Empreendedorismo feminino

Neste artigo, Luiz Fernando Garcia fala sobre as características das mulheres empreendedoras. Confira!

Qual é o perfil da mulher empreendedora? Nem melhor nem pior que os homens, apenas diferente.

Características do universo feminino, de forma preconceituosa, são consideradas fraquezas. Impulso para acomodar situações, sensibilidade em relação à necessidade dos outros, preocupações comunitárias, etc. se transformaram em vantagens no mundo corporativo atual.

Se os homens foram os heróis da era industrial, as mulheres têm um grande papel a desempenhar na era dos serviços, que precisa de habilidades de relacionamento com clientes e comunidades ? característica feminina por excelência.

As mulheres têm mais facilidade para compor equipes, persistência, cuidado com detalhes e valorizam a cooperação. Apesar de incluírem certa dose de sentimentalismo a suas decisões, desenvolvem mais facilmente atividades intelectuais ? o que se opõe ao homem, que é mais ágil e prático.

Ao buscarem auto-realização e independência financeira através de suas empresas, as mulheres se sentem desafiadas e instigadas. Dessa forma, ao contrário da famosa expressão ?dupla jornada?, que qualifica a mulher no mercado de trabalho, o duplo desafio é enfrentado positivamente.

Mulheres empreendedoras não gerenciam menos ou pior que os homens. Trata-se somente de outra perspectiva de gestão. Pragmatismo ou não, o feeling feminino realmente funciona.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima