Em quem o cliente vai votar?

Certamente o que mais escutamos nesta época de eleições é a reclamação das pessoas, dizendo que não agüentam mais as promessas dos políticos que aparecem somente em época de campanha. Certamente o que mais escutamos nesta época de eleições é a reclamação das pessoas, dizendo que não agüentam mais as promessas dos políticos que aparecem somente em época de campanha, prometendo mundos e fundos e logo depois simplesmente desaparecem e somente voltam quando precisarem de voto, e novamente com aquele mar de promessas, mas será que o cliente não acaba vendo alguns vendedores como políticos em época de campanha?

Reparem que alguns vendedores incomodam um prospect, ou cliente, até conseguir fechar a venda, e para isso prometem até o que não têm. Uma vez cumprido seu objetivo, ele só vai procurar o cliente de novo quando precisar de seu ?voto? que é a aprovação do pedido. Notem que em uma campanha eleitoral nós temos um número muito maior de candidatos do que vagas, quantos vendedores do mesmo produto ou serviço atendem nosso cliente?

É claro que como existem bons políticos existem também bons vendedores, mas a grande maioria tem uma fama ruim, é visto como pessoa que faz inúmeras promessas e que só aparece quando precisa de alguma coisa. Precisamos, mais do que nunca, inverter esses valores. Hoje, o vendedor é que precisa do cliente, e ele tem diversos ?candidatos? batendo a sua porta diariamente em busca de seu ?voto?, e por serem inúmeras as pessoas que o visitam, devemos ser o mais objetivos possíveis, pois assim como o cliente não tem mais tempo a perder com histórias que não levam a nada, o vendedor por sua vez tem um número cada vez maior de clientes para atender. Portanto, o profissionalismo se torna cada vez mais necessário.

Se analisarmos os políticos ?profissionais?, os mais bem votados são aqueles que de uma forma ou de outra se fazem presentes sempre, não são lembrados somente em época de campanha, portanto devemos fazer com que o cliente lembre com freqüência do vendedor, um aniversário, uma data importante, um simples telefonema fora da época de pedido, apenas para ser lembrado.

Não podemos ser um vendedor que só aparece em época de campanha. Mesmo fazendo um bom trabalho, mesmo que o cliente já compre habitualmente, não esqueça que constantemente existem outros ?candidatos? fazendo campanha.

Não esqueça: a melhor proposta leva o voto, mas um bom trabalho garante a reeleição. Uma boa venda não consiste somente em tirar um pedido, mas continuar atendendo bem. Pense bem, se você estivesse no lugar do cliente, para quem iria o seu voto?

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima