Empreendedorismo, criatividade e fidelização

Empreendedorismo, criatividade e fidelização Grandes números 4,5 milhões é o número estimado de universitários no País. (Fonte: Jornal Gazeta do Povo) 52 bilhões de reais é a movimentação financeira desse grupo conhecido como consumo jovem. (Fundação Getulio Vargas) 9,3 bilhões de dólares foi a economia gerada pelas ações de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa em 2006. (Fonte: Relatório da Climate Group ? Revista Época Negócios, nº 2)

Frases ?As empresas verdadeiramente inovadoras buscam conquistar consumidores com idéias originais, em vez de perder tempo em lutas sangrentas com a concorrência? W. Chan Kim

?Penso que você só pode ser competitivo a longo prazo se tiver princípios e propósitos? Nikos Mourkogiannis

?A próxima geração já não fará distinção entre o mundo real e o ciberespaço. Não haverá velha e nova economia. Será tudo uma coisa só? Joi Ito

Carro com guia turístico

Empreendedorismo

Na cidade turística de São Francisco, nos EUA, a empresa GoCar Rentals criou carros que ?contam histórias? em seguros veículos amarelos de dois lugares. Os carros são conversíveis e, por isso, os tripulantes devem usar capacete.

Um computador a bordo com sistema GPS (global posiotining system) tem programado lugares turísticos inéditos, com uma gravação em cinco diferentes idiomas permite que você pare para fazer compras ou almoçar quando quiser e avisa, caso você esteja perdido. A praticidade e versatilidade do veículo permitem que os turistas cheguem a lugares que os ônibus não conseguiriam chegar. A empresa iniciou a expansão pelo sistema de franchising em outras cidades dos EUA como San Diego e Miami.
Visite o site: www.gocarsf.com
E-mail: [email protected]

Triturador de garrafas

Reciclagem

A empresa australiana BottleCycler ajuda a reciclar garrafas ?one way?. O triturador pode ser colocado dentro da área do bar. A garrafa é inserida por uma abertura no topo do equipamento e, silenciosamente, o vidro é triturado em pequenos pedaços recicláveis. O vidro é armazenado em recipientes de 60 litros e retirado pela empresa BottleCycler para que o material se transforme em novas garrafas. Além de ecológico, a reciclagem das garrafas mantém a limpeza de bares e restaurantes.
Visite o site: www.bottlecycler.com

Fonógrafo ativado por MSM

Criatividade

Em diversos bares e restaurantes de Israel, França e Austrália, os clientes podem escolher a música que querem ouvir, enviando uma mensagem de texto de seus aparelhos celulares. Os fonógrafos com a tecnologia SMS permitem que o cliente selecione através de um menu as músicas disponíveis. As empresas Rippamedia e YCD que disponibilizam esses equipamentos, só precisam pensar em vender patrocínios para que o cliente possa ficar isento de pagar a taxa do envio do MSM por celulares e BlackBerries.

Cópias grátis

Marketing e propaganda

Uma inovadora companhia japonesa está oferecendo aos estudantes universitários fotocópias gratuitas. Isso é possível imprimindo anúncios publicitários no verso das cópias. Por 400 mil yens, os patrocinadores podem ter suas mensagens impressas em 10 mil folhas de papel. A empresa Tadacopy instalou algumas máquinas em alguns campus universitários e é um grande hit entre os estudantes. A empresa foi fundada por empreendedores estudantes da Universidade de Keio, onde instalaram a primeira máquina, há um ano. Idéia empreendedora que pode ser aplicada em outros países como o Brasil.
Visite o site: www.tadacopy.com

Jogo da Visa

Fidelização

Vocês conhecem o brinquedo infantil ?Jogo da Vida?? A empresa de cartões de crédito Visa, em parceria com a Hasbro, lançou uma nova versão desse clássico, em que o dinheiro de papel foi substituído por cartões e máquinas que mostram os dados financeiros dos jogadores. A intenção da marca é dar ainda mais consistência à assinatura ?Life Takes Visa?, mostrando as experiências vividas como mais significativas do que uma fortuna. Além disso, consegue gerar uma relação afetiva com a marca desde a infância.

Chá em árvores

Mídia

Árvores e plantas já viraram mídia faz tempo. Aqui vai mais um exemplo, dessa vez para o chá verde da Lipton. Arbustos moldados na forma de xícara com um ?saquinho? de chá dentro, por todo parque e, em torno de uma importante avenida, é muito criativo e marcante.

Menos é mais

Quem já programou um vídeo, teve de escolher entre 80 sabores de sorvete ou se estressou com a burocracia de uma repartição sabe do que estou falando. Por que as coisas não podem ser mais simples? A simplicidade no design de produtos, processos e expressões de uma marca é sempre vista como um atributo por seus consumidores. Acesse o Google e compare sua interface com o Yahoo!. Apesar de fazerem a mesma coisa, o primeiro é visualmente simples, carrega rapidamente e tem tudo à mão. Traduza essa filosofia para outras idéias e você verá que o simples é completo. Mas cuidado, pois simplicidade pode ser confundida com pouca qualidade. Nesse caso, um design apropriado pode garantir que o simples seja sofisticado e não pareça ?simplesmente? displicência (por exemplo: o iPod da Apple). E lembre que sempre há segmentos que preferem uma solução mais ?barroca?. Como regra geral, busque a simplicidade. De complicada, basta a vida.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br.
E-mail: [email protected].
Tel.: (41) 3339-8639

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima