Elogie seu cliente sem parecer puxa-saco

Elogiar no momento certo fortalece o relacionamento com o cliente

“Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”
Benjamin Franklin

“Não espere esperando, espere vivendo”
Enrique Agilda

O reconhecimento de um profissional de vendas perante seu cliente demonstra uma atitude positiva de valorização, respeito e profissionalismo. Elogiar no momento certo fortalece o relacionamento com o cliente. Perceba a diferença existente entre as duas características abaixo, procurando continuamente administrá-las para a correta aplicação em seu cotidiano:

 

  1. 1.    Puxa-saco – Adota essa postura aquele que adula seu cliente em demasia, forçando, por meio da falsidade, bajular em qualquer circunstância, sem perceber que está ultrapassando limites. Perceba que o ponto principal está no anseio de tirar proveito das situações, acreditando que, com esse comportamento, estará conquistando o cliente para fechar a venda.

 

  1. 2.    Reconhecimento – Busque ser autêntico, demonstrando, por meio de palavras e gestos, que você reconhece os pontos positivos do cliente. Surpreenda-o quando conquistar um prêmio ou comemorar uma data importante. Elogiar um comportamento positivo por meio do reconhecimento, de acordo com a teoria do reforço (agregar valor às pessoas), é o mesmo que estimular a sua repetição.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima