Empreendedorismo, criatividade e fidelização

Empreendedorismo, criatividade e fidelização Grandes números 4,5 milhões é o número estimado de universitários no País. (Fonte: Jornal Gazeta do Povo) 52 bilhões de reais é a movimentação financeira desse grupo conhecido como consumo jovem. (Fundação Getulio Vargas) 9,3 bilhões de dólares foi a economia gerada pelas ações de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa em 2006. (Fonte: Relatório da Climate Group ? Revista Época Negócios, nº 2)

Frases ?As empresas verdadeiramente inovadoras buscam conquistar consumidores com idéias originais, em vez de perder tempo em lutas sangrentas com a concorrência? W. Chan Kim

?Penso que você só pode ser competitivo a longo prazo se tiver princípios e propósitos? Nikos Mourkogiannis

?A próxima geração já não fará distinção entre o mundo real e o ciberespaço. Não haverá velha e nova economia. Será tudo uma coisa só? Joi Ito

Carro com guia turístico

Empreendedorismo

Na cidade turística de São Francisco, nos EUA, a empresa GoCar Rentals criou carros que ?contam histórias? em seguros veículos amarelos de dois lugares. Os carros são conversíveis e, por isso, os tripulantes devem usar capacete.

Um computador a bordo com sistema GPS (global posiotining system) tem programado lugares turísticos inéditos, com uma gravação em cinco diferentes idiomas permite que você pare para fazer compras ou almoçar quando quiser e avisa, caso você esteja perdido. A praticidade e versatilidade do veículo permitem que os turistas cheguem a lugares que os ônibus não conseguiriam chegar. A empresa iniciou a expansão pelo sistema de franchising em outras cidades dos EUA como San Diego e Miami.
Visite o site: www.gocarsf.com
E-mail: [email protected]

Triturador de garrafas

Reciclagem

A empresa australiana BottleCycler ajuda a reciclar garrafas ?one way?. O triturador pode ser colocado dentro da área do bar. A garrafa é inserida por uma abertura no topo do equipamento e, silenciosamente, o vidro é triturado em pequenos pedaços recicláveis. O vidro é armazenado em recipientes de 60 litros e retirado pela empresa BottleCycler para que o material se transforme em novas garrafas. Além de ecológico, a reciclagem das garrafas mantém a limpeza de bares e restaurantes.
Visite o site: www.bottlecycler.com

Fonógrafo ativado por MSM

Criatividade

Em diversos bares e restaurantes de Israel, França e Austrália, os clientes podem escolher a música que querem ouvir, enviando uma mensagem de texto de seus aparelhos celulares. Os fonógrafos com a tecnologia SMS permitem que o cliente selecione através de um menu as músicas disponíveis. As empresas Rippamedia e YCD que disponibilizam esses equipamentos, só precisam pensar em vender patrocínios para que o cliente possa ficar isento de pagar a taxa do envio do MSM por celulares e BlackBerries.

Cópias grátis

Marketing e propaganda

Uma inovadora companhia japonesa está oferecendo aos estudantes universitários fotocópias gratuitas. Isso é possível imprimindo anúncios publicitários no verso das cópias. Por 400 mil yens, os patrocinadores podem ter suas mensagens impressas em 10 mil folhas de papel. A empresa Tadacopy instalou algumas máquinas em alguns campus universitários e é um grande hit entre os estudantes. A empresa foi fundada por empreendedores estudantes da Universidade de Keio, onde instalaram a primeira máquina, há um ano. Idéia empreendedora que pode ser aplicada em outros países como o Brasil.
Visite o site: www.tadacopy.com

Jogo da Visa

Fidelização

Vocês conhecem o brinquedo infantil ?Jogo da Vida?? A empresa de cartões de crédito Visa, em parceria com a Hasbro, lançou uma nova versão desse clássico, em que o dinheiro de papel foi substituído por cartões e máquinas que mostram os dados financeiros dos jogadores. A intenção da marca é dar ainda mais consistência à assinatura ?Life Takes Visa?, mostrando as experiências vividas como mais significativas do que uma fortuna. Além disso, consegue gerar uma relação afetiva com a marca desde a infância.

Chá em árvores

Mídia

Árvores e plantas já viraram mídia faz tempo. Aqui vai mais um exemplo, dessa vez para o chá verde da Lipton. Arbustos moldados na forma de xícara com um ?saquinho? de chá dentro, por todo parque e, em torno de uma importante avenida, é muito criativo e marcante.

Menos é mais

Quem já programou um vídeo, teve de escolher entre 80 sabores de sorvete ou se estressou com a burocracia de uma repartição sabe do que estou falando. Por que as coisas não podem ser mais simples? A simplicidade no design de produtos, processos e expressões de uma marca é sempre vista como um atributo por seus consumidores. Acesse o Google e compare sua interface com o Yahoo!. Apesar de fazerem a mesma coisa, o primeiro é visualmente simples, carrega rapidamente e tem tudo à mão. Traduza essa filosofia para outras idéias e você verá que o simples é completo. Mas cuidado, pois simplicidade pode ser confundida com pouca qualidade. Nesse caso, um design apropriado pode garantir que o simples seja sofisticado e não pareça ?simplesmente? displicência (por exemplo: o iPod da Apple). E lembre que sempre há segmentos que preferem uma solução mais ?barroca?. Como regra geral, busque a simplicidade. De complicada, basta a vida.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br.
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3339-8639

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima