Empreendedorismo retrô

O empreendedor que busca idéias inovadoras e atuais para um negócio de futuro pode ser surpreendido por algo novo e instigante encontrado em um antigo baú. Empreendedorismo e inovação sempre caminharam juntos. A criatividade se encarrega de apontar os novos caminhos. Para muitos negócios, esses caminhos surgem de viagens pelo passado. O empreendedorismo retrô consiste em voltar ao passado recente e aprender com os negócios antigos para tentar reproduzi-los de forma criativa e inovadora. Muitas empresas de sucesso vem, há muito tempo, garantindo bons resultados nas vendas porque aprenderam a viajar na máquina do tempo para prospectar e reproduzir, com melhorias técnicas, produtos e serviços do passado.

Muitos estilistas da moda fazem fama e fortuna revisitando criativamente a moda e os estilos de até cem anos atrás. As globalizadas calças jeans foram trazidas da época da corrida do ouro na Califórnia. Estilistas de sapatos, bolsas, vestidos e calças abastecem sua inspiração nas viagens de idas e vindas que fazem para reinventar estilos de 30, 40 ou 50 anos atrás. Seguindo essa trilha de empreendedorismo retrô, os tradicionais pães de queijo das fazendas do interior de Minas Gerais, hoje, chegam às prateleiras dos supermercados do mundo todo. Eles foram resgatados e transformados em sucesso mundial, graças a um produto inovador que permite congelar o amido de mandioca sem perder a qualidade do pão de queijo.

A Rede Globo foi buscar nos antigos filmes de faroeste a inspiração para produzir uma novela de bangue-bangue, em que são utilizados modernos recursos técnicos de filmagem e edição. Peter Roth, da Warner Bros Television, disse: ?Todo programa de sucesso já existiu no passado. O que fazemos é reembalá-lo e atualizá-lo para criar um sucesso moderno?. Muitos cantores estão sustentando suas carreiras graças a regravações inovadoras e criativas de antigos sucessos. Os melhores fotógrafos da atualidade usam filmes de última geração para fotografar em preto-e-branco. O Brasil assistiu, na última década, o ressurgimento modernizado das antigas farmácias de manipulação. Com elas também ressurgiu o chamado “serviço de atenção farmacêutica”. Ele tenta resgatar aquele contato do antigo farmacêutico amigo que conversava e conhecia pessoalmente todos os clientes.

O empreendedor de hoje tem muito a aprender com o passado. Antigamente, os serviços de atendimento do comércio eram personalizados e quase perfeitos. Os antigos comerciantes se esforçavam para conhecer pessoalmente as famílias. Eles sempre procuravam saber as preferências e necessidades dos clientes. Mais do que vendedores, eles eram pessoas que orientavam e aconselhavam as compras de seus clientes como verdadeiros amigos. Atualmente, os bancos e cartões de crédito, por exemplo, trabalham incessantemente para tentar oferecer serviços personalizados. Procuram abastecer e atualizar enormes bancos de dados, para poder chamar o cliente pelo nome, enviar cartões de aniversário e conhecer seus hábitos de consumo. Só pecam quando apelam para aqueles chatos e previsíveis contatos de telemarketing. Essa técnica de aborrecer clientes, certamente, eles não foram buscar no passado.

O empreendedor que busca idéias inovadoras e atuais para um negócio de futuro pode ser surpreendido por algo novo e instigante encontrado onde ele menos espera: em um antigo baú. Basta exercitar a criatividade para usar algo antigo com a adição de um tempero novo. É só aproveitar conceitos antigos e contemporizá-los, usando os recursos tecnológicos atualmente disponíveis. É possível olhar pelo retrovisor para visualizar, planejar e implementar os produtos e serviços do futuro. Sempre será possível ganhar muito dinheiro praticando o empreendedorismo retrô.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima