Elogiar no momento certo fortalece o relacionamento com o cliente
“Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”
Benjamin Franklin
“Não espere esperando, espere vivendo”
Enrique Agilda
O reconhecimento de um profissional de vendas perante seu cliente demonstra uma atitude positiva de valorização, respeito e profissionalismo. Elogiar no momento certo fortalece o relacionamento com o cliente. Perceba a diferença existente entre as duas características abaixo, procurando continuamente administrá-las para a correta aplicação em seu cotidiano:
- 1. Puxa-saco – Adota essa postura aquele que adula seu cliente em demasia, forçando, por meio da falsidade, bajular em qualquer circunstância, sem perceber que está ultrapassando limites. Perceba que o ponto principal está no anseio de tirar proveito das situações, acreditando que, com esse comportamento, estará conquistando o cliente para fechar a venda.
- 2. Reconhecimento – Busque ser autêntico, demonstrando, por meio de palavras e gestos, que você reconhece os pontos positivos do cliente. Surpreenda-o quando conquistar um prêmio ou comemorar uma data importante. Elogiar um comportamento positivo por meio do reconhecimento, de acordo com a teoria do reforço (agregar valor às pessoas), é o mesmo que estimular a sua repetição.