Encante seus clientes

Na mesma rua tem cinco farmácias, duas lojas de roupa, três bancos e quatro lanchonetes. Em qual das farmácias você compraria o que precisa, sendo que em todas o preço é o mesmo? Em qual lanchonete você entraria para tomar um cafezinho, sabendo que em todas o sabor é o mesmo? Em que banco abriria a sua conta? Você já deve ter passado por essa situação e teve de optar entre a loja A ou B. Por que escolheu essa e não aquela? O que tinha de diferente, se os produtos, os preços e até o sabor do cafezinho eram iguais?

“Encantamento não é brinde, não é promoção. Encantamento faz-se principalmente com a atitude do pessoal que tem contato com o cliente”. A frase dita pelo consultor, autor e conferencista Sérgio Almeida, define o que é encantar um cliente. A seguir, você vai ler e entender os motivos pelos quais o cliente pode ou não comprar o que você vende.

SERÁ QUE ELE VAI VOLTAR?
Essa pergunta é mais que tradicional. Será que depois de uma compra, ou simplesmente de uma visita, esse cliente vai voltar? O que fazer para que isso aconteça? Na opinião de Sérgio Almeida, o cliente tem de ter a percepção de que mais que um fornecedor, ele conta com um consultor, alguém que está interessado em ajudá-lo na realização de seus sonhos ou necessidades, e não apenas no dinheiro dele. Segundo Almeida, o cliente não compra somente produto ou serviço, ele compra valor agregado, e voltará a fazer negócio com quem tiver a capacidade de fornecer e maximizar esse valor. “Para isso, o atendimento prestado ao cliente tem de ser fantástico, verdadeiramente ímpar. E é importante frisar que não se agrega valor apenas no momento do atendimento, da venda, mas principalmente no pós-venda, no relacionamento”, afirma.

POR QUE ENCANTAR?
André Mendes, gerente de grupo da Johnson””””s Baby, tem a resposta na ponta da língua: “Porque clientes encantados são fiéis”. Na Johnson & Johnson a preocupação com o cliente está expressa no credo da empresa. “Atender bem e com qualidade sempre esteve entre nossos valores. Em um ambiente altamente competitivo, o relacionamento desenvolvido entre a empresa e seu cliente é fundamental”.
A gerente de marketing promocional da Rede Magazine Luiza, Mariza Teófilo Segismundo, conta que a empresa procurava maneiras de se destacar no concorrido mercado de varejo, no qual preço, produto e planos de pagamento facilitados são oferecidos por todos. Quando notaram que o diferencial poderia estar no encantamento do cliente, ficou determinado que aquele seria o foco. ?Queremos ser a primeira empresa lembrada pelos clientes, devido às experiências memoráveis e encantadoras nos relacionamentos de varejo?, afirma.
Segundo o consultor Carlos Hilsdorf, encantando o cliente você está motivando novos negócios, ampliando a percepção de valor que o cliente confere à sua marca e aumentando as possibilidades de fidelização, dificultando ainda a ação estratégica da concorrência. Para Hilsdorf, nas estratégias de encantamento existem algumas ações de baixo custo, principalmente ligadas a mudanças de procedimentos e atitudes, e outras que envolvem um determinado custo, mas evidentemenrte que será compensado com a fidelidade dele e, conseqüentemente, com o aumento nas vendas. Encantar não envolve, necessariamente, gastar, mas se tiver de investir algum dinheiro, não pense duas vezes. ?O maior custo na verdade é perder o cliente para a concorrência. Sabemos que manter clientes custa muito menos que conquistar novos clientes?.

