Empreenda a próxima etapa da sua vida

Nos momentos de dúvida, lembre-se de que você é o presidente da sua vida. A maioria das pessoas está muito angustiada com relação ao seu futuro profissional. As estratégias de carreiras que foram vitoriosas na maior parte do século XX não oferecem mais garantia de sucesso. Estamos nos defrontando com o grande paradoxo da era do conhecimento. Nunca tivemos acesso a tanta informação e, ao mesmo, nunca tivemos tantas dúvidas sobre nossas carreiras e nosso futuro profissional.

O que fazer? Reinventar a própria carreira é a resposta. As sugestões a seguir têm um caráter mais provocativo que prescritivo.

Identifique seus desejos e habilidades ? Descubra o que você é, e não apenas o que os outros gostariam que você fosse. Desengavete seus sonhos. A capacidade de sonhar e de criar serão vantagens competitivas. Relacione-se de forma positiva com suas expectativas e construtiva com seus sonhos. Conviva rotineiramente com esses elementos. Perceba as oportunidades ao seu redor, elas podem estar na sua área ou na sua vizinhança. Podem estar nos clientes, nos fornecedores da empresa em que você trabalha ou na comunidade. O importante é parar de pensar em profissão e pensar em negócio. Parar de pensar em empregos e pensar em clientes.

Crie o seu ?produto? ? Transforme seus desejos, habilidades e competências em um produto de qualidade e a seu favor. Defina como esse produto é único. Escolha sua marca. Identifique seus clientes. Se você trabalha em uma empresa, pense que tem ?clientes internos? em vez de chefes. Deixe claro qual o valor que você agrega e como sua contribuição é mais eficaz que outras. Dance com suas idéias: seus planos são a letra e sua atuação a música. O ritmo é definido por você de acordo com seus clientes. Reconheça os sinais dos seus clientes e do seu mercado. Aprenda a antecipar respostas e soluções. Entenda que marketing é uma atitude, e não um departamento. Surpreenda!

Desenvolva o plano de negócio de sua carreira ? Defina qual é o seu negócio. Conheça seus clientes internos e externos. Aprimore seu produto para superar as expectativas desses clientes. Escreva a história dos seus sucessos, pontuando cada evento decisivo na sua escalada. Que tal incluir no seu plano o registro de uma patente sua? Inove sempre.

Amplie seus eixos de competências essenciais ? Não se conforme com o eixo de suas competências técnicas ou de habilidades interpessoais. Corra desses lugares-comuns. Diferencie-se cultivando seu eixo empreendedor. Adquira competências negociais. Ser ?gerente? estará cada vez mais em baixa. Livre-se dessa função e lute para ser um líder de pessoas e um empresário de talento e de oportunidades. Amplie suas competências e sinta-se cada vez mais confortável diante do seu negócio. Acredite, os conhecimentos e informações que não são utilizados ficam velhos. Crie empatia com seus clientes, torne suas as necessidades deles e extasie-os.

Seja multifuncional ? Fuja de uma carreira linear dentro da mesma empresa. Não desvalorize sua vida contribuindo para perpetuar burocracias que impeçam a sua evolução pessoal. Saia da mesmice. Vá para a linha de frente de empresas em que há interação com os clientes. Freqüente outras tribos, conheça outros segmentos. Escale-se e ataque com excelência em mais de uma posição no seu negócio. Se você já passou cinco anos na área de recursos humanos, tente migrar para o marketing e depois para finanças. Inovação, flexibilidade e agilidade serão generosamente recompensadas.

Trabalhe com paixão ? A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras: paixão. Apaixone-se pelas suas missões ou tarefas. Faça suas escolhas profissionais coincidirem com o que você gosta de fazer. Caso contrário mude, pois jamais terá sucesso no sentido mais profundo. Essa é a regra básica do manual de sobrevivência na selva da empregabilidade. Pergunte a quem você considera bem-sucedido a que atribui o sucesso que obteve. Nove entre dez responderão que amam o que fazem e que se permitem sentir prazer naquilo que fazem. Não esqueça de festejar cada vitória conquistada.

Invista em seu desenvolvimento contínuo ? O aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso. Uma das poucas competências duráveis que você poderá dispor no futuro será a sua capacidade de aprender de forma contínua e de aplicar no dia-a-dia os conhecimentos adquiridos. A sua potencialidade é maior do que a que você conhece. Reflita sobre seus atributos pessoais, faça um inventário dos seus pontos fortes e dos vulneráveis com humildade suficiente para recondicioná-los proativamente.

Concilie sua vida profissional com a vida pessoal e familiar ? O sucesso profissional não é o único critério de realização humana. O profissional verdadeiramente bem-sucedido também o é nas outras esferas da vida. Não descuide da convivência com seus familiares e do cultivo dos verdadeiros amigos, pois eles serão suas âncoras afetivas nos momentos críticos ou de solidão, inerentes ao poder. Não relegue o exercício da cidadania plena e atuante nas comunidades onde vive. Tenha em mente que a qualidade do seu negócio reflete sua qualidade de vida. O sucesso reside no equilíbrio!

Siga suas vozes internas ? Você sabe mais do que ninguém o que é melhor para si, por isso siga sua intuição. Seja transparente consigo e não despreze as vozes que vêm do seu coração nem menospreze os possíveis sinais de alerta. Cultue a felicidade como um processo e não como um fim. A travessia é tão importante quanto o ?porto de chegada?.

Não estão faltando oportunidades, o que está faltando é você assumir as rédeas. O leque de oportunidades é amplo. Você pode redesenhar sua carreira na empresa em que trabalha, mudar de carreira, mudar de empresa e até mesmo abrir seu próprio negócio. Em qualquer uma dessas possibilidades o importante será posicionar sua carreira como um negócio que possua clientes internos e externos e que precisa disponibilizar resultados para esses clientes. Mesmo que você decida continuar na folha de pagamento de uma empresa, pare de pensar como um assalariado e aja como dono de um negócio ? a sua carreira. Um negócio com clientes cujas expectativas precisam ser superadas.

Nos momentos de dúvida, lembre-se: ?Você é o presidente da sua vida!?.

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