informação de links interessantes e correlatos, horĂĄrios de contatos, linha de produtos e serviços, testemunhos de clientes e usuĂĄrios, polĂtica ecolĂłgica e social, oferta de oportunidades de emprego (cadastro de currĂculos de profissionais interessados em trabalhar na empresa), ofertas de negĂłcios ?B 2 B?, ?B 2 C? e ?B 2 G?. Quanto Ă s entidades representativas, estas poderiam oferecer como mais um serviço, links diretos das homepages de seus associados, ou divulgação de seus endereços e-mail. Poderia ser, inclusive, mais uma fonte de receita.
Em meio a queixas de dificuldades, de crise, de maiores exigĂȘncias e informação dos consumidores, de concorrĂȘncia acirrada, de mercado globalizado, pare um minuto e pense na quantidade de negĂłcios que sĂŁo desperdiçados diariamente. Pense no intercĂąmbio de informaçÔes que deixa de acontecer. Pense nas experiĂȘncias negociais e profissionais que sĂŁo abortadas pelos problemas aqui relatados.
O que é preciso que fique claro é que o site na Internet deve ser uma extensão da empresa. Nela, o cliente, prospect, interessado ou fornecedor quer e deve ser tratado da mesma maneira que seria se estivesse frente a frente. à preciso que fique claro, também, que ter uma pågina desatualizada na Internet ou com os problemas mencionados, presta mais um desserviço do que uma imagem positiva de modernidade.
Assim como as empresas e entidades, em seu ambiente fĂsico, precisam resgatar na sua lide diĂĄria a magia e o encanto do seu dia de inauguração, para, assim, poder impactar positivamente o contato com o cliente, fidelizando-o e merecendo dele recomendaçÔes e indicaçÔes, tambĂ©m no ambiente virtual os mesmos cuidados devem ser tomados. Cliente Ă© muito suscetĂvel a detalhes, principalmente aos negativos. Como hoje a concorrĂȘncia estĂĄ a apenas um clique do mouse, todo o cuidado Ă© pouco.
Desta forma, gente, vamos dar uma olhadinha em nosso Site. Consulte os sites de seus concorrentes. Compare. As associaçÔes e entidades representativas, verifiquem os sites de co-irmĂŁs, vejam o que pode ser melhorado. Consultem seus associados e filiados, colham sugestĂ”es de aperfeiçoamento. As empresas, ouçam seus clientes, pesquisem, informem-se. E procurem melhorar o desempenho de sua ?vitrine? na Internet. O mundo estĂĄ olhando essa ?vitrine?. NĂŁo perca esta oportunidade. NĂŁo ?economize palito?, como se diz na gĂria, faça um investimento Ă altura da imagem que vocĂȘ quer para sua organização, Ă altura de sua apresentação no mundo fĂsico.
E, por favor, não esqueça de verificar sua caixa postal eletrÎnica e de responder os e-mails recebidos.
Reviva em seu site o dia de inauguração de sua empresa ou entidade e encante seus clientes, prospects e fornecedores. NĂŁo basta estar na Internet, Ă© preciso ?internetear?, neologismo que acabo de criar. Ă preciso bem utilizar esta ferramenta maravilhosa para, realmente, alavancar negĂłcios e colaborar para o crescimento de nossa RegiĂŁo e de nosso PaĂs.
NĂŁo deixe seus clientes e o seu site gritarem ao mundo: EI, VOCĂ, LEMBRA-SE DE MIM?