COMO DEIXAR SEU CLIENTE ENCANTADO?
Existem muitas maneiras para fazer isso, basta deixar a criatividade voar e agir. Segundo Hilsdorf, as estratégias de encantamento mudam de negócio a negócio. Às vezes estão relacionadas à substância (que representa o que ele quer), ou então às relações (como ele quer). “Devemos sempre partir de uma análise das expectativas e da psicologia do comportamento do cliente, levando sempre em conta os antecedentes de seus negócios conosco e com a concorrência”, completa.
Porém, para a Clínica Delfin, especializada em diversos tipos de exames de saúde, o encantamento deve ser uma conseqüência natural da qualidade no atendimento e na prestação dos serviços. ?Evoluímos na medida em que buscamos satisfazer todas as expectativas dos nossos clientes?, diz Bruno Vilas Boas, supervisor de atendimento. Isso é conseguido através de um atendimento de excelência e satisfação do cliente.
Na opinião de Sérgio Almeida, para encantar o cliente você precisa fazer o que ninguém faz, ou fazer de um modo que ainda não é feito. Você deve exceder e superar. Como? Sendo proativo, aproveitando toda a oportunidade proporcionada para prestar um atendimento diferenciado. No livro Ah! Eu Não Acredito! (Casa da Qualidade), Sérgio Almeida descreve seis aspectos de um profissional proativo:

  1. Atenção ? para observar os detalhes.
  2. Sensibilidade ? para “sentir” o cliente.
  3. Compromisso ? com o bem-estar do cliente.
  4. Ousadia ? para romper os limites em prol do cliente.
  5. Bom senso ? para discernir qual o limite.
  6. Iniciativa ? para agir instantaneamente.

SUA EQUIPE ESTÁ PREPARADA
Não basta apenas uma pessoa encantar, a equipe inteira tem de estar treinada para isso. No livro Faça a Diferença, Gustavo Boog conta que o comandante Rolim dizia que sua empresa havia crescido e que ele não podia mais cuidar pessoalmente do bem-estar (encantamento) de cada um dos seus clientes individualmente. Por isso, a sua obrigação era cuidar bem (criar encantamento) de quem fazia isso por ele, ou seja, seus colaboradores. Em 1997 o comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, criou os ?Sete Mandamentos TAM?, que se tratava de algumas normas de conduta que considerava primordiais tanto para ele quanto para seus colaboradores.
Segundo o professor Dr. Luiz Afonso Caprilhone Erbano, coordenador da especialização em Marketing da PUC-PR e especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inteligência Empresarial, o processo começa na seleção dos profissionais com perfil adequado e orientado ao cliente. “Competência se obtém por treinamento e comprometimento só quando o colaborador entende e se incorpora à cultura da empresa”. O consultor Sérgio Almeida segue a mesma linha de pensamento e afirma que, em primeiro lugar, antes do treinamento, é preciso um forte trabalho para conscientizar todos sobre a importância do cliente para o sucesso da empresa. “É preciso despertar todos os níveis da empresa. O binômio de sucesso é: Deus no céu, cliente na terra”.
No Magazine Luiza, para que o consumidor saia satisfeito e volte, o primeiro passo é preparar a equipe para prestar o melhor atendimento. ?Procuramos despertar para a importância do cliente e, principalmente, do cliente encantado?, completa Mariza.

ESPÍRITO DE SERVIR
Fazer com que o cliente sinta-se importante, prestigiado e oferecer-lhe o melhor atendimento. Com essa visão, a TAM surpreendeu vários passageiros, que ao chegarem ao aeroporto, eram recebidos com tapete vermelho. Quem não quer sentir-se uma celebridade? ?The Magic Red Carpet? virou a marca registrada do comandante e da companhia. Além disso, sempre que possível o comandante Rolim comparecia no check-in do aeroporto de Congonhas para atender pessoalmente os passageiros da TAM. Em 91, com o crescimento rápido da TAM, Rolim teve a iniciativa de criar um serviço exclusivo de atendimento aos passageiros. Com uma equipe própria e treinada, disponibilizou o ?Fale com o Presidente?, uma ponte entre empresa e cliente para o esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
Segundo Roberto Hobeika, diretor de gestão de pessoas da TAM, o conceito do ?espírito de servir? foi criado pelo comandante Rolim. ?Com as suas ações inovadoras o comandante marcou a evolução da TAM e da própria aviação comercial brasileira?, afirma Hobeika. Essas atitudes fizeram da TAM uma das empresas mais lembradas pelos clientes, tratando-se de viagens aéreas.

Os 7 mandamentos da TAM

  1. Nada substitui o lucro
  2. Em busca do ótimo não se faz o bom
  3. Mais importante que o cliente é a segurança
  4. A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder
  5. Pense muito antes de agir
  6. A humildade é fundamental
  7. Quem não tem inteligência para criar tem de ter coragem para copiar

    PROJETO ENCANTAR

    Os gestos mais simples e inesperados são aqueles que vão ficar na memória do cliente. E para isso não é preciso gastar dinheiro, e sim, ter atitude. Com essa concepção, o consultor Sérgio Almeida desenvolveu o Projeto Encantar, que tem como principal objetivo conscientizar as empresas da necessidade de implantar e desenvolver uma cultura empresarial com o foco no cliente. Abaixo você vai ler alguns depoimentos de pessoas que participaram do projeto. Faça como eles. Encante sempre!

    “Estava no meu setor quando observei um cliente que aguardava o preparo da pizza, para viagem, que havia pedido. Eu me desloquei até ele, cumprimentei e ofereci um cafezinho. Como disse que não tomava café, prontamente ofereci um chá e ele aceitou. Entreguei-lhe um cardápio para que levasse para casa e, sempre que optasse em fazer o pedido em domicílio, o consultasse. Acompanhei-o até a porta e disse: ?Obrigada e volte sempre?. Encantado com a minha atitude, ele passou a ser cliente assíduo”. Enock Lobo ? Cheiro da Pizza

    “A cliente comprou uma roupa e deixou na loja para fazermos os devidos ajustes. Pediu para que deixássemos pronta para determinado horário, pois iria viajar e gostaria de levá-la. Após uma hora do horário combinado ela ligou chateada, dizendo que não daria tempo de pegar a roupa antes da viagem. Lembrei-me do momento da compra, em que ela falava o quanto havia gostado daquela roupa e que não poderia deixar de comemorar seu aniversário usando o tão desejado traje. Como não havia tempo para pensar muito, minha gerente e eu pegamos um táxi e levamos a roupa até ela. Quando nos viu com a sacola da loja, nos abraçou e disse: ?Elas trouxeram a roupa, não acredito!?. Ela ficou muito feliz e partiu. Foi ótimo. Ana ? vendedora da Elementais Aracaju

    “Um cliente estacionou o carro no calçadão e ao retornar percebeu que o pneu estava vazio e que não tinha macaco para trocar. Percebendo sua preocupação, um dos nossos seguranças, o Marcos, se ofereceu para ajudá-lo. Concluído o trabalho, o cliente ficou muito agradecido pela boa vontade e atitude do prestador de serviços”. Marcus ? Loja Rio Vermelho

    Algumas dicas para você encantar e fidelizar seus clientes

    • Sua equipe tem de estar preparada. Não adianta apenas uma pessoa prestar atendimento de qualidade e encantar. Todos devem caminhar no mesmo rumo.
    • Use a criatividade. Lembre-se de que para encantar basta ter atitude.
    • Supere-se e surpreenda seu cliente. Faça por ele o que ninguém fez.
    • Não adianta encantar no momento da venda e depois esquecer. O pós-venda é muito importante.
    • Desenvolva ações que façam com que seu cliente lembre sempre da sua empresa, dos seus produtos e de você.

    “Transforme os clientes eventuais em clientes preferenciais” Luiz Afonso C. Erbano Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inteligência Empresarial

    Para saber mais:

    Livro: Cliente, Eu Não Vivo sem Você
    Autor: Sérgio Almeida
    Editora: Casa da Qualidade

    Livro: Faça a Diferença
    Autor: Gustavo G. Boog
    Editora: Infinito

    Para comprar: www.livrariascuritiba.com.br

    Visite os sites:

    www.sergioalmeida.com.br
    www.carloshilsdorf.com.br
    www.tam.com.br
    www.clinicadelfin.com.br
    www.johnsonsbaby.com.br

    (Colaboraram nessa matéria Brasílio A. Neto, Germano Assad, Karen Jardzwski e Vilma)

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